Índice
Ano novo, vida nova! Para dar aquele empurrão na sorte, pessoas de todo o mundo fazem rituais de acordo com suas tradições. Conheça algumas das práticas mais usadas para atrair prosperidade durante o Réveillon em diferentes culturas ao redor do mundo.
Vejamos a seguir quais são as tradições que trazem prosperidade e sorte para povos de todo o mundo.
Na Espanha, costuma-se comer 12 uvas à meia-noite (uma para cada toque do carrilhão) para ter muitas sorte nos meses vindouros.
No país da comilança, a principal tradição é comer lentilhas na virada, o que garante dinheiro no ano novo. Há também a tradição de usar calcinha vermelha (só vermelha, outras cores não) e também de trocar beijos debaixo de uma planta chamada vischio.
Nas Filipinas, a tradição é dispor de quanto mais coisas redondas possíveis para garantir dinheiro e riqueza durante todo o ano. Assim, dá-se preferência aos alimentos redondos, mas também às roupas que lembrem esta forma. Os filipinos também costumam acender as luzes para afastarem os maus espíritos e a abrirem todas as portas e janelas para se fecharem depois da meia-noite.
No Equador, celebra-se o ano vindouro com a queima de um espantalho cheio de papel à meia-noite. O ritual também pode ser feito utilizando algumas fotos do ano que passou, naturalmente para assegurar que o novo ano traga boa sorte.
Em toda a América do Sul a tradição é usar calcinha ou cueca da cor do que se deseja atrair para o ano que está chegando. A roupa íntima vermelha ou rosa vai trazer o amor e a paixão, a riqueza do ouro vem com o amarelo, o branco representa a paz e assim por diante. Na Argentina, à meia-noite costuma-se dar um passo adiante com a perna direita, ou esquerda, se canhoto, para que o ano comece no caminho certo!
Na Colômbia, quem pretende um ano novo cheio de viagens e novas descobertas, leva consigo uma mala vazia para um passeio (há quem a carregue durante o dia todo).
No Japão na noite do réveillon, os sinos tocam 108 vezes de acordo com a crença budista de que as badaladas favorecem a “purificação”. Esta tradição também é tida para trazer boa sorte e muita alegria no ano novo.
Na Suíça comemora-se o ano novo de uma forma muito original: fazendo cair um sorvete no chão!
Na Escócia, assim que o relógio marca a meia-noite, a tradição é atravessar a porta de casa de um amigo ou de um vizinho, levando consigo os seguintes presentes: moedas, pão, sal, carvão e uísque que simbolizam a riqueza, o alimento, o sabor, o calor e o bom humor, em suma, tudo o que não deve faltar para que se tenha um excelente ano novo!
Os russos escrevem em um papel o que desejam para o ano novo, em seguida o queimam e o jogam em uma taça de champanhe para bebê-la à meia-noite.
À meia-noite na Turquia, há quem jogue da varanda ou da janela, grãos de romãs que, segundo a tradição, traz um novo ano de muita sorte.
Em algumas áreas de Porto Rico a tradição é jogar baldes de água janela abaixo para afastar os maus espíritos.
Na Guatemala, para se certificarem de ter boa fortuna, as pessoas saem à meia-noite com 12 moedas de um centavo para serem lançadas pelas costas enquanto caminham.
No Chile, uma limpeza completa da casa, faxina, garante a eliminação das energias negativas e a abertura para as novas e boas energias que o ano novo deve trazer. Também existe a tradição de passar a noite dormindo no cemitério na companhia dos entes mortos queridos.
Não faltam simpatias para o nosso povo supersticioso, uma das mais famosas é pular sete ondas, uma para cada dia da semana, para trazer sorte durante todo o ano. Há quem jogue flores, velas, espelhos e muitos outros objetos poluidores à Yemanjá. É hora de parar com isso, afinal, temos tantas outras simpatias.
Na Bolívia preparam-se doces e sobremesas com algumas moedas dentro. Quem as encontrar em sua fatia, terá boa sorte no novo ano.
Para receber o ano novo na Tailândia atiram-se baldes de água uns aos outros, mas há quem saia em giro espalhando talco cinza nas pessoas.
Na Dinamarca pratos permanecem não utilizados até a tarde de 31 de dezembro, quando é habitual quebrá-los contra as portas de familiares e amigos. Outra maneira de comemorar é subir nas cadeiras e depois descer delas saltando uma vez que o ano noivo entrar.
Na Sibéria, país gelado, o povo não teme o frio. Para comemorar o ano novo, as pessoas se jogam em águas contidas no interior de tratores que transportam troncos de árvores.
Na Finlândia, para saber como será o ano novo coloca-se estanho fundido em um balde de água. Mas tem que saber interpretar a forma que assume, o que não é fácil.
No réveillon da Estônia as pessoas comem 7 vezes a fim de garantir a abundância no ano novo.
Como se vê, cada povo tem a sua superstição. E a tua, qual é? Fé e bons propósitos para um feliz ano novo.
Sobre o Réveillon, talvez te interesse ler também:
30 Simpatias e Rituais para Começar o Ano com Boas Energias
Brincadeiras para Animar a Véspera de Ano Novo
Comidas que dão boa sorte para o Ano Novo
Categorias: Sociedade
ASSINE NOSSA NEWSLETTER