Psiquiatra, psicoterapeuta e escritor de mais de 30 livros sobre relações humanas, sexo, drogas, educação, sociedade, filosofia…Flávio Gikovate, faleceu ontem em São Paulo. Uma grande perda para os fãs que o seguiam em seu programa “No divã do Gikovate”, na rádio CBN, mas muitos o conhecem de suas colaborações para a Folha de São Paulo já nos anos 1980.
Formado médico psiquiatra pela USP, Gikovate entendia muito bem o ser humano e suas relações afetivas, suas aflições, sua natureza complexa. E isso denota o sucesso de seus textos e de toda a sua carreira.
Querido, amado, nos deixa muitas de suas lições, ensinamentos e dicas para viver melhor, para nos relacionarmos melhor conosco e com os outros.
Deixamos algumas de suas frases abaixo e aqui, o link para seu Canal no Youtube para que você possa assistir algumas de suas “aulas”.
“É impossível ser feliz sozinho”
“Não se compare aos outros, compare-se a si mesmo. Estou crescendo, estou melhor?”
“Ser honestos e sinceros não nos dá o direito de dizer tudo que pensamos.”
“Conseguir parar de fumar é algo parecido com uma vitória olímpica. É uma conquista que honra o vencedor, resgata sua auto-estima, a força e a confiança na razão.”
“Liberdade não é agir dessa ou daquela forma. Liberdade é o equilíbrio entre o pensamento e a conduta.”
Esta é a sua página no Facebook onde você poderá ver outras de suas frases e ensinamentos:
“A humildade corresponde a um estado de alma em que predomina o respeito pelas outras pessoas: pelo modo como vivem, pensam e se comportam.”
“Não é raro que os mais intolerantes se considerem (e alguns sejam) mais inteligentes e cultos que seus colegas. O sucesso não passa por aí!”
“A ingenuidade na avaliação das pessoas não é virtude: contribui para que os mais espertos e realistas ocupem espaços que nem sempre merecem.”
MANOEL DE BARROS: O POETA QUE RESSIGNIFICA AS COISAS PEQUENAS
APRENDA A FAZER NADA SEM SE SENTIR CULPADO
“ANTIDEPRESSIVOS” NATURAIS: 10 ATITUDES QUE VÃO FAZER A SUA VIDA MAIS FELIZ
ASSINE NOSSA NEWSLETTER