O governo federal sancionou sem vetos o PL 14/2015 – Marco regulatório da primeira infância. O principal avanço na legislação é que agora os pais poderão ter licença-paternidade de até 20 dias.
No entanto, para ter o benefício, os pais deverão estar empregados em empresas que participem no Programa Empresa Cidadã.
* Além de poder aquela força à mamãe, aos bebês, a licença-partenidade mais comprida é de suma importância. O contato e o envolvimento do bebê recém-nascido com seu pai lhe dará benefícios para além do período de licença.
* Vida de bebê recém-nascido tampouco deve ser fácil. Sair da barriga quente e confortável da mãe para enfrentar o mundão, as cólicas, as trocas de fraldas, o frio, o calor, não é o máximo da alegria. Nada que um bom colo de pai, alternado com o de mãe, não possa dar aquela aliviada na pressão 🙂
* Sabe-se da importância da presença e do afeto do pai no desenvolvimento da psique da criança. Os pais que são responsáveis e realmente presentes, ajudam seus filhos a crescerem seguros e isso traz benefícios na aprendizagem, no desempenho escolar, na sociabilidade da criança e tantos outros.
* Menos estresse e um ambiente mais tranquilo que favoreça a amamentação, também são benefícios que uma licença-paternidade maior pode provocar. A chegada de um bebê em casa muda toda a rotina da família. A mãe, para poder amamentar, precisa também de repouso e boa alimentação. Conseguir toda essa força sozinha não é fácil. Nada melhor que o próprio pai da criança ao lado, para conseguir desempenhar todas as novas tarefas.
* Um momento único que deve ser aproveitado ao máximo. Todo mundo fala mas ninguém entende: criança cresce rápido. Atenção papais: nem pensem em tirar a licença-paternidade para ficarem no bar com os amigos. Aproveite esse momento único que passa rápido demais 🙂
Talvez te interesse ler também:
O FUTURO PAI É TÃO IMPORTANTE QUANTO A MÃE PARA A SAÚDE DO FETO
DADS: A BELÍSSIMA FOTO DO PAI TODO MOLHADO QUE PROTEGE SEU FILHO DA CHUVA
ASSINE NOSSA NEWSLETTER