A teoria japonesa que associa o tipo sanguíneo à personalidade


Muitos de vocês conhecem ou já ouviram falar sobre a dieta do tipo sanguíneo, que recomenda uma dieta e um estilo de vida para cada tipo de sangue (A, B, O, AB). Na Coreia do Sul e no Japão, é muito comum supor que o sangue afeta de alguma forma, as características psicofísicas das pessoas, bem como as suas atitudes.

Considerada mera superstição pela comunidade científica, a teoria foi formulada em 1927 por Takeji Furukawa, professor de psicologia, em seu “Estudo do temperamento através dos grupos sanguíneos“, onde ele analisou as características de um grupo de alunos em uma escola de Tóquio. Após sua publicação, a teoria tornou-se muito popular e amada no Japão, onde vários jornais oferecem algum tipo de horóscopo do sangue, como fazemos para os signos do zodíaco.

A ideia de que os traços de personalidade possam ser herdados pelo sangue não é nova, e remonta a Aristóteles. Hipócrates também tentou vincular a personalidade à biologia, criando a teoria dos quatro temperamentos humanos – sanguíneo, fleumático, colérico e melancólico.

A controversa teoria foi objeto de vários estudos científicos, alguns dos quais não encontraram relevância nos resultados, enquanto outros sugeriram uma espécie de “profecia autorrealizável” (os estereótipos descritos teriam influenciado as personalidades autorrelatadas).

O que o seu tipo sanguíneo diz sobre a sua personalidade?

Mas vamos entender melhor do que se trata esta teoria na prática. O ponto-chave a partir do qual começamos é simples: cada tipo de sangue levaria à algumas características específicas que se encontram em todas as pessoas de um mesmo grupo sanguíneo.

GRUPO A

Pessoas sérias, criativas, sensíveis, reservadas, pacientes e responsáveis, mas ao mesmo tempo teimosas, são aquelas em cujas veias corre o sangue tipo A. São indivíduos gentis, aqueles que muitas vezes colocam os interesses dos outros na frente de seus próprios interesses. Embora possam parecer exteriormente calmos, na verdade, por dentro são muito agitados e podem sofrer de ansiedade, por isso devem ficar algum tempo sozinhos para poderem descansar. As pessoas do grupo A são bons ouvintes e bons amigos; podem ser artistas, mas também podem desempenhar bem qualquer trabalho em que devam estar em contato com outras pessoas.

GRUPO B

Pessoas do grupo B são particularmente brilhantes e empreendedoras, não muito confiáveis e um pouco egocêntricas. Cheias de energia e autoconfiança, muitas vezes são líderes que assumem altas posições em seus trabalhos porque confiam muito na própria intuição e pouco em outras pessoas. São pessoas entusiastas, alegres, comunicativas, sociáveis, não se preocupam muito com os riscos e desdenham das regras. Elas também são menos leais do que as pessoas do grupo A, as quais se pode dizer que são o seu exato oposto em tudo.

foto

GRUPO O

Os homens e as mulheres do grupo O são pacifistas de nascença, otimistas, independentes e generosos por natureza. Eles amam novidades e estar perto de pessoas que costumam lhes retribuir carinho porque, assim como eles, são pessoas respeitosas das idéias alheias, compreensivas e abertas. Pessoas do grupo O sabem controlar suas emoções, são cheias de confiança, extrovertidas, pacientes e sempre têm um objetivo muito claro. Por todas estas razões, são geralmente excelentes organizadores e podem expressar o melhor de si dentro de um grupo de pessoas.

GRUPO AB

As pessoas do grupo AB, o tipo sanguíneo mais raro, são geralmente muito racionais e controladas, críticas, esquecidas e às vezes irresponsáveis. Apesar disso, elas são sensíveis e profundas. Logo fica claro então, que este tipo sanguíneo, estando entre o A e o B, vive uma espécie de ambivalência nem sempre fácil de administrar. São pessoas que sabem muito bem resolver os problemas que surgem e são muito sérias no trabalho.

Popularidade acima de tudo

Como dissemos, faltam provas científicas que justifiquem esta teoria, no entanto, um pouco “como os signos do zodíaco”, é uma coisa fascinante.

No Japão, a teoria é tão popular que é comum as pessoas perguntarem qual é o seu tipo sanguíneo (o match está no sangue!). Programas de televisão, revistas, etc, falam muito sobre o tema, enquanto mangas e animes desenvolvem personagens em cima da teoria.

Contudo, a maioria dos japoneses não acha que os tipos sanguíneos determinam suas personalidades, mas sim, que as afetam de algum modo.

E você se identificou? Eu sim, hehehe 🙂

Fonte: wikipedia

Talvez te interesse ler também:

Máscara de água de arroz: segredo japonês para uma pele jovem

A história japonesa do bambu que nos ensina a superar as adversidades da vida

15 superstições japonesas bizarras e engraçadas

Shikata ga nai: a antiga sabedoria japonesa de deixar as coisas como estão

Banho de floresta – uma prática curativa adotada pelos japoneses

Kintsugi: consertar com ouro para valorizar coisas quebradas




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...