Índice
Se Papai Noel realmente existisse, tem um presente urgente que a humanidade pede para fechar este ano trágico que vivemos: o fim da guerra na Síria.
Imagens chocantes nos dão conta da destruição que a guerra causou na histórica cidade de Aleppo, um dos mais antigos povoados do mundo e que, segundo a ONU, já matou mais de 400 mil e desabrigou mais de 4,5 milhões de pessoas.
Onde antes havia igrejas bizantinas, fortalezas, mesquitas antigas e muitos edifícios Patrimônio Mundial da UNESCO, agora existem pilhas de escombros. A Grande Mesquita de Aleppo foi completamente destruída, bem como os muros da cidadela e o famoso mercado de Al-Madina.
Imagens que se tornaram o símbolo da devastação na Síria, das tradições e da cultura de seu povo. As fotos foram publicadas no Facebook de Olympia Restaurant, que escreve:
“Essas 124 imagens mostram a nossa amada cidade, como era antes e como tornou-se agora, depois da sabotagem, destruição e pilhagem de monumentos. Não existem mais locais históricos, casas antigas, mesquitas, igrejas e os históricos mercados (Souks) que foram classificados como Patrimônio Mundial da UNESCO em 1986”.
O que vem acontecendo naquele país nos últimos dias é realmente uma afronta à inteligência humana. Impossível compreender.
Contra o governo do presidente Bahsar al-Assad, no poder desde 2000 em sucessão ao seu pai, Hafez al-Assad, que governou a Síria por 30 anos até a sua morte, pessoas chamadas de rebeldes estão sendo executadas friamente, entre estas crianças e mulheres.
Os protestos começaram em 2011 quando os opositores ao regime de al-Assad pediam sua derrubada. O ditador acredita que seu país é vitima de uma “conspiração estrangeira” e não aceita promover reformas democráticas em seu mundo árabe, muito menos abrir a política local para o seu povo.
Nas últimas semanas, as forças do governo conseguiram tomar o controle em muitas das partes da cidade que ainda estavam sob o domínio dos rebeldes.
Ontém, 15, conforme divulgou a BBC, as forças beligerantes acordaram um cessar-fogo.
Aleppo, hoje um triste palco de batalhas, já foi a cidade mais importante da Síria, a maior, tendo sido também o centro financeiro e industrial do país.
Veja algumas das fotos que mostram como a guerra civil destruiu Aleppo:
Existe apoio internacional militar, político e financeiro para ambas as partes (governo e e oposição) por isso fica difícil imaginar a que fim levará esta guerra de horrores, sobretudo de interesses.
Mas a indicação da ONU é a de que haja um novo governo de transição baseado em um consentimento mútuo, de ambas as partes conflitantes.
Enquanto isso não acontece, segundo a ONU, são necessários US$ 3,2 bilhões para prover ajuda humanitária a 13,5 milhões de pessoas que estão vivendo e sofrendo na pele este drama em pleno 2016. É de uma tristeza sem consolo.
NATAL SOLIDÁRIO: CONVIDE UM AMIGO REFUGIADO PARA A TUA CEIA
MENINO ESCREVE CARTA A OBAMA COMUNICANDO ACOLHIDA DE SUA FAMÍLIA A GAROTO SÍRIO
ASSINE NOSSA NEWSLETTER