Narcisismo Feminino: Pesquisa Desafia o Estereótipo de que as Mulheres são Sempre as Vítimas nos Relacionamentos Abusivos


O termo narcisismo frequentemente evoca imagens de homens arrogantes e autoconfiantes, um traço de personalidade marcado por grandiosidade, assertividade e superioridade, mais comumente observado no sexo masculino. De fato, até 75% das pessoas diagnosticadas com transtorno de personalidade narcisista são homens. No entanto, pesquisas recentes revelam que o narcisismo afeta homens e mulheres de maneira quase igual, manifestando-se de formas diferentes entre os gêneros.

©Vince Fleming/Unsplash

©Vince Fleming/Unsplash

Um estudo publicado na revista científica Sex Roles demonstra que o narcisismo em mulheres tende a ser mais vulnerável e inseguro, características que podem fazer com que essa condição passe despercebida ou seja diagnosticada erroneamente como transtorno de personalidade borderline, ou limítrofe.

O narcisismo pode se manifestar de duas maneiras principais: grandiosa e vulnerável. A forma grandiosa é associada à autoconfiança e domínio social, enquanto a vulnerável é caracterizada por introversão e baixa autoestima. Ambas compartilham um núcleo antagônico, como um elevado senso de merecimento e uma disposição para explorar os outros. Enquanto homens geralmente exibem traços narcisistas mais grandiosos, as mulheres frequentemente demonstram traços mais vulneráveis.

Este estudo revela que o narcisismo vulnerável em mulheres pode estar relacionado a comportamentos violentos e manipuladores nos relacionamentos íntimos, desafiando o estereótipo de que apenas os homens narcisistas são perigosos, e que as mulheres são sempre as vítimas.

É importante reconhecer essas diferenças para compreender melhor a dinâmica de gênero no narcisismo e seus impactos nas relações pessoais.

Leia aqui o artigo completo de Ava Green, professora de psicologia forense, City, Universidade de Londres, no Reino Unido; e Claire Hart, professora de psicologia na Universidade de Southampton, no Reino Unido, autoras do estudo, publicado na BBC Brasil.

Leia também:

Como reconhecer um narcisista e como lidar com o narcisismo

Narcisismo espiritual: quem se acha evoluído, espiritualmente superior

Narcisismo: todos os tipos, desdobramentos e sintomas

Egolatria: Desvendando o Complexo de Grandeza do Ego




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...