Depois do show controverso de Madonna no Rio de Janeiro, parece que a ressaca bateu. O show não foi controverso por causa das enchentes no Rio Grande do Sul, as quais ninguém poderia prever, mas pelos investimentos milionários em si, em uma cidade repleta de mazelas sociais. Apesar do retorno financeiro que o show trouxe para o turismo, não faltaram críticas ao evento.
Agora, com os palcos desmontados, os holofotes se voltaram à tragédia ambiental, econômica e de saúde que submergiu o estado gaúcho em uma lama de tristeza e revolta. Afinal, a “culpa” justa a ser dada não é a esse ou àquele governo, menos ainda à mudança climática, e sim, a um descaso político brasileiro histórico:
Eis que agora surgem as notícias que todos aguardavam: Anitta, Madonna e Itaú fizeram doações milionárias ao Rio Grande do Sul, para auxiliar as comunidades afetadas pelo desastre.
Anitta, em parceria com a Cufa (Central Única das Favelas) disponibilizou um de seus caminhões para arrecadar ajuda. Sob a campanha “Caminhão Solidário com Anitta e Cufa”, os brasileiros foram convidados a doar mantimentos, materiais de higiene, roupas, alimentos não perecíveis e água mineral. A cantora, em um post no seu Instagram, chamou as enchentes de catástrofe climática.
Já Madonna teria feito, escondido, uma doação de R$ 10 milhões para ajudar o estado, enquanto o Itaú Unibanco se posicionou como agente de auxílio anunciando um aporte total de R$ 10 milhões para a região. Metade do valor será destinado para custear voos humanitários em parceria com a Azul Linhas Aéreas, levando doações e suprimentos para os necessitados. A outra metade será direcionada por meio da ONG União Brasil, proporcionando recursos essenciais diretamente às comunidades afetadas.
Faltou mais alguém se posicionar?
A ressaca bateu depois do show e as doações não apenas demonstram a solidariedade e a preocupação dessas figuras proeminentes com o bem-estar das pessoas afetadas, como também ressaltam a importância da colaboração dos ricos para enfrentar os desafios sociais e ambientais dos pobres. Viva o Brasil!
Fontes:
Leia também:
Como Ajudar as Vítimas Humanas e Animais nas Enchentes no Rio Grande do Sul
É possível evitar enchentes criando cidades-esponjas?
Como se Proteger das Enchentes: Antes, Durante e Depois
Categorias: Sociedade
ASSINE NOSSA NEWSLETTER