Índice
Uma das atrações de um dos eventos mais importantes do mundo no campo da tecnologia e inovação, Web Summit Rio-2024, que vem chamando a atenção, é o cachorro-robô desenvolvido pela startup Pluginbot, com sede em São Paulo. Esse robô de quatro patas, fabricado na China, é capaz de interagir com o público e realizar tarefas diversas, podendo inclusive, acabar com a exploração de cães que têm suas vidas colocadas em risco ao serviço do homem.
O cão-robô é uma criação impressionante que combina tecnologia avançada com a aparência e movimentos de um cachorro. Vamos explorar como esse cachorro robô pode ser útil.
Fonte da Imagem: Pluginbot
Projetado para simular habilidades e comportamentos de um cão real, este avanço tecnológico está rapidamente conquistando diversos setores. Mas quais são as finalidades e funcionalidades dos robôs caninos? Confira!
O cachorro-robô pode ser empregado para fazer a segurança em indústrias. Ele patrulha áreas, detecta movimentos suspeitos e alerta os operadores em caso de qualquer anomalia.
Pode ser útil para fazer a segurança de prédios e residências, evitando assim a exploração de nossos amigos caninos para essa finalidade.
O cachorro-robô também é útil para realizar manutenções mais simples em tubulações industriais, verificando vazamentos, corrosão ou outros problemas.
Em estações de energia ou outros locais propensos a incêndios, o cachorro-robô pode identificar focos de calor e emitir alertas, ajudando a prevenir desastres.
Inicialmente concebidos para fins militares, os cães-robôs têm se mostrado extremamente úteis em missões de reconhecimento e vigilância. Sua capacidade de se locomover em terrenos difíceis e acessar áreas de difícil alcance os torna valiosos aliados para as forças armadas e equipes de segurança, eliminando a necessidade de utilizar e explorar animais de serviço.
Quando se trata de situações de desastres naturais ou ambientes perigosos, os cães-robôs podem ser enviados para realizar buscas e resgates. Equipados com sensores avançados e câmeras de alta resolução, esses robôs são capazes de localizar sobreviventes e fornecer informações cruciais para equipes de resgate, evitando que cães reais sejam expostos a riscos de vida.
Com sua mobilidade e sensores, o cão-robô pode inspecionar drogas, minas e explosivos, avaliar condições de segurança e coletar dados importantes. Dessa forma, evita-se a necessidade de utilizar cães farejadores e policiais para essa finalidade.
Veja nesta publicação do Jornal O Globo mais detalhes sobre o cão-robô apresentado na Web Summit Rio-24:
Ver essa foto no Instagram
O cão-robô é uma fusão fascinante de tecnologia, design e utilidade. Embora atualmente disponível em quantidade limitada, ele pode ser o prenúncio de avanços significativos no campo da robótica, oferecendo uma alternativa valiosa em diversas áreas. Este avanço promissor não apenas otimiza a eficiência, mas também preserva a segurança dos nossos leais amigos caninos, poupando-os de riscos e perigos desnecessários.
Fontes:
Veja mais notícias sobre Tecnologia:
Exoesqueletos robóticos restauram a possibilidade de andar
Ameca: O robô que assusta pela verossimilhança com humanos
Nanorrobôs limpam a água de metais pesados e pesticidas
Conheça altas tecnologias a favor da biodiversidade brasileira
Categorias: Sociedade
ASSINE NOSSA NEWSLETTER