O fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado já é conhecido há muito tempo, no mundo todo, por sua obra. Temas como pobreza, natureza selvagem, êxodo, mudanças na Terra e a sua exuberante beleza marcam suas fotografias, além de um estilo autêntico dado a elas, em preto e branco, o que lhe rendeu vários prêmios.
Mais um veio se somar a tantos: o Prêmio da Paz do Comércio Livreiro Alemão, que é uma premiação literária muito prestigiada na Alemanha. Na solenidade que ocorreu em Berlim esta semana, na Federação do Comércio Livreiro, foi anunciado o nome de Salgado com a justificativa de que ele é um artista visual promotor da “justiça e paz sociais” e do “debate mundial sobre a proteção da natureza e do clima”, informa o jornal alemão DW.
O presidente da instituição premiadora, Heinrich Riethmüller, disse ainda que:
“Ao descrever suas contundentes imagens em preto e branco como uma homenagem à grandeza da natureza, dando visibilidade tanto à desfiguração da Terra quanto à sua frágil beleza, Sebastião Salgado nos dá a chance de compreender o planeta como ele é: um habitat que não pertence somente a nós e que deve ser preservado urgentemente“.
A vida de Salgado sempre esteve, de alguma forma, ligada à promoção da justiça social. No Brasil, formou-se em Economia e, na década de 1960, opôs-se à ditadura militar, o que lhe fez emigrar para Paris, em 1969. Em 1971, passou a supervisionar como economista projetos de desenvolvimento na África, onde, então, começou a fotografar. Em 1973, decide dedicar-se exclusivamente à atividade.
Em 2000, publica os livros Êxodos e Crianças, chamando a atenção para a questão dos refugiados do mundo. Depois, vieram os livros África (2007) e Gênesis (2013).
Além de suas fotografias dedicadas à natureza e ao homem, Salgado reflorestou 680 hectares de uma fazenda pertencente à sua família, em Minas Gerais, fundando o Instituto Terra – hoje, uma reserva natural.
O prêmio será entregue a Sebastião Salgado em uma cerimônia que será realizada em 20 de outubro, em Frankfurt.
Talvez te interesse ler também:
SEBASTIÃO SALGADO E SUA ESPOSA LÉLIA REPLANTAM UMA FLORESTA INTEIRA
CONHEÇA O INSTITUTO TERRA DE SEBASTIÃO SALGADO
SEBASTIÃO SALGADO CONCORRE A PRÊMIO PERSONALIDADE AMBIENTE NA ITÁLIA
Fonte foto: Waura-Indigene am Piulaga-See (Sebastião Salgado/Amazonas Images)
Categorias: Arte e Cultura, Viver
ASSINE NOSSA NEWSLETTER