Índice
Vocês já ouviram falar do filme A vida em um dia – a história de um único dia na Terra? Trata-se de um documentário que mostra várias pessoas espalhadas pelo mundo, vivenciando situações diversas durante um dia na pandemia em 2020.
O objetivo do documentário é deixar um registro para as gerações futuras, mostrando a beleza e a sutileza do cotidiano de várias pessoas que passaram por um problema em comum: as restrições e as limitações provocadas pela pandemia.
Esse projeto é uma nova versão do filme lançado em 2011, que continha vídeos gravados por pessoas de 189 países em um único dia, o 24 de julho de 2010.
A vida em um dia – 2020 foi produzido a partir dessa proposta, a de convidar as pessoas a mandarem vídeos gravados durante um dia, o 25 de julho de 2020, um sábado.
Para isso, bastava filmar, se inscrever e enviar o material para o site do projeto.
Veja aqui abaixo o vídeo do projeto convidando as pessoas a participarem:
Os envolvidos na produção desta obra são, nada mais, nada menos, que o tarimbado diretor e produtor cinematográfico Ridley Scott, que dirigiu o filme Gladiador, entre outros, e o diretor do documentário One Day In September, Kevin Macdonald.
Ambos tiveram obras premiadas pela academia do Oscar.
Os conteúdos que foram enviados para fazer parte dessa produção incluem diversos momentos, desde os mais singelos e banais, aos especiais e até grandes eventos, que marcaram a vida de várias pessoas. Como uma espécie de biografia do mundo, em um dia.
O resultado dessa produção foi um filme que mostra as diversas nuances humanas: amor, esperança, tristeza, morte, independentemente da nacionalidade, cultura ou espaço geográfico.
O filme, produzido a partir da edição das várias filmagens enviadas (ao todo 300 mil vídeos oriundos de 192 países) está agora disponível no YouTube.
Veja por você mesmo como ficou o resultado da produção e da edição dos vários filmes enviados mostrando realidades distintas ao redor do mundo no ano de 2020:
Podemos tirar várias lições e reflexões com base nesse documentário, como por exemplo:
Parou para observar sua existência em 1 segundo, 1 minuto e 1 dia?
A auto-observação nos dá a oportunidade de nos conhecer, perceber como a vida quer se manifestar na gente.
A essência da vida pode ser percebida por nós, basta colocar a devida atenção.
Viver é estar presente em cada momento, aqui e agora.
Talvez te interesse ler também:
Ecofeminismo: conceito ganha força na pandemia. Um mundo melhor é possível
Voltaremos a nos abraçar? Por quanto tempo se sobrevive sem abraço?
Significado das velas – o que representam e como usá-las
Categorias: Arte e Cultura
ASSINE NOSSA NEWSLETTER