Como as pirâmides do Egito foram construídas? Desde sempre se discute sobre este mistério e tantas teorias foram levantadas. A última, em ordem de tempo, é a de um grupo de cientistas do Instituto Oriental de Arqueologia Francesa no Cairo e da Universidade de Liverpool, na Inglaterra.
Com os poucos recursos disponíveis à época, como foi possível construir estruturas tão impressionantes e de longa duração? Uma hipótese anterior era a da existência de uma espécie de trenó que deslizava sobre a areia molhada para transportar o material, mas agora, em uma das pedreiras de alabastro em Luxor, arqueólogos do Hatnub Epigraphic Project encontraram restos de uma rampa que remonta há pelo menos 4,5 mil anos.
Supõe-se que através dessa rampa, os antigos egípcios moviam os blocos de pedra para depois levá-los ao canteiro de obras.
“É uma descoberta importante, a primeira evidência mostrando como blocos pesados foram levantados e retirados das pedreiras”, diz Mustafa Waziri, secretário-geral do Ministério de Antiguidades do Egito.
No centro da estrutura havia uma plataforma inclinada com escadas e buracos de ambos os lados, nos quais postes de madeira eram inseridos.
“Os blocos de várias toneladas eram amarrados no ‘trenó’ de madeira. Posteriormente, os construtores puxavam as cordas e mudavam os blocos em um ângulo de 20 graus”, explica o arqueólogo Yannis Gourdon do Institut Français d’Archéologie Orientale para o Luxor Times.
Além da rampa, os arqueólogos também descobriram pelo menos 100 inscrições comemorativas das visitas dos faraós às pedreiras de alabastro de Hatnub, e também casas de pedras para os trabalhadores.
“A equipe desenterrou 4 colunas de pedra; uma delas mostra o desenho de uma pessoa em pé e as outras três têm inscrições hieráticas pouco claras por causa do mau estado de conservação”, diz o arqueólogo Roland Enmarch da Universidade de Liverpool.
Agora a equipe de arqueólogos está trabalhando para preservar as inscrições e investigando mais profundamente para confirmar a nova teoria.
Mas as pirâmides do Egito seguem sendo maravilhosas e fascinantes também por causa do mistério que está por trás da construção delas.
Talvez te interesse ler também:
OS ANTIGOS EGÍPCIOS ERAM VEGETARIANOS
AS MULHERES DO NEOLÍTICO ERAM VIAJANTES E ERAM ELAS QUE TRANSMITIAM SABER E CONHECIMENTO
Categorias: Arte e Cultura, Viver
ASSINE NOSSA NEWSLETTER