Índice
A parceria Mostra Ecofalante e Universidade de São Paulo-USP está promovendo um evento sobre desenvolvimento sustentável, de 29 de outubro a 14 de novembro.
O tema desse evento é a Agenda da ONU de desenvolvimento global como meta até 2030.
A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável foi elaborada em 2015 pela ONU, como plano de ação para os próximos 15 anos, visando o desenvolvimento sustentável do planeta.
Esse plano contém 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS e são eles:
A Mostra Ecofalante-USP sobre a Agenda 2030 surgiu com o objetivo de envolver estudantes e público em geral, de forma plural e multidisciplinar, nos debates e transmissão de informações sobre a viabilização das 17 metas da ONU.
Está é a segunda edição sobre desenvolvimento sustentável realizada pela Mostra Ecofalante em conjunto com a USP. Neste evento acontece exibição de filmes e ocorrem debates sobre esta temática.
As sessões de filmes estão acontecendo em 7 cidades do estado de São Paulo e todas as atividades têm entrada franca ao público.
Os locais das exibições de filmes e debates são 13 Unidades de Ensino e Pesquisa nos campi da USP, além do CINUSP na Cidade Universitária e no Centro Universitário Maria Antonia.
Na cidade de São Paulo, os locais são: Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG), no Instituto de Biociências (IB), no Instituto de Geociências (IGc), no Instituto de Relações Internacionais (IRI), na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) e na Faculdade de Saúde Pública (FSP).
Outros locais do evento são os campi universitários situados nas cidades de Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto e São Carlos.
Os filmes de destaque na programação deste evento são:
O documentário “GIG – Uberização do Trabalho” (Brasil, 2019, 60’) cujo tema é o crescimento do trabalho intermediado por aplicativos e plataformas digitais.
“O Fio da Meada” (Brasil, 2019, 77’) que mostra a luta de povos da floresta contra a urbanização opressora e violenta.
“O Amigo do Rei” (Brasil, 2019, 142’) uma mistura de documentário e ficção sobre o rompimento da barragem da Samarco em Mariana-MG e suas consequências.
“Empate” (Brasil, 2018, 90’) documentário que dá vazão ao pronunciamento dos representantes do movimento seringueiro das décadas de 70 e 80 contra o desmatamento no estado do Acre.
“Está Tudo Bem” (Venezuela/Alemanha, 2018, 70’) filme que retrata a crise no sistema de saúde da Venezuela.
“Um Filósofo na Arena” (México/Espanha, 2018, 100’) sobre o filósofo francês Francis Wolff.
“O Quadrado Perfeito” (Argentina, 2018, 61’) que é um documentário sobre o mundo da criação de cães de raça pura e um meio de lançar debate sobre essa questão.
“Bem-vindo a Sodoma” (Áustria/Gana, 2018, 92’) Premiado no Festival de Zurique, na Suíça, o filme mostra o maior lixão de lixo eletrônico do mundo: Agbogloshie, em Gana.
“A Cidade do Futuro” (EUA, 2017, 9’) que revela o projeto Minnesota Experimental City, uma tentativa futurista de resolver problemas urbanos criando uma cidade nova a partir do zero.
“Superalimentos” (Canadá, 2018, 66’) evidencia o efeito cascata da indústria dos superalimentos sobre a vida das famílias rurais.
“A Verdade Sobre Robôs Assassinos” (EUA, 2018, 83’) produção que destaca como os humanos estão cada vez mais dependentes de robôs.
“Vulcão de Lama: A Luta Contra a Injustiça” (EUA, 2018, 80’) divulga a luta de moradores que tiveram suas vilas soterradas por um tsunami de lama.
“A História do Porco (Em Nós)” (Bélgica, 2017, 120’) que utiliza o apetite exacerbado desse animal como uma metáfora para a enorme ganância humana.
“A Era das Consequências” (EUA, 2017, 81′) trata da investigação sobre os impactos das mudanças climáticas ao redor do mundo.
“A Experiência Cecosesola” (França, 2014, 59′) relacionado à uma cooperativa na Venezuela com mais de 1200 associados que, através da autogestão, administram supermercados populares e feiras.
“O Custo do Transporte Global” (Espanha/França, 2016, 83′) é uma investigação sobre o funcionamento e a regulamentação da indústria de navios.
Veja a PROGRAMAÇÃO COMPLETA do evento AQUI no site da Ecofalante.
A parceria Ecofalante/USP teve início em 2013 e de lá para cá vem se expandindo a cada ano, tendo como a proposta levar a Mostra Ecofalante para o contexto universitário, através da utilização dos filmes nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.
No ano passado, como ampliação dessa parceria foi consolidado o Acordo de Cooperação Técnico-Educacional com a USP, por meio do Programa Ecofalante – Universidades e da Superintendência de Gestão Ambiental (SGA) desta Universidade.
A finalidade desse acordo é incluir no estudo universitário o debate de temas sobre a sustentabilidade em suas várias dimensões: ambiental, social e econômica, projetando para a sociedade o comprometimento da universidade pública com a qualidade de vida.
Todo esse empreendimento educacional traz uma boa oportunidade para os participantes ampliarem a visão e engajamento sobre desenvolvimento sustentável.
Aproveitem! Divulguem! Participem!
Categorias: Arte e Cultura, Viver
ASSINE NOSSA NEWSLETTER