Índice
Se tem uma coisa que está na boca do povo é o Coringa, interpretado magistralmente pelo ator Joaquin Phoenix!
Para encarnar esse conturbado personagem, Joaquim Phoenix emagreceu 23 quilos e além de perder peso, ele se tornou por inteiro o Coringa, não deixando nada em interpretação pois, quem assiste o filme acaba se identificando e se envolvendo com o personagem que expressa muito das mazela que o ser humano enfrenta na sociedade contemporânea.
Devido à sua sensibilidade, Joaquim Phoenix revelou através do Coringa, os contrastes e sombras que todo ser humano está sujeito e, por sua extraordinária atuação, ele está sendo aclamado ao Oscar!
A sensibilidade e a empatia desse ator para com o sofrimento alheio, vem antes da interpretação cinematográfica de seu papel espetacular como Coringa.
Esse filme do diretor Todd Phillips não seria o sucesso que é, se não fosse pelo ator que ele escolheu como protagonista.
Veja este vídeo que é o trailer do lançamento dessa produção cinematográfica e tenha uma noção da intensidade que Joaquin Phoenix encarnou o Coringa!
O roteiro dessa produção cinematográfica mostra um homem lutando para se integrar à sociedade despedaçada de Gotham City.
Ele trabalha como palhaço durante o dia e como comediante de stand-up à noite, mas acaba descobrindo que é ele a piada, por isso desenvolve um distúrbio mental que ao ficar em estado de estresse ele começa a gargalhar de forma descontrolada, por isso ele recebe acompanhamento psiquiátrico. Porém, quando o governo corta o benefício, e ele fica sem auxílio, tudo complica! E toda essa complexidade é interpretada com maestria e emoção por Joaquim Phoenix.
Para se ter uma ideia, quando foi mostrada a prévia desse filme no festival de Veneza na Itália, antes do lançamento nos cinemas, os espectadores ovacionaram por 8 minutos em agrado à interpretação de Joaquin Phoenix.
De acordo com os críticos de cinema presentes neste evento, a impecável interpretação de Joaquin Phoenix deverá dar-lhe uma nova indicação, isto porque anteriormente o ator fora indicado 3 vezes por seus papéis em: Gladiador, Johnny & June e O Mestre.
Além dos críticos, o ator está tendo o reconhecimento do público que conferiu nos cinemas a sua brilhante atuação em Coringa. Veja alguns comentários postados no trailer desse filme, no canal da Warner Bros Pictures-Brasil:
“Assisti ontem. Que obra! Que filme! Que atuação! O corpo dele fala, as expressões faciais e corporais são perfeitas. Ele nasceu pra ser o Coringa.”
“Crítica social. Obra prima. Realmente incrível. Inteligente. Necessário. Genial. Assista agora!”
“Um filme que fala sobre saúde mental, merece todo reconhecimento do mundo.”
“Melhor Coringa, Joaquin Phoenix que performance, que filme!”
“O homem que começou a viver quando morreu por dentro. Que obra, meus amigos!! Vem Oscar por aí.”
Joaquin Phoenix tem 44 anos e é vegano desde os 3 anos de idade, quando assistiu à violenta cena da morte de um peixe e decidiu não ser conivente com isso.
Ele se identifica com a causa animal, por isso participa com frequência de projetos, ações e manifestações que divulgam o Veganismo e promovem conscientização do respeito à Vida Animal.
Como exemplo de algumas ações desse célebre ator voltadas para o Veganismo e a Vida Animal, temos a interpretação dele em produções para campanhas em favor dos animais e sua locução em documentários, sobre o sofrimento animal, bem como sua participação em manifestações e atos contra o consumo ou uso de produtos de animais.
Sobre sua conduta de vida em relação aos animais, Joaquim Phoenix fez a seguinte afirmação:
“Meu estilo de vida é parte de quem sou e, portanto, algo a se considerar em meu trabalho.”
Joaquin Phoenix usa sua vocação de ator para conscientizar as pessoas sobre a importância do Veganismo e da Compaixão para com os animais e dessa forma realizou várias campanhas com esse objetivo, como:
Nesta campanha, Joaquin Phoenix mostra a origem da carne de porco comercializada pela rede Walmart, lamentando:
“Porcas grávidas são confinadas em caixas imundas de metal, são pouco maiores do que seus próprios corpos, e cada momento é como o inferno na Terra!”
Essa campanha chamada Skin Horrors (horrores da pele), da organização Pessoas Pelo Tratamento Ético dos Animais – Peta foi lançada em 2013 e é um curta-metragem no qual Joaquin Phoenix pede para as celebridades pararem de usar peles e couros de animais.
Em 2016, Joaquin Phoenix apoiou a campanha Be Fair, Be Vegan (Seja Justo, Seja Vegano) com o objetivo de sensibilizar as pessoas sobre nossas semelhanças com os animais.
No final de 2016, Joaquin Phoenix participou de outra campanha da Peta, chamada Cruelty Doesn’t Suit Me (A crueldade não combina comigo), alertando sobre a extrema crueldade que existe na extração da lã de ovelha.
Outra campanha mais recente, foi Joaquin Phoenix is drowning (está se afogando), também da Peta, na qual o ator interpreta a agonia dos peixes antes de morrer, com a finalidade de alertar sobre o sofrimento desses animais e a morte de mais de um trilhão de peixes por ano, em consequência da pesca indiscriminada.
E nesse ano, coincidindo com o lançamento do Coringa, Joaquin Phoenix se uniu a PETA mais uma vez para divulgar ao mundo: “We Are All Animals” (Somos todos Animais).
O que se tornou o marco de Joaquin Phoenix em seu ativismo foi a sua narrativa no documentário Earthlings (Terráqueos) produzido em 2005. Veja a mensagem narrada por ele:
“Nós chegamos como senhores da terra, com estranhos poderes de terror e misericórdia. O ser humano devia amar os animais como o experiente ama o inocente e como o forte ama o vulnerável.
E quando somos tocados pelo sofrimento dos animais, este sentimento fala bem de nós, mesmo se o ignoramos.
E aqueles que dispensam o amor pelas outras criaturas, como puro sentimentalismo, ignoram uma parte importante e boa da humanidade. Mas nenhum humano vai perder nada ao ser gentil com um animal.
E, na verdade, faz parte de nosso propósito dar-lhes uma vida feliz e longa.”
Deu para perceber o quanto Joaquin Phoenix é sensível à causa animal e dedica seu tempo e energia para que outras pessoas também sejam e isso ele bem expressou ao dizer:
“Quando olhamos o mundo através dos olhos de um animal, devemos perceber que somos todos iguais por dentro e que todos merecemos viver livres do sofrimento.”
Com sua arte e excelentes interpretações ao longo de sua carreira, Joaquin Phoenix, agora com o Coringa, ganha maior espaço na mídia para levar mais ainda sua mensagem de amor pelos animais!
O ator está provavelmente em sua melhor forma. Somente esse ano, além do Coringa ele foi às telas com o western The Sisters Brothers de Jacques Audiard onde ele está magnífico no papel de Charlie Sisters.
No ano passado em A Pé Ele Não Vai Longe (Don’t Worry, He Won’t Get Far on Foot) de Gus Van Sant, Joaquin Phoenix interpreta John Callahan, um homem alcoólatra que, bêbado, sofre um acidente de carro e fica tetraplégico. O acidente faz com ele transforme sua vida, tornando-se um dos cartunistas mais interessantes do mundo. A história é biográfica e Joaquin também está divino no papel de Callahan.
Gratidão, Joaquin Phoenix e que venha o Oscar mais que merecido!
Talvez te interesse ler também:
COMO SALVAR O MUNDO DA POBREZA? RESPONDE O PRÊMIO NOBEL PARA ECONOMIA
EX-VOCALISTA DO R.E.M. LANÇA TEMA SOLO QUE TERÁ ARRECADAÇÃO REVERTIDA PARA A LUTA CLIMÁTICA
5 RECEITAS DE ESCONDIDINHO VEGANO: VARIANDO ESSE DELICIOSO PRATO BRASILEIRO!
Categorias: Arte e Cultura, Viver
ASSINE NOSSA NEWSLETTER