Em 2009 foi descoberta uma nova cor, um azul intenso e diferente, resistente às altas temperaturas e à água. Uma tonalidade que, por enquanto, mantém o seu nome científico de YinMn Blue, mas agora está rolando um concurso para lhe encontrarem um nome mais adequado.
Para isso, crianças britânicas e norte-americanas terão até o dia 02 de junho para encontrarem um nome para esta cor descoberta na Universidade de Oregon e que já obteve todas as suas autorizações, ou seja, um código com as características, uma patente e um certificado de não toxicidade.
YInMn Blue, cujo nome deriva de seus componentes químicos, já está sendo comercializado pela Crayola.
Para encontrar uma nova cor é preciso tempo e muita perseverança, porque não basta misturar os pigmentos.
A descoberta foi feita por um estudante na Universidade de Oregon, Andrew Smith, que estava estudando como obter uma fibra de alta condutividade elétrica. Ele misturou óxido de ítrio, índio e manganês e o colocou em um forno a 1.200 graus, mas o que saiu dele não tinha nada a ver com eletricidade.
Leia mais:
SERENDIPITY: QUANDO O ACASO NOS TRAZ DESCOBERTAS FELIZES
O resultado era uma polpa de uma cor azul tão densa e extraordinária que seu professor, Mas Subramanian, percebeu imediatamente que o estudante havia criado uma nova tonalidade de azul.
Fazia mais de 200 anos que não se descobria um novo tom de azul, ou melhor, desde que o químico francês, Louis Jacques Thenardy descobriu em 1802 o azul cobalto.
YInMn Blue tem propriedades muito especiais, seu azul intenso deriva do fato que os elementos dos quais é composto absorve, quase que completamente as luzes verde e vermelho e conseguem assimilar os raios ultravioletas.
Por ora, parece ser a cor ideal para pintar casas, carros e objetos de arte, pois é resistente à água e às altas temperaturas.
“As cores fazem parte do espectro, não podem ser descobertas. Você pode apenas encontrar um material que seja de uma determinada cor”, explicou o professor Mas Subramanian.
E ainda:
“O número de cores é provavelmente infinito, mas aquelas que o olho humano percebe, se encontram apenas entre os comprimentos de ondas ultravioleta e infravermelho. A luz visível é sempre branca e é a soma de todas as frequências do espectro que o olho humano pode captar. Os corpos absorvem todas as frequências, mas as refletem de tempo em tempo apenas algumas que determinam a cor. Um objeto preto não reflete nenhuma frequência, enquanto o branco reflete todas”.
Aguardando a resposta das crianças, que nome você daria a este novo azul?
GUIA PARA CROMOTERAPIA: O SIGNIFICADO DE CADA COR
COM QUE ROUPA EU VOU? GUIA DE CORES PARA USAR NO DIA A DIA
DALTÔNICOS VEEM CORES PELA PRIMEIRA VEZ: REAÇÃO EMOCIONANTE
Categorias: Arte e Cultura, Viver
ASSINE NOSSA NEWSLETTER