Índice
Cinema é tudo de bom, é um ótimo entretenimento e se ele puder nos trazer reflexões sobre como podemos viver melhor nossas vidas, ele é melhor ainda! Se for o caso de uma mostra de cinema, com debates, muitos filmes, curtos, médios, longas, brasileiros e estrangeiros e GRÁTIS para o público…aí a questão é mesmo imperdível.
Acontecerá em São Paulo de 1° a 14 de junho a 6ª Mostra de Cinema Ambiental, a EcoFalante mas o esquenta já começou com a exibição de filmes sobre Meio Ambiente e Sustentabilidade nas escolas e universidades de São Paulo.
A Mostra EcoFalante acontece anualmente, este é o seu 6° ano, e é um evento gratuito, que facilita o acesso do nosso público brasileiro à obras cinematográficas premiadas de temática socioambiental.
Além da exibição, a mostra promove debates sobre as questões de interesse universal – meio ambiente, sustentabilidade, ecologia, cultura e sociedade – que foram levantadas nos próprios filmes.
Mais de 125 mil pessoas vêm participando, desde a sua primeira edição, das suas atividades; foram exibidos 333 filmes, de todos os continentes, e realizados 250 debates.
Por ora, algumas universidades e escolas de ensino superior já estão neste mês de maio participando das sessões do Circuito Universitário da Mostra EcoFalante, com exibições e debates sobre os filmes que estimulam a discussão de questões socioambientais.
Assim como no circuito universitário, algumas escolas públicas de São Paulo também terão o prazer de participar de sessões fechadas para seus alunos, com exibições e debates para a promoção da educação socioambiental.
E para te abrir o apetite pelos filmes, aqui vai um aperitivo com 2 trailers de filmes que serão exibidos na EcoFalante para você se programar, convidar amigos e…savethedate. A mostra é gratuita!
(“Les Liberterres“, Bélgica, 2015, 82 min) – dir: Jean-Christophe Lamy e Paul-Jean Vranken
“Documentário belga premiado no Festival de Innsbruck, na Alemanha, ‘Os Libertadores’ aborda a agricultura alternativa e seu comércio, focalizando fazendas de pequena escala, dirigida por famílias, e como o solo desempenha um papel importante para uma agricultura sustentável.
O filme demonstra de forma impressionante que ter uma interação duradoura com a natureza assegura a geração de alimento valioso e possibilita uma autonomia robusta”.
(“Champ des Possibles“, Canadá, 2015, 13 min) – dir: Cristina Picchi
“Curta-metragem em forma de ensaio poético, ‘Champ des Possibles’ foi selecionado para o Festival de Veneza. Nele, a cineasta Cristina Picchi constrói uma sinfonia urbana contemporânea, onde memórias que pairam no ar se misturam com sons da cidade de Montreal e elementos naturais. Histórias de amores e perdas são espelhadas pela demolição e reconstrução dos edifícios.
Nascida na Itália, a diretora Cristina Picchi participou da 4ª Mostra Ecofalante com seu curta “Inverno”, filmado na Rússia e premiado em Locarno e Clermont-Ferrand, entre muitos outros festivais”.
mostraecofalante.wordpress.com
A programação completa estará on line, em breve, neste link aqui.
ALIKE, O CURTA-METRAGEM QUE TODOS OS PAIS DEVERIAM VER COM SEUS FILHOS
“O REGRESSO”: VEJA PORQUE O FILME É CONSIDERADO UM HINO À NATUREZA
A VIDA DA MORTE: PURA POESIA SOBRE VIDA E MORTE EM UM CURTA-METRAGEM
Categorias: Arte e Cultura, Viver
ASSINE NOSSA NEWSLETTER