Contradições da raça humana nas ilustrações de Pawel Kuczynski


Exploração infantil, crise econômica, lobby, meio ambiente e direitos dos animais. Todas estas questões, e muitas outras, estão na arte satírica do ilustrador polonês Pawel Kuczynski, que usa a boa e velha ironia para retratar a atual realidade social, política e cultural em que vivemos.

À primeira vista, suas ilustrações podem parecer engraçadas mas, depois de um olhar mais cuidadoso, se revelam os grandes problemas do mundo.

Cada criação esconde um significado simbólico bem preciso, voltado para “denunciar” os aspectos políticos e sociais da era contemporânea. Suas obras tocam a opinião pública, despertando no observador uma atenciosa reflexão.

Com a sensibilidade baseada na forte crítica social, o artista reflete sobre a vida mostrando os absurdos e as contradições da espécie humana, sendo capaz de atingir e comover cada um de nós.

“Eu me considero um observador de tudo o que acontece ao meu redor e acredito que os artistas possam transformar tudo”, disse o ilustrador.

Nascido em 1976, Pawel se formou Artista Gráfico pela academia de Belas Artes de Poznan. Já recebeu 92 prêmios em vários concursos nacionais e internacionais. Seu último prêmio, “Eryk”, em 2005, foi oferecido pela Associação Polonesa de Cartunistas.

As suas obras já foram expostas em diversas mostras ao redor do mundo.

Veja aqui a página Tumblr do artista.

Talvez te interesse ler também:

A economia neoliberal mata mais que todos os exércitos do mundo

O amor está nas coisas mais simples: 26 ilustrações para nunca se esquecer disso

10 ilustrações que nos farão refletir sobre a vida moderna

10 ilustrações sobre a realidade das mulheres que a sociedade não quer ver

15 Pequenos Segredos para Fazer uma Relação durar Tanto (Ilustrações)

Ilustrações representam momentos da vida de um casal apaixonado




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...