Será que eu sou a chata de plantão ou é o mundo que está mesmo impregnado de zumbis? Ninguém mais conversa comigo sem que esteja com um olho em mim e outro no celular (senão com os dois lá). No ônibus ninguém vê se tem uma gestante, um idoso para dar lugar porque estão demasiado empenhados no telefone. Pior! Nos carros vejo muitos motoristas em perigo constante com o celular no volante, colocando em risco a vida de outros também. Mas daí eu vejo um videoclip do Moby & The Void Pacific Choir e acho que eu não sou a chata de plantão não, e que muitas pessoas precisam acender o cérebro desligando o celular.
O título da música cujo clip você vê no vídeo abaixo é: Are You Lost in the World Like Me? e reflete a dependência crítica da tecnologia em nossa sociedade. Foi produzido por Steve Cutts (que adoramos e já falamos dele aqui), um artista famoso por suas ilustrações satíricas sobre o capitalismo.
Veja aqui: A ECONOMIA NEOLIBERAL MATA MAIS QUE TODOS OS EXÉRCITOS DO MUNDO
Já o Moby é um artista cujas canções têm como base a música eletrônica, por conseguinte, não é um vídeo contra a tecnologia, mas que contém uma série de imagens que fazem você pensar sobre o quanto a nossa sociedade está dependente do smartphone, essa coisa extremamente chata, alienante.
A tecnologia não deve ser demonizada porque pode ser útil para muita coisa, porque representa um recurso indispensável em diferentes áreas de trabalho e é um apoio prático na nossa vida cotidiana.
Os problemas surgem quando o uso de smartphones e outras ferramentas tecnológicas nos leva ao afastamento da vida real, da comunicação real, olho no olho, e nos aliena em vez de nos ajudar a nos comunicar melhor uns com outros. O paradoxo é que as redes e os aplicativos sociais foram criados para melhorar a comunicação entre as pessoas que estão distantes, para facilitar as coisas, mas acabou por nos distanciar cada vez mais.
Como vem ilustrado no videoclip, e em situações das quais muitos de nós somos testemunhas diárias, o smartphone está se tornando uma barreira entre nós e os outros e, por isso, o título, “você se sente perdido como eu”? em livre tradução.
As ilustrações de Steve Cutts são geniais e dispensam comentários. São demais!
Parabéns Moby & The Void Pacific Choir, parabéns Steve Cutts, vocês nos representam!
“A MORTE DA CONVERSAÇÃO” EM FOTOS
QUAL É A MÚSICA MAIS ALEGRE DE TODOS OS TEMPOS?
A VIDA DA MORTE: PURA POESIA SOBRE VIDA E MORTE EM UM CURTA-METRAGEM
Categorias: Arte e Cultura, Viver
ASSINE NOSSA NEWSLETTER