Comemore o Dia Mundial do Meio Ambiente com a Mostra Ecofalante


A Mostra Ecofalante de Cinema, criada em 2012 e considerada a principal vitrine sul-americana para filmes socioambientais, chega ao Rio de Janeiro com uma seleção de 24 filmes destacados. As exibições serão gratuitas e ocorrerão na Estação Net Rio e no Cine Arte UFF, celebrando o Dia Mundial do Meio Ambiente em 5 de junho.

Abertura

A programação de abertura acontece em 5 de junho, na Estação Net Rio, com a exibição de “Food, Inc. 2”. Este documentário é uma continuação do impactante “Food, Inc.” (2008), que explorou as implicações éticas e ambientais de nossa alimentação diária. A sequência, dirigida por Robert Kenner e Melissa Robledo, expõe o aumento da influência das corporações multinacionais no mercado de alimentos ultraprocessados e promove a conscientização sobre a crise internacional de saúde.

Panorama Internacional Contemporâneo

O cineasta Werner Herzog apresenta “O Fogo Interior: Um Réquiem para Katia e Maurice Krafft”, um tributo ao casal de vulcanólogos que dedicou suas vidas à documentação de fenômenos vulcânicos e faleceu durante uma pesquisa de campo. O filme é um dos vencedores do festival DOC LA e foi premiado em festivais na Europa e na Ásia.

Outro destaque é “TikTok, Boom”, dirigido por Shalini Kantayya, que explora o impacto do aplicativo TikTok na sociedade, contada por membros da Geração Z, jornalistas e especialistas. A sessão será seguida por um debate sobre a regulação das redes sociais, com a participação de Ivana Bentes e Helena Strecker.

Sessões Especiais

O documentário “Solo Comum”, de Joshua Tickell e Rebecca Harrell Tickell, será exibido em 11 de junho e seguido por um debate sobre a regeneração dos ecossistemas no Brasil. O filme discute como a agricultura regenerativa pode ser uma solução para a crise ambiental e contou com a participação de celebridades como Laura Dern e Woody Harrelson.

Produções Clássicas e Internacionais

O documentário sueco “A Sociedade do Espetáculo”, de Roxy Farhat e Göran Hugo Olsson, adapta o ensaio clássico de Guy Debord para discutir o consumismo na era moderna. Já “Não Te Vi Ali”, de Reid Davenport, vencedor do prêmio de melhor direção no Festival de Sundance, oferece uma perspectiva única sobre a vida de um cineasta cadeirante.

Outros filmes incluem “Plastic Fantastic”, da alemã Isa Willinger, que examina a crise do plástico, e “República dos Gafanhotos”, de Daniel McCabe, que retrata a captura de gafanhotos no Uganda. O filme francês “Estado Limite” aborda a crise do sistema de saúde público na França.

Sessões Especiais de Filmes Brasileiros

Produções nacionais também têm destaque, como “Vida Sobre as Águas”, de Danielle Khoury Gregorio e Marcio Isensee e Sá, que explora a arquitetura das comunidades ribeirinhas da Amazônia. O média-metragem “Rionegrinas”, dirigido por Fernanda Ligabue e Juliana Radler, destaca a luta e as conquistas das mulheres indígenas do rio Negro.

Debates e Encontros

Além das exibições, a Mostra promoverá debates com especialistas como Ivana Bentes, Luiz Fernando Duarte de Moraes e Renato Crouzeilles, proporcionando um espaço para discussões aprofundadas sobre os temas abordados nos filmes. Os debates acontecerão após algumas sessões, permitindo ao público interagir diretamente com os especialistas.

Programação Educativa

Programa Ecofalante Universidades: A Mostra também inclui o Programa Ecofalante Universidades, que leva o debate socioambiental para escolas e universidades. Este programa educacional inclui um catálogo de mais de 250 títulos, alguns dos quais serão exibidos durante o evento. Filmes como “Parceiros da Floresta” e “A Floresta que Você Não Vê – Narrativas do Médio Xingu” ilustram iniciativas de preservação ambiental e desenvolvimento sustentável.

Exibições e Participações Especiais

Filmes como “Escute: A Terra Foi Rasgada” e “Mensageiras da Amazônia” também serão exibidos, mostrando a resistência e a luta dos povos indígenas contra a destruição ambiental. “Mulheres na Conservação” retrata a vida de pesquisadoras que lutam pela preservação da biodiversidade no Brasil.

Save the Date

Data: 5 a 12 de junho de 2024
Local: Estação Net Rio (Botafogo, RJ) e Cine Arte UFF (Niterói, RJ)
Entrada: Gratuita
Informações: Ecofalante

CONFIRA AQUI A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

A Mostra Ecofalante de Cinema Rio é viabilizada pela Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Itaú e IHS. O evento conta com o apoio institucional do Instituto Francês, do projeto Pedagogias da Imagem da SeCult-UFRJ, do Programa Ecofalante Universidades e do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. Os parceiros educacionais incluem a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A produção é da Doc & Outras Coisas, com coprodução da Química Cultural e realização da Ecofalante e do Ministério da Cultura.

Leia também:

10 melhores cidades do mundo para a cultura atualmente

16 Filmes Brasileiros Incríveis Dirigidos por Mulheres para Celebrar o Dia Internacional da Mulher

No Dia da Consciência Negra: 5 Filmes para Conscientizar




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...