“Quem tem boca vai a Roma”, dizem – apesar de a origem do termo vir de “vaia” e não de “vai a” – a verdade é que Roma é um dos destinos turísticos mais procurados no mundo. E aonde andar, passear por ali? Já sabemos, não faltam museus, basílicas e praças históricas, mas aqui vamos falar de um lugar realmente inusitado para se visitar na Cidade Eterna.
Coppedè! Um lugar tão bonito arquitetonicamente falando, quanto mágico por haver uma história muito interessante, além de não fazer parte do roteiro turístico clássico, e aglomerado de gente.
É um pedacinho de bairro, um lugar de fadas: são 26 mini edifícios e 17 casas que fazem parte de um bairro maior, o Trieste.
Projetado pelo arquiteto e escultor florentino Gino Coppedè, o pequeno bairro que leva o seu nome, foi definido por muitos como um lugar mágico onde reinam o encantamento e a admiração.
Este ângulo extravagante da cidade, fora construído entre 1915 e 1927, pensado inicialmente para ser um verdadeiro bairro residencial, uma espécie de vilarejo, mas infelizmente o projeto restou inacabado após o misterioso suicídio de seu criador.
Coppedè aparece hoje como uma mistura de estilos, onde simbolismos do renascimento, santuários sagrados, lustres neogóticos, brasões barrocos, arcos triunfais romanos, composições em estilo liberty, torres góticas e assim por diante, coexistem perfeitamente em um mix do que poderia ser considerado como uma cafonada, pela mistura de estilos, mas que, na verdade, é tido como uma arte única e particular, inovadora, sensível e muito interessante.
A entrada para o bairro se dá pela Via (rua) Dora, onde os visitantes são recebidos por um arco decorado por máscaras e afrescos com cavaleiros medievais, tudo iluminado por um lustre de ferro batido. Primeiramente se veem o Palácio dos embaixadores (Palazzi degli ambasciatori), com sua profusão de armas, mosaicos e personagens mitológicos.
Vê-se Dante e Petrarca ao lado da cúpula de Santa Maria del Fiore, em Florença, o Lobo Capitolino, símbolo de Roma, pintado com Rômulo e Remo em uma varanda perto do Leone di San Marco, de frente para um navio a vela, emblemas venezianos.
Mas muitas outras cenas da sétima arte foram gravadas no bairro como Il profumo della signora in nero, de Francesco Barilli, Ultimo tango a Zagarolo de Nando Cicero e Audace colpo dei soliti ignoti de Nanni Loy.
Coppedè é realmente um lugar que vale a pena conhecer em Roma!
CAMINHANDO PELAS RUAS CHEIAS DE FONTES, E HISTÓRIA, EM ROMA
ESPANHA: DESCOBRINDO AS CITTASLOW, CIDADES ONDE SE VIVE MELHOR
LAKE HILLIER: AS CAUSAS DO MISTERIOSO LAGO ROSA
Categorias: Viajar
ASSINE NOSSA NEWSLETTER