Índice
Quando o assunto é o ecoturismo, a Chapada dos Guimarães é uma das prioridades dos turistas brasileiros e estrangeiros. O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães é uma unidade de conservação brasileira, localizada no estado do Mato Grosso, mais especificamente nas cidades de Chapada dos Guimarães e Cuiabá. Sua área compreende um território de 33 mil hectares ao todo e é administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
A Chapara dos Guimarães é formada por várias montanhas de granito, despenhadeiros e cânions que fazem a beleza agreste da região do cerrado mato grossense. Muitas atividades são feitas na Chapada dos Guimarães, entre elas trekking, rapel, flutuação e escalada, além da caminhada pelas trilhas da chapada.
Conheça as principais atrações da Chapada dos Guimarães:
foto: chapadaoffroad
Por aqui a ordem é realizar caminhadas em áreas naturais com vegetação abundante, além de uma vista na Crista de Galo com visualização de 360° dos paredões areníticos, banhos no Poço da Anta e flutuação ao longo do Rio Claro.
No Vale do Rio Claro é possível fazer caminhadas, banho em cachoeiras, ciclismo, travessia e observação de fauna.
O acesso só pode ser feito com guia ou condutor cadastrado ao parque e com agendamento prévio. Para agendar, acesse este site aqui.
O agendamento deve ser feito até 11h30 horas do dia do passeio, sendo a entrada permitida entre 8h30 e 12h00 e a saída até 17h00.
foto: ecotrilhaschapada
Visão panorâmica de um extenso mar de morros, da planície pantaneira e da capital Cuiabá, é o que oferece o Mirante da Chapada dos Guimarães (Centro Geodésico), enquanto que o Horto Florestal abriga várias mudas para reflorestamento.
Já o Centro Histórico da Chapada é um excelente lugar para compras de produtos artesanais.
foto: tripadvisor
A Cidade de Pedra é uma cidade em ruínas, literalmente. Com vários paredões de formações rochosas e com 350 metros de desnível, esculpidas pelo vento e pela chuva nas áreas planas do lugar. Véu da Véu da Noiva
Mesmo que nunca tenha ido, você já viu muitas imagens com esse importante Parque Nacional, com biodiversidade, chapadões e quedas d’água gigantescas.
Na sede do Parque, você poderá desfrutar de atividades de caminhada, banho de cachoeiras e a contemplação com o acompanhamento de guias, destacando-se a cachoeira Véu da Noiva, a trilha das Cachoeiras e o morro São Jerônimo.
foto: ecotrilhaschapada
Para chegar à Chapada dos Guimarães você deve utilizar a Rodovia Emanuel Pinheiro – MT 251 até a entrada principal do parque após 50 quilômetros de estrada. Mais informações, clique aqui.
Leia também:
DESCANSO NO CARNAVAL: CONHEÇA 5 CACHOEIRAS PARA FUGIR DA FOLIA
BED AND LEARN: COMO VIAJAR GRÁTIS EM TROCA DE HOSPITALIDADE E CONHECIMENTOS
QUE TAL CONHECER O MUNDO TRABALHANDO EM FAZENDAS ORGÂNICAS?
Fonte foto capa:shutterstock
Categorias: Viajar
ASSINE NOSSA NEWSLETTER