Tão famosa por seus prédios, São Paulo é conhecida como uma “cidade cinza”, ou seja, com muito pouco verde. O lado interessante é que a fama se espalhou, ao menos em parte, para o restante do país, mas isso não é verdade, tanto o estado paulista quanto a capital paulistana possuem inúmeros atrativos para o ecoturismo, ou o turismo verde. Destaque para a Serra da Mantiqueira no Parque Estadual de Campos do Jordão, APAs da cidade de São Paulo, Parque Estadual da Cantareira, Parque Estadual das Fontes do Ipiranga e Jardim Botânico.
Áreas de Proteção Ambiental – APAs da cidade de São Paulo
Localizado na cidade de São Paulo, deixando-a um pouco mais verde e completa, as áreas constituem a oportunidade perfeita para quem deseja conhecer um pouco mais da Mata Atlântica intocada.
Composta pelas regiões da Aldeia Indígena Tenondé Porã, aldeia localizada na trilha ecológica até a beira da Represa Billings, o Centro Paulus, ótima área verde com pousada e vários eventos, o Instituto Pedro Matajs, local para plantação onde o visitante pode comer das hortaliças e outros alimentos colhidos nas terras e o Bairro do Colônia, local que representa a cultura dos primeiros colonos alemães em São Paulo, tem também o cemitério presbiteriano e a borda da Cratera de Colônia, feita pela queda de um meteoro.
Serra da Mantiqueira no Parque Estadual de Campos do Jordão
Localizado na cidade mais “europeia” de São Paulo, o Parque Estadual de Campos do Jordão é sede do nacionalmente famoso Festival de Inverno da cidade, dedicado à música erudita que acontece todos os anos no mês de julho.
Possui um centro de visitantes com painéis fotográficos contando a história do local, trilha para cachoeiras com três quedas d’água e com várias araucárias, espécie típica da Mata Atlântica, e também a Trilha dos Campos, ligando o parque a duas outras trilhas da região, a das Quatro Pontes e as da Cachoeira, tudo lindamente recheado pela flora e fauna locais.
Parque Estadual da Cantareira
Literalmente uma floresta dentro da maior metrópole do país. O parque possui cerca de 79 milhões de metros quadrados divididos em núcleos. Destes núcleos, quatro são liberados para visitação (Pedra Grande, Engordador, Águas Claras e Cabuçu), repleto de paisagens lindas e trilhas de todos os tipos.
O parque fica localizado na região Norte de São Paulo na rua do Horto, 1799.
Parque Estadual das Fontes do Ipiranga e Jardim Botânico
Foto: wikipedia.org
Algumas pessoas nem sabem, acham que Curitiba e Rio de Janeiro não são as únicas cidades brasileiras que têm um Jardim Botânico, mas São Paulo também possui o seu. está localizado dentro de um parque estadual, na região Sul de São Paulo, chamado Fontes do Ipiranga.
No local, o visitante é convidado a escolher o roteiro que mais lhe agrada, sejam as trilhas, os caminhos pelas Exposições, Salas de Pesquisa e Ambientes Temáticos e muita natureza sendo estudada. São quatro roteiros e uma lista de atrativos, que levam de 1h a 3 horas cada. Os roteiros são chamados de Alameda Fernando Costa e Museu Botânico Dr. João Barbosa Rodrigues, o Caminho das Águas a Trilha Sensorial – Estufa da Mata Atlântica e o Jardim dos Sentidos.
Excelentes oportunidades para fazer turismo verde na cidade e no estado de São Paulo. Aproveite as férias e conheça mais a sua cidade.
Leia também: As férias alongam a vida e melhoram a defesa imunitária
Fonte e fonte fotos: passaporteverde.org.br
Categorias: Viajar
ASSINE NOSSA NEWSLETTER