Índice
Você sabia que o óleo de abacate pode ser utilizado de várias formas, desde a culinária, como na cosmética e em tratamentos terapêuticos?
Você sabia que, além disso tudo, é possível extrair o óleo do abacate de forma caseira?
Veja essas e outras informações relacionadas aos usos e benefícios do óleo de abacate.
O abacate tem uma polpa rica em vitaminas A e E, tiamina, folato e riboflavina, além de ter até até 25% de gorduras insaturadas saudáveis em sua composição.
O óleo derivado desse fruto é extraído através da prensagem da polpa do abacate maduro.
O óleo de abacate é uma opção saudável para o preparo dos alimentos e é considerado um dos melhores óleos para a saúde, podendo ser utilizado em temperatura ambiente para tempero de molhos, pastas e saladas.
Além do emprego culinário, pode ser utilizado em cuidados de beleza da pele e do cabelo e em tratamentos terapêuticos ou medicinais do corpo, tanto topicamente como para uso interno.
Este óleo é muito bom para a saúde, pois previne e trata doenças como pressão arterial elevada, problemas de pele, artrite reumatoide, obesidade, colesterol alto, problemas de visão, gengivite, inflamações e deficiências nutricionais.
Outras propriedades e benefícios do óleo de abacate são:
No programa Você Bonita da TV Gazeta, a nutricionista Dra. Gabriela Paschoal fala sobre os benefícios do óleo de abacate, e também sobre como consumi-lo para tirar melhor proveito desse óleo, pois, mesmo sendo considerado seguro, e em geral não apresentar contraindicações e efeitos colaterais, é necessário que seja usado sem abusos e de forma adequada.
Ela recomenda que, antes de fazer uso desse óleo, consultar um médico para saber de forma pessoal e específica qual a melhor forma de utilizar o óleo de abacate.
A respeito da aplicação na pele, teste primeiro um pouquinho em uma área do corpo que seja menos exposta e observe, caso ocorra irritação com coceira, erupções cutâneas e vermelhidão, é sinal de reação alérgica.
Se ingerido, o óleo de abacate pode interagir com medicamentos anticoagulantes como a Varfarina, que é usada para retardar a coagulação sanguínea, diminuindo assim o seu efeito.
Pessoas com esteatose hepática (gordura do fígado) precisam ter cuidado e fazer controle médico ao consumir óleo de abacate.
Aprenda neste vídeo do canal Meu Cabelo Crespo Afro Tipo 4C, como fazer óleo de abacate 100% caseiro, puro e natural. Anote os ingredientes e veja o passo a passo no vídeo.
Após aberta a embalagem que contém o óleo de abacate, sua durabilidade é de cerca de 6 meses. Caso seu óleo de abacate seja industrializado, ele pode ser armazenado em um local fresco e seco protegido da luz e do calor, sem precisar colocar na geladeira.
Talvez te interesse ler também:
10 RECEITAS COM ABACATE. VEGANAS, SALGADAS E DOCES
ABACATE: USOS, PROPRIEDADES E BENEFÍCIOS CIENTIFICAMENTE
CHÁ DE CAROÇO DE ABACATE – VOCÊ CONHECE?
ABACATE NA COZINHA – VÁRIOS USOS, NÃO SÓ COMO FRUTA
Categorias: Usos e benefícios
ASSINE NOSSA NEWSLETTER