Índice
Aveia é um cereal cultivado há mais de 2 mil anos. Originário do Médio Oriente, espalhou-se pelo norte da Europa e, de lá, veio para as Américas. Antes de ser usada como alimento, de gente e gado, a aveia já era considerada medicinal.
A aveia que comemos hoje em dia é a Avena sativa, a comum, mais produtiva do que a aveia selvagem de antanho.
É um alimento leve, de digestão lenta porém fácil, que traz uma sensação de saciedade boa, gostosa. Sua riqueza em fibras possibilita a limpeza do organismo do excesso de gorduras ingeridas, regularizando as funções intestinais e mantendo a saúde do trato digestivo. A saciedade que a ingestão de aveia nos dá ajuda na redução do peso corporal (mas, não abuse da aveia pois, em demasia, como tudo, ela também pode engordar).
A aveia tem dois tipos de fibras, uma não solúvel, que faz essa limpeza intestinal incrementando o bolo fecal e regularizando as evacuações e outra, solúvel, a betaglucana, que fermenta no intestino grosso e, como resultado deste processo, expulsa do organismo os microorganismos nocivos, reduz o colesterol impedindo a sua reabsorção pelo organismo. Paralelamente a esse processo resultante da betaglucana, a ingestão regular de aveia reduz os níveis da pressão arterial.
Leia também: PRISÃO DE VENTRE: ATÉ QUANTOS DIAS É NORMAL NÃO IR AO BANHEIRO?
PRESSÃO ALTA: SINTOMAS, CAUSAS E REMÉDIOS NATURAIS
Outro benefício das betaglucanas da aveia é que estas fortalecem o nosso sistema imunológico reduzindo as ocorrência de infecções e de inflamações recorrentes, situação que origina diversas doenças.
As fibras que a aveia contêm têm uma ação muito importante no controle e redução de tumores pois que, durante o processo de digestão das gorduras, essas se ligam a compostos cancerígenos formados pelo nosso organismo levando-os para fora de nós. Esta ação anticancerígena da aveia é potencializada por esse cereal agir como um protetor do DNA, o que reduz o risco dos genes sofrerem modificação mutagênica o que aumentaria o risco de desenvolvimento de câncer.
Para manter o colesterol equilibrado, basta consumir meia xícara de chá de aveia ao dia. Essa mesma quantidade também é suficiente para manter as taxas de açúcar no sangue nos níveis adequados.
Uma dieta com ingestão frequente de aveia ajudará o nosso organismo a evitar a sobrecarga de glicose e insulina e permitirá que a glicose seja absorvida de forma lenta e gradual o que, no final, regulariza a liberação de insulina. Portanto, a aveia é especialmente indicada para diabéticos e todos os que sofrem variações dos níveis de glicemia.
DIABETES: 10 SINTOMAS INICIAIS BASTANTE COMUNS
Com todos esses atributos, a aveia é um excelente remédio contra estresse, fraqueza e fadiga, especialmente quando estes são associados com a depressão.
Aveia contém vitaminas B1, B3 e E cuja ação antioxidante reduz os radicais livres e os estragos por eles causados. A aveia é rica em zinco, silício, selênio, ferro, magnésio, fósforo e cobre. Além disso, este cereal é o mais rico de todos em proteína.
Grão integral prensado – pode ser usado para polvilhar frutas, saladas e iogurtes – ou flocos finos, moídos – adequados para sopas, mingaus e tortas.
O farelo de aveia é resultante da camada externa do grão de aveia, um subproduto da farinha – rico em fibras betaglucanas – pode ser polvilhado em pratos cozidos, sucos ou acrescentado à massa de pão, bolos ou biscoitos.
Resultado da moagem fina da parte interna do grão de aveia integral e, portanto, mais pobre em fibras e nutrientes – seu uso tem lugar em pães, panquecas e bolos e é uma alternativa ao uso da farinha de trigo (porém, pode conter traços de glúten).
No café da manhã com banana amassada, mel e canela em pó fica uma delícia. Também como mingau, mas existem mil maneiras de enriquecer o mingau de aveia. Veja nesta artigo aqui: MINGAU DE AVEIA: PORQUÊ FAZ BEM. RECEITA ORIGINAL E DICAS DELICIOSAS DE CONSUMO
1. O cereal Aveia sativa não contêm glúten porém, sua forma de cultivo, rotativa com outros cereais (trigo e centeio) faz com que existam traços desta proteína na aveia que comemos. Por esta razão não se pode afirmar que a aveia que compramos está isenta de glúten, o que é um problema para os que sofrem de doença celíaca.
2. Aveia é gostosa e produz saciedade o que pode levar a exagero na sua ingestão diária com produção de gases, pela fermentação intestinal, aumento do bolo fecal e número de evacuações e, caso não se beba água em quantidade suficiente, a prisão de ventre.
3. Algumas pessoas podem ter dermatite de contato com o farelo de aveia, uma ação protetora do nosso material genético.
COMO FAZER LEITE DE AVEIA CASEIRO
DIARREIA: 10 ALIMENTOS BENÉFICOS
COLESTEROL ALTO: UM PRATO DE CEVADA OU AVEIA PARA ABAIXÁ-LO
Categorias: Usos e benefícios
Publicado em 30/04/2021 às 7:29 pm [+]
Adoro comer flocos com sementes várias e leite. Sou diabético um pouco baldas ,mas caminho diariamente cerca de 8 kms para minimizar o meu espirito pouco certinho e um pouco anarca relativamente à diabetes.
Publicado em 18/07/2021 às 11:12 am [+]
Muito bom essa informação vou aplicar no meu dia a dia
Publicado em 19/07/2021 às 12:23 pm [+]
<3