Índice
Cambuci é um fruto brasileiro, nativo da Mata Atlântica, cujo nome científico é Campomanesia phaea, outrora muito abundante no sudeste do nosso país. Muito gostoso, saudável e ótimo para a saúde, veja aqui neste artigo.
O cambuci pertence à família das Myrtaceae, é um parente da goiaba, da pitanga e de muitas outras frutas boas das nossas matas.
Esta é a planta-símbolo da cidade de São Paulo pois, em tempos idos, abundava na região e foi muito usada durante o século XIX. Já esteve ameaçada de extinção e hoje é preservada em diversos projetos. Sua abundância deu o nome a um antigo bairro paulistano, o bairro do Cambuci, e seu nome de origem indígena, indica o seu formato, de pote ou melhor, de disco voador.
A árvore do cambuci pode atingir até os 6 metros de altura, de crescimento lento e com flores grandes, brancas e belas. Gosta de um certo frio para poder frutificar e se adapta a todo tipo de solo não suportando, no entanto, o encharcamento.
O fruto do cambuci tem tamanho médio, é cheiroso e lembra o limão no seu gosto ardido.
Este é um fruto rico em agentes antioxidantes e adstringentes. Seu alto conteúdo em vitamina C o faz um dos frutos mais ricos da nossa flora nativa.
É reconhecido seu alto teor em betacaroteno e também em magnésio, sódio, potássio, fósforo e cálcio e fibras.
Como remédio natural, faz-se dele chá da casca do fruto e das folhas das árvores.
A riqueza nutricional do cambuci foi estudada por Maria Cecilia Rocha Sanches e comprovadas suas potencialidades nutricionais.
Consumo regular e moderado de cambuci na forma de suco, antes das refeições, ajuda a controlar os picos glicêmicos.
O consumo de cambuci fortalece o sistema imunológico, alivia a inflamação das mucosas, facilita a transpiração e a respiração, reduz a ação das bactérias.
Ajuda a eliminar o excesso de muco e catarro, alivia a congestão no peito, melhora o fluxo de ar para pulmões e vias respiratórias, elimina as bactérias da tosse convulsa.
Cambuci é rico em betacaroteno que desempenha papel vital na saúde dos olhos, reduz o risco de degeneração macular.
Reduz os riscos de acidente vascular cerebral e auxilia no controle da pressão arterial devido ao seu elevado teor de potássio e magnésio
Cambuci é rico em ácido carnósico que é um neuroprotetor e atua como preventivo do Mal de Alzheimer e outras doenças neurodegenerativas. Nessa área da saúde, o cambuci atua pela ingestão como também pelos seus princípios aromáticos.
Esta é uma fruta riquíssima em vitamina C, um dos mais poderosos antioxidantes que existem.
Os componentes do cambuci são potencializadores do sistema imunológico
Cambuci é rico em ácidos graxos de cadeia média que favorecem a manutenção da umidade da pele mantendo sua hidratação natural. O consumo de cambuci na forma de creme dermatológico atua profundamente na pele mantendo os tecidos macios e flexíveis, reduzindo rugas e marcas de expressão.
O consumo regular de cambuci é preventivo do envelhecimento precoce
O sabor ácido e fresco deste fruto o faz ideal para o consumo em sucos, compotas, conservas, doces ou como condimento de pratos salgados. Lembra uma goiaba com limão, aromática e saborosa mas, para o consumo in natura, a gente “aperta os olhos” e saliva à vontade.
Não quer dizer que não seja gostoso – é sim, demais, só que é bem diferente do que estamos acostumados hoje em dia. Porém, vale a pena conhecer e se apaixonar por essa fruta nativa.
Outro uso bastante comum do cambuci é na feitura de licores e na aromatização de cachaça, ao gosto dos antigos tropeiros.
Mas também há quem use cambuci em molhos e recheios de pratos salgados.
Seus óleos essenciais são bem-vindos na fabricação de cosméticos e medicamentos.
Veja, na reportagem abaixo, uma série de pratos feitos com cambuci:
Neste link você pode ter acesso a um trabalho bastante interessante sobre o cambuci. Trata-se do texto “Cambuci – o fruto, o bairro, a rota: história, cultura, sustentabilidade e gastronomia” de Beatriz Amaral Galvão de França Andrade, Paulo Yasha Guedes da Fonseca e Flávio Lemos, editado em São Paulo, pela Ourivesaria da Palavra, 2011.
Vale a leitura e, mais ainda, experimentar o cambuci de todas as maneiras possíveis.
Fontes:
Talvez te interesse ler também:
Mamona (Ricinus communis): Usos e benefícios
Nardo: planta espiritual por excelência. Veja os benefícios
Boswellia serrata: Poderoso Anti-inflamatório e Analgésico Natural
Cohosh preto: planta que promove a saúde da mulher
Erva-botão (Eclipta alba): uma poderosa planta medicinal
Carnaúba: uma árvore espetacular 100% brasileira
Categorias: Usos e benefícios
Publicado em 13/02/2021 às 5:05 am [+]
Moro em salvador Ba, será que encontro a polpa dessa fruta por aqui? Ou então como conseguir?
Publicado em 12/09/2022 às 5:11 pm [+]
Pode se usar as flores, folhas e casca do tronco do Cambuci para tratamento medicinal?