Índice
A árvore da Noz-moscada ou Myristica fragrans é uma bela árvore de até 12 metros de altura, em forma de pirâmide e que se mantém sempre verde. Suas flores, pequenas, amarelinhas e suavemente perfumadas contrastam com seus frutos, vermelhos ou amarelados (conforme o grau de maturação) como grandes pêras carnudas em cujo interior está a semente, a nossa noz preferida para hoje.
Da noz-moscada, planta, vamos falar só da semente: dura, oleaginosa, ovalada e de cor acastanhada, com 4 cm de comprimento por 2 de largura, perfeitas em sua forma, cor e aroma (você conhece, certo?)
Noz-moscada é planta asiática de uso muito antigo na Ayurveda onde os clássico já relata sua utilização na cura em todo o continente indiano. Depois se espalhou seu uso para a europa e, pelos seus efeitos benéficos, foi considerada panaceia (que cura muita coisa): “Em 1702 o doutor Louis Lemery em seu ‘Tratado dos Alimentos’ faz da Noz-moscada uma verdadeira panaceia:
“Ajuda a digestão, fortifica o coração, o cérebro e o estômago, expulsa gases, provoca a menstruação nas mulheres e corrige mau hálito; como aquece bastante – eis porque devemos usá-la moderadamente – é recomendável em clima frio aos idosos, aos fleumáticos e aqueles que digerem com dificuldade, sendo de grande utilidade para aqueles que frequentam o mar…”.
Já em Veneza, em 1704, Paullini afirma seu uso terapêutico em 138 doenças distintas e diz que: “Saudável ou doente, vivo ou morto, ninguém pode prescindir dessa Noz, a mais salutar de todas”.
Na atualidade, “o pesquisador e professor indiano Bharat Aggarwal, PhD, do M.D. do Anderson Câncer Center no Texas afirma que a Noz-moscada pode prevenir e tratar os seguintes distúrbios: câncer, ansiedade, depressão, diarreia, aumento do colesterol, epilepsia, memória ruim e baixo desejo sexual (libido).”
Na Ayurveda, a noz-moscada é considerada com qualidades picantes, amargas e adstringentes, uma semente bastante quente e é recomendada para acalmar os doshas Vata e Kafa. Porém, caso seu dosha principal seja Pitta, tenha atenção pois, seus sintomas poderão se agravar afinal, Pitta é fogo.
Este óleo essencial é especialmente benéfico em casos de dores nas articulações e reumatismo ou tensões musculares e deve ser aplicado em massagens suaves.
Como já dissemos acima, se o seu dosha principal, predominante, for Pitta, evite a noz-moscada ou use com muito cuidado observando a alteração dos sintomas.
Se o fogo for demasiado a pressão subirá, o sono fugirá, a ansiedade aumentará, a menstruação descerá e até poderá ocorrer antecipação do parto ou mesmo, aborto.
Evite, totalmente, o uso da noz-moscada, em pó ou óleo essencial, em caso de gravidez, aleitamento ou criança pequena, a não ser que este seja expressamente recomendado por um médico.
Em alguns casos de hipotensão severa, evite também.
Segundo as indicações da Ayurveda, a dose diária de noz-moscada varia, individualmente, entre 300 mg e 2 gramas ao dia, um diapasão bastante amplo que depende do seu organismo específico.
Alguns indicam a noz-moscada ralada de fresco (até meia colher de café) em uma xícara de leite quente, chá quente ou leite vegetal de sua preferência.
Outros dizem que é preciso ferver a noz-moscada – eu não aconselho pois, sempre soube (por minha avó cozinheira) de que a noz moscada não deve ser levada ao fogo, ou seja, ela usava para temperar purê de batatas, carne, pudim de leite e outros mais mas, só colocava no final do preparo.
Um poção do sono bem interessante é esta aqui da Andrea Alves:
Mas, como ela bem diz, cuidado com o exagero na dose das especiarias se não quiser ter efeitos também exagerados como seja, por exemplo, dormir, dois dias seguido.
Apesar de todas essas afirmações é preciso que se busque a confirmação científica dos resultados que, podem até ser benéficos para uns e, talvez, maléficos para outros.
Sendo assim, para seu uso pessoal, procure artigos científicos, ou médicos naturalistas, fitoterapeutas, que o aconselhem.
Nós aqui só lhe damos um panorama do que se pode conseguir com o uso das plantas medicinais.
AYURVEDA: O QUE É E COMO SE APLICA
VATA, PITTA OU KAPHA: QUAL É O SEU DOSHA?
Categorias: Usos e benefícios
ASSINE NOSSA NEWSLETTER