Índice
Os chás, de modo geral, são amplamente conhecidos por suas qualidades medicinais, principalmente, no auxílio à perda de peso.
Um deles, o chá vermelho, vem das folhas da Camellia Sinensis, uma árvore nativa da Índia e China. Assim como ele, os chás verde, chás preto, chás branco e oolong também nascem na mesma árvore. O que muda é a forma de cultivo, coleta, preparo e acondicionamento das folhas. Tendo em vista isso, fica fácil saber que esses chás dividem propriedades bastantes interessantes. Quer saber quais?
O chá vermelho contém uma boa quantidade de antioxidantes, impedindo assim a ação dos radicais livres e prevenindo uma série de doenças, entre elas o câncer.
Além disso, este chá reduz o risco de doenças cardíacas, diminui a retenção de líquidos e ajuda na digestão.
Ele é capaz ainda de prevenir o envelhecimento precoce, protegendo a pele contra os raios ultravioletas.
Há ainda, entre os benefícios, o poder de agir como um antidepressivo natural por seus efeitos calmantes.
Contém ainda a propriedade de acelerar o metabolismo, ajudando na queima de gordura, tornando-se assim um importante aliado na perda de peso.
Já existem estudos que indicam que sim.
O chá vermelho, assim como o verde e o preto, podem ajudar muito no emagrecimento. Um desses estudos foi feito em 2007, publicado no The American Journal of Clinical Nutrition e demostrou uma perda de peso 17% maior no grupo que fez uso do chá constantemente.
Como já se sabe, as suas folhas contém catequina, uma substância que é capaz de inibir a ação dos reguladores de noradrenalina, ajudando o corpo a ter mais condições de queimar mais gordura.
O chá vermelho é ainda um alimento termogênico, capaz de acelerar o metabolismo, ajuda na sensação de saciedade e facilita a digestão.
Por todas essas coisas, ele é sim bem eficiente no emagrecimento.
No entanto, é importante lembrar que nenhum chá por si só faz milagre.
O chá vermelho funciona como um complemento de uma alimentação equilibrada e rica.
Existe uma dieta baseada no chá vermelho, que propõe o consumo de 4 xícaras por dia por 5 dias. Mas, vale lembrar, esse é um regime restritivo. É importante destacar que o chá vermelho também tem suas contraindicações.
O chá vermelho contém cafeína e pode ser prejudicial para pessoas sensíveis a ela, como nos casos de insônia ou hipertensão.
Por isso, o mais recomendado é beber duas xícaras de chá por dia apenas.
O ideal é sempre procurar um especialista para saber qual a melhor opção para cada pessoa, antes de partir para qualquer tipo de dieta alimentar.
Com isso em vista, será possível curtir o melhor que o chá vermelho tem a oferecer para a saúde, e não apenas em termos de emagrecimento, mas como um antioxidante que previne doenças, o envelhecimento precoce e ainda por cima proporciona bem-estar sendo um antidepressivo natural 🙂
CHÁ DE HIBISCO → BENEFÍCIOS, CONTRAINDICAÇÕES E COMO FAZER
CHÁS EMAGRECEDORES: NATURAIS E EFICIENTES
CHÁ GELADO: 5 RECEITAS PARA PREPARAR EM CASA
Categorias: Usos e benefícios
ASSINE NOSSA NEWSLETTER