Índice
Fruta de sabor exótico e inesquecível, o caqui pode trazer muitos benefícios para nossa saúde. Embora sua versão mais conhecida tenha origem na China, o caqui é encontrado por todo o mundo nos últimos séculos, inclusive no Brasil. Aliás, hábito muito comum e saudável das crianças é o de subir no pé de caqui para comer a fruta direto da árvore, pois o caqui é deliciosamente irresistível. Aqui você verá todos os benefícios do caqui! Engorda? Quantas calorias? Saiba tudo!
Em termos práticos, o caqui por si só não engorda, pois possui poucas calorias e gorduras. Para vias de comparação, cerca de 100 gramas de caqui comum possui em média 127 calorias, mas isso pode variar de acordo com cada tipo de caqui. Vale também notar que mesmo que seja considerado um alimento saudável, o caqui não deve ser consumido em excesso, pois também possui frutose, que pode ser causa de obesidade.
O caqui é muito rico em minerais e vitaminas, tais como vitamina A, C, E e B6, além de magnésio, cobre, fósforo e potássio, portanto é inevitável que faça bem à saúde. Se consumido adequadamente, é capaz de trazer benefícios para o sistema imunológico, prevenir envelhecimento com efeito rejuvenescedor, regular a pressão sanguínea e ainda prevenir câncer. Conheça aqui os principais benefícios do caqui para nossa saúde:
O ácido ascórbico (a tão conhecida vitamina C) é um dos principais motivos dos diversos benefícios do caqui. Esta vitamina melhora o sistema imunológico, fortalecendo o organismo contra gripes e resfriados que costumam surgir nos momentos mais incômodos da vida.
Leia tamém: CURAS E REMÉDIOS NATURAIS PARA GRIPES E RESFRIADOS
A comunhão das vitaminas A e C presentes no caqui é a chave para a prevenção de variados tipos de câncer. Isso porque lutarão contra os radicais livres do corpo, impedindo que células estranhas possam tomar conta se multiplicando.
Assim como a prevenção ao câncer, as vitaminas do caqui ajudarão na constante renovação celular do corpo, favorecendo o aspecto jovial, uma vez que o envelhecimento precoce será retardado. O consumo diário de ao menos 1 caqui é o suficiente para começar a garantir este benefício.
Leia tamém: O SEGREDO PARA NÃO ENVELHECER? FICAR EM PÉ
O caqui também possui potássio, mineral muito importante no controle da pressão sanguínea. Sendo assim, o caqui é altamente indicado para quem sofre de distúrbios de pressão, tal qual a hipertensão. Aqui é necessário um cuidado especial, pois o caqui não deve ser consumido em demasia por quem já tem pressão baixa, uma vez que isso pode piorar o caso.
As vitaminas do complexo B presentes no caqui têm mostrado grandes resultados como antioxidantes que auxiliam na manutenção da saúde dos olhos. Alguns estudos, inclusive, já mostraram que o consumo das vitaminas deste complexo podem auxiliar no tratamento de catarata e cegueira noturna.
Além de tudo isso, o caqui é ótimo para regular o metabolismo e a digestão. Seu consumo moderado (no máximo 2 caquis por dia) é considerado mais do que o suficiente para obter todos os benefícios desta deliciosa fruta.
Embora o caqui seja uma fruta cheia de benefícios que colaboram para a manutenção de uma boa saúde, é importante sempre buscar a orientação de um médico caso queira fazer uso desta fruta para o tratamento de uma mazela ou outra. Automedicar-se ou criar dietas sem a orientação de um profissional de saúde pode agravar ainda mais qualquer debilidade constatada no organismo.
14 ALIMENTOS LIMPADORES DO SISTEMA CIRCULATÓRIO
MORANGO: 10 RAZÕES PARA COMER MAIS E MAIS
JABUTICABA: PROPRIEDADES MEDICINAIS E USO POPULAR
Categorias: Usos e benefícios
Publicado em 08/06/2022 às 12:41 am [+]
Nossa eu n gostava de caqui não mas aí eu aprendi a gosta maravilhoso pra todas as áreas
Publicado em 08/06/2022 às 10:15 am [+]
🙂 <3