Índice
O pequi é uma fruta nutritiva, oleosa, rica em potássio, antioxidantes, e vitaminas A e E. Na região de cerrado, o pequi entra em diversos pratos típicos e bebidas. Mais recentemente seu óleo está sendo incorporado à xampus produtos hidratantes para o cabelo, função esta que já era usada pela população tradicional das regiões de cerrado.
“Por ter vitaminas A e E o óleo de pequi ajuda no crescimento saudável dos cabelos, além de diminuir o volume dos fios deixando-os com aspecto mais hidratado. Se utilizado regularmente, o cabelo cresce mais saudável e sem frizz. Ele também diminui irritações do couro cabeludo, regenera a fibra capilar, e promove um alto brilho e sedosidade aos fios.” É desta forma que a Oleoterapia Brasil apresenta o óleo de pequi para uso capilar.
Quem já o experimentou nos cabelos diz que este óleo tem um cheiro forte e uma cor encorpada que lembra o azeite de dendê.
Mas, é altamente umectante e pode ser usado sem medo pois, após a lavagem com xampu, o cabelo não fica pesado, nem baço.
Aplique óleo de pequi nos fios, massageando bem, duas horas antes de lavar o cabelo. Se o cheiro do óleo não incomodar você, pode até dormir com os cabelos umectados, envoltos em um lenço. Depois desse tempo, lave os cabelos com seu xampu habitual. Seus cabelos ficarão hidratados, macios e brilhantes.
Misture uma colher de chá de óleo de pequi com duas colheres de sopa da sua máscara capilar habitual. Espalhe por toda a cabeça e deixe, pelo menos, meia hora. Não use touca térmica para que as propriedades do pequi não se percam, o que acontece com a elevação da temperatura.
Este procedimento é adequado para quem tem o cabelo quebradiço pois, tem a função de proteger a fibra capilar. Massageie com óleo de pequi puro, aguarde um tempo e lave normalmente.
Ponha uma pequena quantidade de óleo de pequi na palma da mão e passe sobre os fios lavados, sem atingir a raiz do cabelo.
A quantidade de óleo de pequi que você vai usar dependerá da quantidade de cabelo que você tenha mas, em geral se recomenda que não usar mais do que uma colher de chá do óleo (na palma da mão essa quantidade faz uma rodela do tamanho de uma moeda pequena).
Se você tem cabelo seco, danificado por química, chapinha ou secador, faça a umectação ou a hidratação completa de 1 a 2 vezes por semana. Caso seu cabelo seja normal, use o óleo de pequi a cada quinze dias e, se for oleoso, use só uma vez ao mês.
* Na pele, o óleo de pequi pode ser usado para evitar o envelhecimento precoce, graças às suas vitaminas A e E que combatem os radicais livres.
* Também pode ser útil no tratamento da pele seca
* Nos casos de eczema, dermatites e pele rachada, por suas qualidades anti-inflamatórias, o óleo de pequi pode ser de grande ajuda
* Este óleo pode ser usado normalmente como um hidratante ou em receitas de hidratantes que levem óleo vegetal.
* Pode ser usado antes de dormir e também durante o dia, deixando-o agir por meia hora sobre a pele interessada. Mas atenção, se for sair de casa, lave bem a pele antes, principalmente se o tiver usado no rosto. Nenhum óleo combina com exposição solar, pois poderia queimar e manchar a pele.
COMO PLANTAR PEQUI E FAZER AS SUAS MUDAS
PEQUI É FRUTA DE PEQUIZEIRO, DELICIOSA, MEDICINAL, BRASILIERA
ÓLEO DE ARGAN – PARA CABELOS, UNHAS, ROSTO E CORPO
COMO FAZER O CABELO CRESCER RÁPIDO: DICAS E REMÉDIOS NATURAIS
AMÊNDOA DE PEQUI: SAÚDE E SABOR ÚNICOS DO CERRADO
Categorias: Usos e benefícios
ASSINE NOSSA NEWSLETTER