Índice
A iguaria de origem indígena e típica do Brasil é feita com a fécula da mandioca. Fécula é a substância farinácea extraída de tubérculos, raízes ou grãos ricos em amido (o carboidrato mais comum na alimentação humana).
O termo tapioca pode se referir seja à farinha que ao prato obtido a partir desta. A farinha da tapioca é uma farinha muito delicada para o intestino e não contém glúten. Vejamos quais são as suas propriedades e os seus valores nutricionais.
100 gramas de farinha de tapioca contêm:
89g de carboidratos; 0,9g de fibra alimentar, 3,3g de açúcares e 360 calorias.
20 mg de potássio, 1 mg de ferro, 12 mg de cálcio, 12 mg de fósforo e 0,1 mg de riboflavina.
A farinha de tapioca é pobre em lípidos que representam apenas 0,2% do produto (100 g), enquanto que as proteínas constituem 0,6%.
A farinha da tapioca não contém glúten nem gordura, é leve e facilmente digerível, ideal para pessoas que têm problemas de digestão, dores de estômago ou problemas intestinais, assim como para os portadores de doença celíaca. Por conter um alto índice glicêmico, o seu consumo é ideal para atletas.
Sarolho e malcasado. Fonte foto: wikipedia
Ingrediente muito usado na nossa culinária, principalmente no Norte e Nordeste, onde se fazem beijus de todos os tipos, bolinhos e pudins como o cuscuz de tapioca, o sarolho e o malcasado, embora a receita mais popularmente conhecida seja a tapioca na chapa, ou de frigideira, recheada principalmente com coco ou queijo coalho.
Aquela farinha para tapioca que a gente compra no supermercado geralmente contém conservantes. Dá para fazer a farinha da tapioca usando apenas o polvilho (doce ou azedo mas o doce tem um sabor mais neutro que fica bom com tudo) e um pouco de água com uma piadinha de sal. Veja a receita no link abaixo:
Leia também: COMO FAZER TAPIOCA?
O consumo da farinha de tapioca não tem contraindicações particulares. Os diabéticos devem levar em conta porém que o seu índice glicêmico é alto, ainda que mais baixo que o do pão, e devem perguntar ao seu médico sobre o consumo de tapioca.
Talvez te interesse ler também:
BISCOITO DE POLVILHO AZEDO – ANTIGA RECEITA MINEIRA QUE PAULISTA ADORA
RECEITAS SAUDÁVEIS E DELICIOSAS PARA SUBSTITUIR A FARINHA DE TRIGO
Categorias: Usos e benefícios
ASSINE NOSSA NEWSLETTER