Índice
O chá da flor de hibisco traz inúmeros benefícios e usos para nossa saúde. Embora haja algumas contraindicações, o chá de hibisco é capaz de auxiliar na digestão, diminuir a pressão arterial, fortalecer o sistema imunológico e ainda combater problemas inflamatórios. Pode facilmente reduzir o risco de diversos tipos de câncer e também ajuda a tratar doenças do fígado. Mas um de seus usos mais populares é como auxiliar na perda de peso por ajudar a acelerar o metabolismo.
Com vimos aqui: CHÁ DE HIBISCO: BENEFÍCIOS, CONTRAINDICAÇÕES E COMO FAZER, o chá de hibisco é capaz de nos fornecer inúmeros benefícios, os quais listamos abaixo:
Rico em antioxidantes, o chá de hibisco ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim no sangue.
Os antioxidantes também ajudam a reduzir ou a neutralizar a ação dos radicais livres presentes no corpo que prejudicam a saúde como um todo, especialmente a do fígado.
Rico em vitamina C, o chá de hibisco estimula o sistema imunológico.
A flor do hibisco também possui propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas.
O chá de hibisco auxilia na restauração do equilíbrio hormonal, reduz portanto os sintomas da TPM.
Sua riqueza em vitaminas e minerais faz com o chá de hibisco seja um dos antidepressivos naturais mais conhecidos da medicina.
O chá de hibisco é um chá poderoso para os hipertensos pois a capacidade de reduzir a pressão arterial.
O chá de hibisco melhora o funcionamento do intestino.
Também auxilia no processo digestivo, ajudando o organismo a digerir e a eliminar os alimentos rapidamente.
Isso também influencia e auxilia na perda de peso, uma vez que a queima de calorias será mais rápida. O chá de hibisco é acelerador do metabolismo.
Além de ser um chá ótimo para ser bebido depois das refeições (pois melhora a digestão e acelera o metabolismo, como dissemos acima, além de outros benefícios), saiba que o chá de hibisco pode ser usado como colorante natural. Abaixo linkamos um artigo nosso sobre como ter cabelos naturalmente vermelhos usando chá de hibisco:
HIBISCO: COMO TINGIR O CABELO DE VERMELHO USANDO ERVAS NATURAIS
Em termos gerais o consumo de chá de hibisco é considerado seguro para a maioria das pessoas. No entanto, é importante observar que existem algumas precauções e alguns grupos de risco que geralmente devem evitar o consumo deste chá. Podemos citar o caso das gestantes que sabidamente devem evitar o seu consumo, uma vez que o chá de hibisco provoca alterações hormonais e pode ser agente de aborto espontâneo. É igualmente importante notar que não existem evidências científicas deste fato, mas é aconselhável evitar seu consumo ao menos durante a gestação.
Como recomendação geral, orienta-se sempre a procurar um médico, profissional de saúde ou nutricionista antes de optar pela adoção de chá de hibisco a sua dieta, uma vez que somente este profissional será capaz de lhe indicar a quantidade ideal de seu consumo, se necessário.
Fontes : WebMed e Organic Facts
COMO CUIDAR E CULTIVAR HIBISCO. VEJA FOTOS E DICAS PRECIOSAS!
10 RECEITAS DE CHÁ DE GENGIBRE: QUENTE E GELADO
DESINTOXICAR O FÍGADO TOMANDO CHÁ À NOITE – 5 RECEITAS
Categorias: Usos e benefícios
ASSINE NOSSA NEWSLETTER