Índice
Todos nós sabemos da importância de se manter hábitos saudáveis no nosso cotidiano. Um deles é manter uma alimentação equilibrada.
Um dos componentes de uma dieta saudável é o cereal, ou melhor, os cereais, já que são muitos. Eles fornecem vitaminas e minerais e são uma rica fonte de fibras.
Um dos cereais mais consumidos por quem leva uma alimentação saudável é a quinoa. Originário da Bolívia, esse grão é muito consumido na região dos Andes e considerado um cereal sagrado pelos Incas, devido aos seus benefícios para a saúde.
A quinoa é tão nutritiva que a Academia de Ciências dos Estados Unidos a qualificou como o melhor alimento de origem vegetal para o consumo humano.
A quinoa contém, além de proteínas, vitaminas A (importante para a saúde dos olhos), B1, B2 e B3 (relacionados ao bom funcionamento do sistema nervoso central), B6 (ligada aos processos inflamatórios), E e C (antioxidantes, ou seja, previnem danos as nossas células), ferro (previne anemia); fósforo e potássio (ligados ao bom funcionamento dos músculos), magnésio (relacionados aos processos antiinflamatórios), zinco (constituinte do sistema imune) e o cálcio (contribui para boa formação dos ossos e dentes).
Por ser uma fonte de fibras, o grão ajuda no bom funcionamento do intestino, colabora na absorção do colesterol e da glicose. Também é rico em ômega 3 e 6, fitoestrógenos (substâncias naturais que imitam a ação de certos hormônios), ajudando a amenizar os sintomas da TPM e da menopausa.
Por ser rica em proteínas, a quinoa ajuda no fortalecimento muscular, sobretudo para quem pratica atividades físicas. Devido às suas quantidades de ômega 3 e 6, ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares e na redução do colesterol. Como é rica em zinco, atua no fortalecimento do sistema imunológico e nos processos de cicatrização.
As fibras presentes no grão dão uma sensação de saciedade e, por isso, é muito usado em dietas para emagrecimento. Além do mais, o valor energético da quinoa é de apenas 336 calorias para uma porção de 100 gramas. Todas essas propriedades e as baixas calorias da quinoa auxiliam quem faz ou pretende começar uma dieta rica e saudável.
A quinoa pode ser usada de diversas formas, tanto o grão, quanto a folha, que podem ser preparadas refogadas, assim como preparamos o espinafre.
O grão pode ser preparado de várias maneiras: cozido e temperado como salada, preparado como arroz, e pode ainda ser utilizado no preparado de sopas, etc.
A farinha de quinoa pode ser usada no preparo de mingau, pães, pudins, massa de panqueca, bolos biscoitos, entre outros.
Uma outra grande vantagem desse grão é não possuir glutén (proteína encontrada no trigo), sendo uma ótima alternativa na alimentação dos celíacos.
O nutrólogo Roberto Navarro, da Associação Brasileira de Nutrologia, diz que não existe uma recomendação certa para o consumo diário de quinoa. “Pensando em uma dieta de 2 mil calorias, podemos dizer que duas colheres de sopa por dia são suficientes”.
A quinoa é muito versátil e, por isso, pode ser usada em diferentes tipos de pratos:
A quinoa pode ser usada para temperar a salada tanto como a semente propriamente dita como também na forma de farinha.
Leia também: 3 RECEITAS DE SALADAS DIFERENTES
Os grãos inteiros da quinoa podem ser consumidos como um cereal matinal, acompanhando leite ou iogurtes, por exemplo. Isso ajuda a acrescentar mais fibras ao preparo, melhorando o fluxo intestinal e garantindo a saciedade.
A farinha de quinoa pode ser usada no preparo de diversas receitas, como massa de bolos, tortas, pães e biscoitos. A proporção para substituir nas receitas é de um para um, ou seja, para cada xícara de farinha de trigo, use uma xícara de quinoa no lugar.
Leia também: FARINHA DE TRIGO BRANCA X INTEGRAL
Colocar uma colher de farinha de quinoa a sucos ou vitaminas acrescenta boas doses de cálcio, proteínas, ferro e zinco a essas bebidas, fora todos os nutrientes que as frutas já oferecem. Pelo fato de estarem em forma de suco, a frutas perdem muito das suas fibras, e a quinoa pode ajudar a equilibrar essas quantidades.
Consumir uma salada de frutas acompanhada da quinoa pode ser uma ótima opção de lanche após os exercícios, uma vez que as frutas são fontes de carboidratos e a quinoa, de proteínas – dois nutrientes indispensáveis para quem está praticando atividade física. A quinoa é um alimento de alto valor biólogo, ou seja, possui todos os aminoácidos essenciais que o nosso corpo precisa para funcionar corretamente.
Agora que você já sabe todos os benefícios da quinoa, que tal acrescentar esse nutritivo grão à sua dieta?
Talvez te interesse ler também:
SEMENTE DE CHIA: PROPRIEDADES, BENEFÍCIOS E USOS
TUDO QUE VOCÊ QUERIA SABER SOBRE O TRIGO-SARRACENO
ÓXIDO DE ZINCO → PROPRIEDADES, BENEFÍCIOS E CONTRAINDICAÇÕES
Categorias: Usos e benefícios
ASSINE NOSSA NEWSLETTER