Índice
No dia a dia costumamos ver símbolos femininos espalhados em vários lugares para identificar que é para uso deste gênero, porém, já parou para se perguntar sobre a origem e o significado desses símbolos? E já pensou que por trás deles podem existir significados muito mais profundos que a simples distinção de gênero?
Neste conteúdo, serão abordados os aspectos relacionados com estes símbolos, listados os principais deles com seus respectivos significados. Confira!
{index}
Vários símbolos femininos foram criados na Antiguidade para simbolizar deusas e serem também empregados como códigos da Alquimia, associados aos elementos da Natureza, para diferenciá-los segundo suas qualidades e características, como exemplo, os metais.
Estes símbolos e outros chegaram até nós e hoje são utilizados de diversas formas para identificar o gênero feminino.
Os Símbolos Femininos são formas de representar o gênero feminino e sua a essência marcada por características como: delicadeza, beleza, fertilidade e receptividade, atributos que refletem a sua natureza.
Veja quantos símbolos femininos existem, e seus respectivos significados, na seguinte lista:
A deusa Vênus representa a beleza, o amor, o nascimento, a fertilidade e a feminilidade e desde a antiguidade é representada pelo símbolo do círculo com a cruz.
O símbolo de Vênus é o mais conhecido dentre todos os símbolos femininos que existem.
Este símbolo é também utilizado na Astrologia e na Biologia para distinguir aspectos masculino e feminino.
Os símbolos masculino e feminino passaram a ser utilizados na Botânica, no século XVIII, com o sueco Carolus Linnaeus, criador da classificação científica das plantas, que passou a associar as espécies vegetais femininas com o símbolo de Vênus e as Masculinas com o de Marte.
O antigo símbolo chinês relacionado com o TAO (Todo), o Universo e a Criação, é formado por um círculo com duas partes opostas que se fusionam entre si representando a dualidade e a complementariedade entre o impulso vital feminino e o masculino, sendo assim a parte branca o Yang (masculino) e a parte preta o Yin (feminino).
O Yin está associado às qualidades femininas como: Intuição, Emotividade, Receptividade e Sensibilidade.
Este símbolo feminino de origem celta, constituído por 3 Círculos interlaçados, na antiguidade era utilizado para evocar a deusa Tripla, que representa as três fases da mulher: Virgem, Mãe e Velha.
Esta deusa é representada pelo lado obscuro da Lua e está ligada ao inconsciente e às sombras desconhecidas da psique é considerada a antítese de Eva, pois, segundo a Mitologia Hebraica, Lilith foi a primeira mulher de Adão, entretanto após brigar com ele, Lilith fugiu do Jardim do Éden e, por isso, Deus criou Eva a partir da costela de Adão para que ele tivesse uma companheira.
Entre os vários símbolos que personificam o mito de Lilith temos a meia Lua com uma cruz.
A Lua faz alusão às emoções e a cruz à sensualidade e energia sexual feminina.
O triângulo equilátero com a ponta para baixo está associado ao órgão sexual da mulher.
O elemento Água entre as várias simbologias que possui representa as emoções, a fecundidade, a fertilidade e a Vida.
Por estas representações a água está associada à feminilidade, à mulher e à vida.
Esse órgão responsável pela Vida e a funcionalidade de nosso corpo está associado ao Amor, a Doação, aos Sentimentos, a Intuição, a Sensibilidade e a Alma, aspectos fortemente femininos, por isso, é um símbolo da Força e do Impulso Vital Feminino.
Esse ser mitológico, com cabeça e tronco de mulher e o corpo de peixe, está associada à sedução, beleza e delicadeza, que são características femininas. Por isso, a Sereia simboliza o Feminino.
Na Cultura Japonesa, a Borboleta é símbolo da mulher, pois este inseto remete às qualidades de gentileza, delicadeza, sensibilidade e feminilidade.
De acordo com os Arquétipos da Psicanálise, o pé é um símbolo fálico (sexual) e sob este aspecto, os sapatos têm uma conotação erótica.
Além do mais, os sapatos para as mulheres representam acessório associado à vaidade, à feminilidade, à moda e à atração sensual, daí a sua ligação com o Feminino e sua expressão.
Flores estão fortemente associadas ao feminino porque representam a vida, o nascimento, o amor, a beleza e a delicadeza. Algumas espécies mais que outras, por semelhança aos órgãos femininos, mas todas têm conotação feminina talvez por cultura, por serem um presente tipicamente dado às mulheres.
Sabe-se lá porquê, mas a cor-de-rosa está ligada ao feminino sem que existam motivos racionais que justifiquem tal associação. Ao que parece, trata-se de um simples convenção cultural ocorrida em diversos países, e em épocas diversas mas, verdade seja dita, essa simbologia tende a desaparecer não obstante ainda existam homens que se neguem a usar cor-de-rosa.
Quem sabe o rosa (cor) pudesse se ligar à rosa (flor), e a rosa cor-de-rosa pudesse representar o amor independente do gênero pois o masculino e o feminino existe em todos nós como forças opostas e complementares.
Mas por hoje, estes foram alguns dos símbolos representantes da Força e do Universo Feminino que, como tais, representam o lado criativo e amoroso da vida que se espelha em cada um de nós.
Você conhece ou adicionaria outros símbolos? Conte para nós!
Talvez te interesse ler também:
CÍRCULO DE MULHERES: O QUE É, POR QUE FAZ BEM E COMO PARTICIPAR
A FORÇA E O PODER DO SAGRADO FEMININO. COMO RESGATAR ESSA FORÇA DIVINA EM VOCÊ
CONEXÃO MÃE TERRA – MÃE NATUREZA: COMO ENTRAR EM CONTATO COM NOSSA ORIGEM
Categorias: Significados
ASSINE NOSSA NEWSLETTER