Índice
O Olho de Hórus é um símbolo milenar, cuja origem remonta ao Antigo Egito, datada de, aproximadamente, cinco mil anos. Conheça toda sua simbologia e significado.
A representação do Olho de Hórus é inspirada no falcão, pois este símbolo é uma mistura do olho humano com o olho deste animal.
Segundo uma lenda egípcia, o deus Hórus, em uma luta contra o deus Seth, ficou sem um de seus olhos e adquiriu a visão do animal.
Através da magia, Hórus conseguiu recuperar novamente seu olho. Essa restauração da visão em Hórus, remete ao símbolo, ao significado de poder, proteção, regeneração e força.
No Egito antigo, a imagem era usada tanto por vivos quanto por mortos, pois é encontrada em antigos túmulos, tumbas, templos, palácios, pirâmides, entre outros.
Segundo as tradições místicas dos egípcios, os mortos precisavam de vigor para reencarnarem e os vivos de saúde para viverem. Por isso, para ambos, era utilizado o amuleto do Olho de Hórus.
Na Mitologia Egípcia, Hórus era Filho dos deuses Osíris e Ísis.
Hórus é representado com cabeça de falcão e considerado o protetor dos faraós e das famílias no Antigo Egito. O pai de Hórus foi morto em uma luta com Seth, deus do caos.
Em uma disputa com Seth, para reinar como deus do Egito, Hórus ficou sem seu olho esquerdo. Posteriormente, como dito antes, o Olho de Hórus foi restaurado por Thot, através da magia.
Com o apoio de todos os deuses, Hórus conseguiu sair vitorioso e se tornar deus do Egito e também, deus dos céus.
O deus Hórus aprendeu com Toth, o deus da sabedoria, a ser um exímio guerreiro e governante divino.
A tríade sagrada no Antigo Egito era formada por Osíris, Ísis e Hórus (Pai, Mãe e Filho).
O Simbolismo do Olho de Hórus mostra o “olho que tudo vê” e sua capacidade de enxergar, além das aparências. Daí seu significado místico e espiritual, de força, poder e proteção.
A representação do Olho de Hórus tem relação com a percepção da vida em sua profundidade e à visão da verdade, e está associada ao TERCEIRO OLHO (no sentido da CLARIVIDÊNCIA).
Como amuleto, o Olho de Hórus é utilizado para atrair proteção, ampliação da visão interior, sabedoria e poder de decisão e compreensão.
O desenho do Olho de Hórus aparece registrado em vários monumentos, esculturas, papiros e paredes dos templos do Antigo Egito.
Na atualidade costuma-se usar o símbolo do Olho de Hórus como proteção da maldade, contra a inveja e o mau-olhado e enfim, contra toda negatividade.
O Olho de Hórus é um símbolo, como vimos, originário do Antigo Egito mas que, por seu significado estar associado a aspectos místicos e esotéricos, sua simbologia figura em várias ordens ocultistas, esotéricas e alquímicas, tais como:
A Ordem Secreta dos Illuminati utiliza a simbologia do “Olho que tudo vê”.
Para os Iluminatis esse símbolo é denominado o “Olho da Providência”. Uma das interpretações desse famoso símbolo significa a representação do Olho de Deus observando a humanidade.
O “Olho que Tudo Vê” costuma estar associado ao Olho de Hórus da Mitologia Egípcia. Em 1782, o Olho da Providência foi colocado no verso do Grande selo dos Estados Unidos da América.
Algumas religiões fundamentalistas, segundo seus princípios, consideram o Olho de Hórus como símbolo do mal.
Os seguidores dessas religiões condenam o uso do Olho de Hórus por sua origem pagã e por ser utilizado como amuleto e pelo fato de sua representação estar associada às Sociedades Secretas como a Maçonaria, os Iluminati e à outras Ordens Ocultistas.
O “Olho que tudo vê” ou “Olho da Providência”, dentro de um triângulo ou pirâmide é um símbolo utilizado pelas Ordens Iluminati e pela Maçonaria.
O Olho da Providência é a representação do OLHO do “Grande Arquiteto” da Criação.
Esse símbolo é ilustrado através de um olho que irradia raios de luz dentro ou em cima de um triângulo ou uma pirâmide.
O triângulo, ou pirâmide, tem relação com a Trindade Divina (Pai, Filho e Espírito Santo), reforçando o seu significado místico e espiritual, pois é símbolo do Poder Divino e da Criação.
Por ser considerado um símbolo de proteção e abertura da visão espiritual, as pessoas costumam fazer uso dele, como amuleto ou talismã, de diversas formas, Algumas delas podem ser:
É importante alertar que, ao nos tatuar, estamos expondo nosso corpo ao risco dos efeitos tóxicos da tinta utilizada para fazer a tatuagem.
A Scientific Reports publicou um estudo onde se conclui que as micropartículas das tintas utilizadas para fazer a tatuagem, têm efeito nocivo para os linfonodos do sangue, que são responsáveis pela proteção do nosso sistema imunológico.
Se quisermos realmente nos proteger dos maus olhados etc, é necessário primeiramente cuidar da preservação da nossa saúde física.
Como vimos, existem várias outras formas de utilizar o Olho de Hórus.
Saiba mais sobre a toxidade das tintas usadas nas tatuagens -> aqui.
Olho Grego, ou Olho Turco, é um amuleto muito utilizado nos seguintes países: Turquia, Grécia, Armênia e Irã.
Em turco, o olho é chamado de Nazar Bancugu. Bancugu quer dizer conta, de rosário. A palavra Nazar, significa olhar, visão.
O Olho Grego é usado com a finalidade de proteção contra o mal e a negatividade. Esse amuleto é representado por um olho de vidro azul.
Segundo tradições antigas, quando o Olho Grego quebra, a pessoa que faz uso dele foi livrada do mal que, recaiu sobre o amuleto.
O Olho de Hórus, embora hoje em dia seja usado com a mesma finalidade que o Olho Grego (Proteção de negatividade, inveja e mau olhado), em seu significado original e representação visual, distingue-se um pouco e podemos definir essa diferença da seguinte nmaneira:
A representação do Olho de Hórus está associada ao olho do falcão, como dito antes, a simbologia do Olho de Hórus está associada ao “Olho que tudo vê e percebe” e tem relação com a Onisciência e Onipresença Divina, enfatizando, assim, o poder espiritual desse símbolo.
Portanto, diferentemente de um olho que vê e combate o mau olhado como o Olho Grego, o Olho de Hórus ajuda a clarear a intuição, a percepção, e a ver onde os olhos humanos não veem.
Do “Olho que tudo vê”, podemos extrair o seguinte significado e mensagem:
A importância de sentir a PRESENÇA DAQUELE QUE TUDO “VÊ” e “É” EM NÓS!
Tudo passa mas ELE PERMANECE e VÊ TUDO, ALÉM DA FORMA e DA MATÉRIA, por isso, a importância de estarmos em CONEXÃO com ELE!
Que ELE seja a presença, o aqui e o agora.
Siga tua intuição!
Talvez te interese ler também:
São João: o santo que ensina humildade
Conheça o incrível significado da palavra CORAGEM
O que significa sonhar com gatos?
Insetos e seus significados espirituais
TRIQUETRA: que símbolo é esse? O que significa?
Símbolos de Proteção: veja exemplos e como usá-los
Dente-de-leão: todos os significados e simbologias místicas
Categorias: Significados
Publicado em 15/02/2021 às 1:43 pm [+]
Amei o texto menos o q diz sobre tatuagens. As tintas NÃO SÃO tóxicas não. Fale com um tatuador antes de falar bobagens pra não dizer asneiras. 😉
Publicado em 09/05/2022 às 6:45 am [+]
Para usar o olho grego tem que fazer algum ritual para usar na corrente no pescoço???
Publicado em 09/05/2022 às 1:22 pm [+]
Jenifer, pode fazer se quiser, claro! Mas não precisa não. Contudo, tenha no objeto!