Índice
Na vida todos nós temos nossos altos e baixos, nossas alegrias e tristezas. Nessas alternâncias há momentos desafiadores e difíceis que parece que estamos dentro de um túnel escuro sem fim, vem o desânimo, a sensação que tudo está perdido e, por mais que nos esforcemos, as coisas não andam, nos levando a crer que tudo é em vão! Momentos assim, exigem de nós tenacidade, resiliência e paciência: virtudes necessárias para lidar e superar as fases complicadas de nossas vidas. E isso vem de encontro com as lições que podemos tirar com a história do bambu.
Você sabia que o bambu tem várias virtudes que podemos utilizar como ensinamentos para nossas vidas? E que essas virtudes nos ensinam sobre a importância de nos mantermos firmes diante das adversidades?
Era uma vez dois agricultores que, ao andarem pelo mercado, viram algumas sementes que não conheciam. Então, perguntaram ao vendedor que sementes eram e este respondeu apenas que vinham do Oriente e que eram muito especiais.
O vendedor não revelou que sementes eram, os dois agricultores ficaram sem essa resposta. Entretanto o comerciante disse-lhes que, se as comprassem e plantassem, dando-lhes apenas água e fertilizante, descobririam por si próprios.
Os dois agricultores compraram as sementes e as plantaram, seguindo a sugestão do vendedor.
Passou um tempo e nada acontecia, enquanto outras plantas já estavam florescendo e dando frutos.
Um dos agricultores reclamou alegando que as sementes eram uma farsa e, a partir daquele momento, ele deixou de semear aquelas sementes e descuidou de seu plantio.
O outro agricultor manteve-se firme e continuou insistindo em cuidar das sementes e fertilizá-las, entretanto nada de brotarem.
Assim foi por algum tempo, a ponto de até mesmo o agricultor mais tenaz e persistente, começar a desanimar e querer desistir das sementes. Porém, um belo dia, ele finalmente viu um bambu aparecendo.
A partir de então, em 6 semanas, as plantas atingiram uma altura de 30 metros e isso se deu porque durante o período de inatividade, o bambu estava gerando, internamente no solo, um sistema de raízes fortes, consolidadas, vinculadas e articuladas, graças ao qual esta planta se torna forte e resistente, tendo uma existência produtiva, útil, duradoura e longa.
Nos momentos mais difíceis que não compreendemos o por que de os estarmos vivenciando, é preciso desenvolver as virtudes do bambu e as lições que ele nos ensina, praticando a paciência, a perseverança, a resiliência e fé na vida.
Veja algumas lições de vida que o bambu nos ensina:
O bambu nos ensina que, sem estabelecermos raízes, nos sentimos perdidos e, embora exija muito esforço, é essencial nos dedicarmos e trabalharmos para sermos íntegros, firmes, prósperos e duradouros, tendo uma base sólida e forte e, assim, como o bambu, nos manteremos erguidos, mas, ao mesmo tempo flexíveis ao lidarmos com as ventanias da vida, caso contrário, metaforicamente dizendo, seremos folhas ao vento ou quebraremos!
Essa planta nos dá exemplo de humildade pois, diante de ventos e tempestades, enverga, mas não quebra, porque suas raízes fortes são sua origem e alicerce, ajudando-a a se adaptar com humildade às intempéries e mudanças da vida.
Mesmo sendo fino e leve o bambu se mantém em pé, coeso, firme e forte diante das mudanças e adversidades do clima.
Os bambus compartilham da mesma fonte de vida que são suas raízes, por isso, eles contribuem mutuamente para a preservação uns dos outros.
Internamente, o bambu é vazio e isto é que lhe dá a leveza de balançar e não se romper, por isso, sigamos o exemplo do bambu, nos mantendo leves diante da vida e parando de encher nosso interior com pesos desnecessários.
O bambu sempre se dirige para o alto. Aproveitemos esse ensinamento dele mantendo a cabeça erguida e lembrando de elevar nossos pensamentos.
Sem ser detentor de galhos enormes e frondosos e troncos enormes, o bambu é bem simples e despojado, nos ensinando que não precisamos de muito para sermos felizes, o que importa é sermos nós mesmos com nossa autenticidade.
Outro ensinamento do bambu é a inevitável alternância dos opostos em nossas vidas e, assim como o bambu, devemos encará-los com simplicidade, resignação e lucidez.
Assim como o bambu, podemos nos desenvolver e aprimorar diante dos “opostos” através das alternâncias entre escuridão e luz, atividade e passividade, nascimento e morte, agitação e quietude, sucesso e fracasso”, afinal vivemos em um mundo dual!
Que estas lições sejam proveitosas para você e que te ajudem a lidar com as experiências da vida com a mesma sabedoria do nosso professor e amigo vegetal, o Bambu!
Talvez te interesse ler também:
TEMPLO DE BAMBU NO MÉXICO É EXEMPLO DE ARQUITETURA SUSTENTÁVEL
SAID TRINDADE, O PARAENSE QUE CRIOU O CANUDO DE BAMBU QUE VIRA ADUBO
FARINHA DE BAMBU? UAU! É CAPAZ DE REDUZIR O COLESTEROL!
Categorias: Segredos para ser feliz, Viver
ASSINE NOSSA NEWSLETTER