Índice
A expectativa de vida de uma nação é retrato fiel da saúde de seu povo. Enquanto o Japão ainda mantém a primeira posição quanto a maior expectativa de vida do mundo, um novo levantamento da OCDE, uma organização internacional de pesquisas e dados, mostra que a Espanha tem revelado uma expectativa de vida inesperadamente impressionante, tendo mais de 100.000 pessoas acima dos 100 anos de idade. E o melhor, alguns dos idosos foram entrevistados e revelaram o segredo da longevidade dando dicas para o dia a dia.
Andreas Comas, fotógrafo da Reuters, fotografou e entrevistou idosos espanhóis durante um ano a fim de obter registros precisos e dicas valiosas a respeito de suas qualidades de vida. Na Espanha, a expectativa de vida geral é de 83,2 anos segundo a OCDE, apenas um pouco abaixo dos 83,4 no Japão.
Isso levantou interesse e despertou curiosidade sobre como os espanhóis estão levando suas vidas para conseguirem viver tanto, enquanto a expectativa de vida em outros países como no Brasil, por exemplo, gira em torno de 73,62 anos.
Entre as fotos e entrevistas, Comas foi capaz de conseguir dicas valiosas de cada idoso. Cada um definiu um fato ao qual atribui sua alta expectativa de vida, e como veremos, são dicas simples que podem ser seguidas por qualquer um:
Fonte foto
Para Gumersindo Cubo de 101 anos o segredo está na natureza. Para ele, uma simples caminhada fora de casa pode ser essencial para uma vida longa: “É por inalar a resina de pinheiro da floresta onde eu vivia quando criança”, relata Cubo ao explicar o motivo de sua vida longa.
Fonte foto
Qualquer instrumento vale, desde que seja praticado diariamente. É com isso que Pedro Rodriguez, 106, consegue manter a saúde e o pleno funcionamento do organismo: “as freiras me ensinaram a tocar piano quando eu era criança”. Hoje, Rodriguez toca pianos todos os dias na sua sala de estar.
Fonte foto
Rafaela Pons, 102, não tem nenhuma dúvida do que a ajuda a viver tanto. Embora tenha mais de 100 anos, Rafaela vive sozinha nas Ilhas Baleares da Espanha. Para ela o segredo está em tomar ao menos uma colher de mel por dia.
Fonte foto
Lucia Manzano tem exatamente 100 anos e vive atualmente perto de Madri em uma residência para idosos. Segundo ela, um dos maiores segredos da vida longa é a convicção de seus ideais “a coisa mais importante na vida é permanecer leal a si mesmo”, relata ao lembrar dos dias de juventude quando tinha fortes ideais políticos.
Fonte foto
A dica de Maximino San Miguel de 102 anos é a leitura e a atuação dramática. Começou a atuar e a estudar teatro aos 80 anos e desde então participou de inúmeras produções locais. Para ele o segredo está na constante leitura e na capacidade de se expressar artisticamente.
Essa é a dica de Pilar Fernandez de 101 anos de idade. Para ela, uma das melhores coisas para a saúde é praticar jardinagem, cuidando de uma horta. Além disso, recomenda que não se tenha muitos filhos. Para ela, uma atitude necessária quando lembra dos horrores da guerra.
Fonte foto
É o que diz Esperanza Fernandez, 103. Segundo o que relata, ela só está viva até hoje pois seu pai foi precavido quando houve um grande surto de gripe que matou quase a metade das crianças da vila. Ao não permitir que as crianças tivessem contato com agentes infecciosos, seu pai teria então salvo a vida da família.
Fonte foto
Maria Josefa Guillen de 103 anos não tem dúvidas de que o segredo de uma vida longa está no gazpacho, prato tradicional do Sul da Espanha. Para ela, o consumo diário dos nutrientes do pepino e do tomate, ambos presentes no gazpacho, foram essenciais para cuidar de sua saúde até hoje.
Fonte foto
Este, talvez, seja o maior segredo de uma vida longa e saudável. Para Francisco Núñez, 112 anos, sentir-se jovem é fundamental para que o organismo acompanhe a mente, ultrapassando as médias da expectativa de vida. Segundo Francisco, que vive em casa com sua filha octogenária, não estar num asilo (“cercado de pessoas idosas”, como relata) é fator fundamental para que ainda esteja vivo e sentindo-se cheio de energia.
Uma vida longeva só é possível se tivermos hábitos saudáveis. As dicas acima confirmam isso, são valiosas e podem certamente ser seguidas por qualquer um de nós.
Faça o que te faz feliz, cuidando-se e amando-se. Viva a longevidade 🙂
COMO CHEGAR SAUDÁVEL E FELIZ AOS 100 ANOS
O SEGREDO PARA NÃO ENVELHECER? FICAR EM PÉ
10 COISAS QUE VOCÊ DEVE RENUNCIAR A FIM DE SER VERDADEIRAMENTE FELIZ
Categorias: Segredos para ser feliz, Viver
ASSINE NOSSA NEWSLETTER