Índice
Há quem diga que gostaria de viver em um mundo colorido ou cor-de-rosa… É que as cores trazem alegria e tantas outras sensações para nós.
Essa identificação com as cores tem uma resposta científica. Há vários estudos sobre os efeitos das cores sobre nós. O interesse sobre esse tema começou em 1810, quando Johann Wolfgang von Goethe escreveu “A Teoria das Cores”, onde descreveu seu estudo sobre os efeitos físicos e psicológicos das cores nas pessoas.
Esse estudo foi pioneiro no que, posteriormente, seria chamado de psicologia das cores.
É uma terapia baseada na influência das cores no bem-estar e na saúde. As cores podem inspirar, acalmar, irritar e emitir diferentes vibrações, segundo essa teoria.
A cromoterapia faz parte das medicinas alternativas e pode ser usada em diversos tipos de tratamentos, contra distúrbios e ou enfermidades. Contudo, embora não existam comprovações cientificas sobre sua eficácia, ela é empregada como suporte e apoio aos tratamentos convencionais.
A cromoterapia também é definida como terapia integrativa e complementar no SUS desde 2018.
As origens das práticas de cromoterapia são bastante antigas. Seu uso era comum em diversas culturas e civilizações:
As cores e os tons de luz que irradiam para uma parte específica do corpo transmitem as vibrações que trazem as energias de volta ao equilíbrio, segundo especialistas em medicina holística.
Seus benefícios estão mais ligados aos tratamentos de doenças psicossomáticas, portanto, pode haver alguns benefícios para:
Tais benefícios seriam verificados pelas simples sensações que as cores transmitem, além de sua vibração energética.
De acordo com os fundamentos da cromoterapia, as cores podem ser absorvidas pelo corpo de várias maneiras: através da radiação solar, da água, dos alimentos, das roupas, etc.
Mas a terapia com cores mais comum é a cromoterapia com irradiação de luz, onde ondas eletromagnéticas, segundo os cromoterapeutas, são capazes de entrar profundamente nas células do organismo para que ocorra um equilíbrio eletroquímico que promove bem-estar físico e mental.
Em geral, na cromoterapia são usadas lâmpadas halógenas com filtros de cor, com os quais se expõem os pacientes. A cor é escolhida de acordo com o tratamento desejado e é aplicada em uma area local do corpo por vez, pode ser em locais pontuais (em pontos de acupuntura) ou através da visualização onde a cor é percebida através das pálpebras fechadas, como a luz do sol, e influencia a psique do paciente.
Existem outras aplicações que, por exemplo, utilizam envases de cristal de cores que são enchidos com água e expostos ao sol antes de ser bebida.
Efeito placebo ou não, a cromoterapia pode até não funcionar, mas essa terapia não causa efeitos colaterais perigosos.
Terapias com irradiação de luz à parte, segundo a cromoterapia, o corpo também pode absorver as cores graças a:
Convenhamos que faz sentido. Ver um mundo colorido, irradiado de sol, com verde das plantas, azul do céu e do mar traz um estado de espírito muito diferente de um mundo cinza, coberto por poluição e cimento.
Sendo assim, é possível se beneficiar da cromoterapia simplesmente:
Azul: transmite generosidade, diminiu o estresse e relaxa a mente. Em nível corporal, é utilizada no tratamento de problemas de tereoide, chagas, queimaduras.
Verde: gera serendidade, calma e paciência. Ajuda a estabilizar e cria harmonia. Favorece o sistema muscular, a motricidade e ajuda em terapias contra dores.
Laranja: reforça a segurança e a autoestima. Incide sobre o intelecto e a força física. Ajuda a superar perdas emocionais.
Vermelho: as vibrações da cor vermelha têm um grande poder estimulante que facilita a tomar decisões e a superar pensamentos negativos. No nível corporal, incrementa a circulação e estimula o fígado.
Amarelo: ajuda a concentração e estimula o cérebro. Pode ser utilizada para melhorar a digestão e em tratamento para a depressão.
Violeta: suas vibrações atuam reduzindo o sentimento de solidão e diminui os medos e a insônia. Ademais, ajuda a melhorar a confiança.
Turquesa: é utilizada para reforçar o sistema imunológico e se relaciona com a garganta, o peito e a tireoide. Estimula, também, o discernimento.
Magenta: é utilizada para tratar sinusite e zumbido de ouvido. Cria um sentimento de amabilidade, amor e compaixão.
Veja outras cores no link abaixo:
Se você não sabe que cor usar, veja algumas dicas práticas:
Se precisamos encontrar concentração, às vezes com gestos simples e naturais é possível encontrar uma solução sem necessariamente ter que abrir o armário de remédios.
Talvez te interesse ler também:
Com que roupa eu vou? Guia de cores para usar no dia a dia
O significado espiritual da ROSA (todas as cores)
Como e por que elevar sua vibração: benefícios físicos e espirituais
13 plantas para atrair dinheiro e prosperidade na sua vida
Categorias: Saúde e bem-estar
ASSINE NOSSA NEWSLETTER