Índice
Aquelas famosas bolsas debaixo dos olhos é um problema que pode surgir a qualquer idade e por diferentes motivos. Vamos descobrir as principais causas desta imperfeição e a melhor maneira de tratá-la com remédios naturais.
Quando percebemos um inchaço debaixo dos olhos, que pode ser mais ou menos leve ou mais ou menos marcado, geralmente falamos de bolsas, que não são a mesma coisa que as olheiras, aqueles círculos escuros em torno dos olhos. Mas em ambos os casos, estas são imperfeições que afetam a área dos olhos e fazem com que nossa expressão pareça cansada e estressada. Deve se enfatizar no entanto, que as causas e as características das duas coisas são muito diferentes, ainda que não seja raro que os dois problemas se apresentem contemporaneamente.
Enquanto as olheiras são aqueles círculos escuros que aparecem sob os olhos, as bolsas são um tipo de inchaço. Um sintoma típico, além do inchaço, é a perda do tônus da pele que, por esse motivo, tende a cair.
Como já dissemos, as bolsas debaixo dos olhos podem ocorrer a qualquer idade, os jovens muitas vezes as têm porque estão cansados e seguem um estilo de vida impróprio, enquanto as pessoas adultas, à medida que vão envelhecendo acabam por tê-las por causa do ceder fisiológico dos tecidos que estão localizados em torno da zona ocular.
As causas podem, portanto, ser variadas e, na maioria dos casos, não são graves:
Existem vários sistemas para tentar reduzir naturalmente as bolsas sob os olhos. É importante usar produtos para a higiene do rosto e cosméticos sem substâncias alergênicas que possam favorecer a aparência do problema (portanto, sempre verifique o INCI – International Nomenclature of Cosmetic Ingredient, um sistema internacional de nomenclatura de cosméticos – dos produtos que você usa).
Quanto aos remédios naturais, aqui vão algumas opções pra você fazer em casa:
Para reduzir o inchaço em alguns casos, pode ser suficiente fazer compressas a frio. Molhe uma toalha ou um pedaço de algodão com água fria e depois coloque-os sobre os olhos, suavemente, por alguns minutos.
Para descongestionar a área periocular, é útil fazer compressas de ervas com propriedades anti-inflamatórias e que atuem sobre a microcirculação sanguínea, como por exemplo a camomila, a bétula-branca (ou vidoeiro-branco – Betula pendula), a Centella asiatica ou a euphrasia (planta particularmente benéfica para os olhos). Você pode preparar as infusões e deixá-las esfriar. Em seguida, prossiga com as compressas a serem realizadas uma ou duas vezes por dia durante 15-20 minutos. Alternativamente, podem ser utilizadas algumas gotas de tintura-mãe destas ervas, diluídas em água.
O gel da aloe vera pode ajudar no caso das bolsas. Ele deve ser aplicado no contorno dos olhos pela manhã, deixando-o atuar ao longo do dia.
Este é o clássico remédio da vovó contra bolsas e olheiras: o pepino! Este vegetal tem propriedades anti-inflamatórias e calmantes e, de forma consistente, pode ajudar a eliminar o inchaço. Corte 2 fatias e aplique-as uma em cada olho por 15 minutos algumas vezes por dia.
A mesma propriedade também tem a batata, um ingrediente que sempre temos em casa. É usado exatamente como pepino.
Use o bicarbonato de sódio em conjunto com a camomila (colocando uma colher de café de bicarbonato em uma xícara de chá de camomila) e aplique o chá ainda morno sobre os olhos usando um disco de algodão banhado neste chá. Pode-se fazer o mesmo procedimento usando apenas água morna ou chá de maçã. Deixe agir por 15-30 minutos. Lave o rosto e aplique óleo de coco sobre a área.
Se as bolsas forem devidas a uma acumulação de líquidos na área ocular, poderíamos tentar favorecer a drenagem noturna usando um travesseiro mais alto.
Também pode ser importante tomar medidas quanto à nutrição. É bom aumentar o consumo de alimentos frescos e ricos em água de forma a facilitar a eliminação de líquidos e, ao mesmo tempo, reduzir os alimentos ricos em sal. O álcool também deve ser eliminado.
Cuide do seu estilo de vida em geral: durma 7/8 horas por noite, faça exercícios, pare de fumar e não exagere com o sol ou com as lâmpadas de bronzeamento.
Categorias: Remédios caseiros
ASSINE NOSSA NEWSLETTER