Índice
Acontece com muitas pessoas. De repente, em um determinado momento, elas aparecem. Quando escondidas, costumam nem receber muita atenção. No entanto, quando surgem no rosto, por exemplo, é difícil não se incomodar com elas: as verrugas.
Causada por um vírus, surge em qualquer parte do corpo e pode doer e coçar. Vale a pena ficar de olho no que fazer quando ela aparece. Mas antes, saiba o que é exatamente a verruga.
As verrugas são resultado do crescimento anormal da camada superior da pele, e são causadas pelo vírus HPV – Papiloma Vírus Humano.
De variadas formas e tamanhos, não comprometem a saúde, mas costumam incomodar esteticamente.
Apesar de inofensivas, é importante removê-las, tendo em vista que elas são contagiosas e podem se espalhar pelo corpo, caso não sejam tratadas.
Existem algumas receitas para retirar as verrugas, de modo natural. No entanto, todas elas exigem persistência, e uma boa dose de dedicação.
Agora, conheça cinco receitas para acabar com elas:
Costuma ser um dos remédios naturais mais efetivos, tendo em vista as propriedades antissépticas do alho.
Para fazer essa receita, amasse um dente de alho, formando uma pasta, passe no local da verruga e cubra com uma gaze, antes de dormir.
Deixe o produto agir durante a noite e remova-o de manhã.
Faça isso todos os dias até a verruga desaparecer.
O ácido salicílico presente na casca da banana (em sua parte interna, branca) pode ajudar na remoção das verrugas. Para isso esfregue a casca da banana na verruga diariamente, várias vezes, por cerca de duas semanas.
Se preferir, fixe um pedaço da casca de banana com fita adesiva e deixe agir na verruga.
Aplique o gel da babosa na região da verruga e deixe agir por alguns minutos. Faça isso todos os dias.
Essa receita não deve ser passada durante o dia, pois o limão, em contato com os raios solares, mancha a pele. Aplique diariamente, três vezes, uma gaze embebida em suco de limão e deixe por alguns minutos. Faça isso até que a verruga escureça e caia.
Cole um pedaço de fita adesiva na verruga e deixe por seis dias. Após esse período, retire a fita, limpe a região e coloque outro pedaço de fita. Faça isso até conseguir remover a verruga.
Esse procedimento costuma ser mais demorado e pode levar um mês ou mais para fazer efeito.
Apesar de não terem fundamento científico, as simpatias costumam ter defensores convictos. Há quem tenha feito simpatias para eliminar verrugas, e conseguido. Algumas vezes, essas crendices populares passam de geração em geração e seguem mistificadas – e, muitas vezes, fazendo efeitos.
O fato é que existem simpatias para quem quer eliminar as verrugas dessa forma, digamos supersticiosa.
Existe, por exemplo, a crença de que passar casca de banana sobre a verruga a faça cair, mas, como dito anteriormente, a banana realmente tem propriedades que facilitam a retirada da verruga. Na simpatia porém, depois de passar a casca da banana no local da verruga, várias vezes por dia, sua casca deve ser enterrada em jardim, vaso ou formigueiro.
A simpatia do bacon é uma das mais populares. Consiste em passar um pedaço de bacon nas verrugas e depois jogar o pedaço de bacon em um formigueiro. Conforme as formigas comem o bacon, as verrugas vão caindo. É o que diz a crença!
A simpatia da moeda é meio cruel. Diz a lenda que a pessoa portadora das verrugas deve passar uma moeda de qualquer valor sobre as suas verrugas e depois jogar a moeda no chão.
As verrugas cairão com o tempo, mas cairão mais rápido se alguém pegar a moeda do chão, levando as verrugas para si e fazendo com as verrugas de quem jogou a moeda, caiam.
Será? Melhor lavar bem as moedas antes de passar e usar uma moeda de baixo valor para que ninguém a pegue.
Dizem os crentes que a água benta, gotejada sobre a verruga durante uns 10 dias, a faça secar. Depois de gotejar a água benta sobre a verruga, coloque um pedaço de esparadrapo sobre ela. O princípio é parecido com o da fita adesiva só que leva uma pitada de fé.
O sal é um dos elementos mais usados em simpatias e superstições gerais.
A simpatia do sal para tirar verrugas, consiste em aquecer o sal em uma colher e colocá-lo na verruga mais velha que tiver, de manhã e em jejum, por 3 dias consecutivos.
A lenda diz que, quando a verruga mais velha cair, as outras, se as houver, cairão em seguida. Esta é portanto uma simpatia para todas as verrugas.
No caso das simpatias, tudo é uma questão de crença, e no caso dos remédios caseiros, por serem provavelmente inofensivos, não custa tentar.
Simpatias, benzeção ou remédios caseiros, apesar de não terem eficácia cientificamente comprovada, podem ser benéficos ao tratamento, desde que não machuquem ou prejudiquem o paciente, ou interfiram nas orientações médicas.
“Há uma autorresolução das lesões (verrugas) por um estímulo imunológico do próprio organismo. Por isso, esses métodos alternativos podem de alguma forma estimular o sistema imunológico a agir contra o vírus e fazer com que as verrugas desapareçam”, afirma a dermatologista e professora do Departamento de Clínica Médica, Luciana Baptista Pereira, da Faculdade de Medicina da UFMG.
Em qualquer caso, principalmente caso as verrugas estejam situadas em regiões delicadas do corpo (rosto, partes genitais, etc) a indicação mais ponderada e eficaz deve ser dada por um bom dermatologista. Não hesite em consultá-lo.
Leia mais sobre remédios caseiros:
20 REMÉDIOS CASEIROS PARA TRATAR FRIEIRAS
REMÉDIOS NATURAIS PARA AUMENTAR A IMUNIDADE
25 PLANTAS E ALIMENTOS COM PROPRIEDADES ANTIVIRAIS
CABELOS CACHEADOS: 15 REMÉDIOS CASEIROS PARA UMA HIDRATAÇÃO PERFEITA
MAMILOS DOLORIDOS DURANTE A AMAMENTAÇÃO: DICAS E REMÉDIOS CASEIROS
Categorias: Remédios caseiros
ASSINE NOSSA NEWSLETTER