Índice
Eles nos suportam o dia todo e ainda assim não recebem a atenção merecida. Os pés são uma parte importante do corpo humano, evidentemente, mas quase ninguém toma os cuidados necessários para mantê-los saudáveis e lisinhos.
Um dos problemas mais recorrentes, os calos, por exemplo, surgem quando há um atrito, pressão ou algum contato nocivo na região, fazendo com que a pele apresente uma área mais dura e dolorida.
O calo ocorre como uma forma da pele de se proteger das agressões. Dependendo das circunstâncias, pode doer bastante e até limitar a qualidade de vida dos afetados.
Por ser causado por atrito, uma das principais recomendações para evitá-los é usar calçados adequados para os pés, tendo em vista que cada pessoa tem um tipo de pisada diferente e determinados calçados podem ser bastante nocivos, ainda mais se usados com muita frequência.
Além disso, a pele do pé também precisa de hidratação constante.
Outra recomendação essencial é jamais tentar cortar o calo, pois isso, além de ineficaz, pode causar sérios danos, como infecções.
Conheça abaixo alguns remédios naturais para eliminar os calos de uma vez por todas.
Corte uma cebola ao meio e esfregue na região do calo. Calce uma meia e deixe o produto agir. Faça isso todas as noites antes de dormir, até o calo desaparecer.
A cebola é um anti-inflamatório natural e tem poder curativo.
Corte uma fatia de limão e faça um curativo na região do calo, prendendo o limão com fita adesiva. Calce uma meia. Faça isso quando for dormir, todos os dias.
Faça uma infusão com camomila e mergulhe os pés, assim que esfriar um pouco, nessa infusão. Depois disso, esfregue suavemente uma pedra pomes na região do calo e hidrate os pés.
Separe parte da polpa da fruta e passe nos pés, pelo menos três vezes ao dia, até o calo sumir.
Use metade de um figo para fazer uma pasta com a polpa da fruta. Aplique no calo e faça um curativo, antes de dormir. No dia seguinte, enxágue os pés com água morna e passe um hidratante.
Faça um escalda-pés com sal grosso e um óleo essencial de sua preferência. Mergulhe os pés por 20 minutos. Depois aplique um hidratante e enrole os pés com um filme plástico, deixando agir por cerca de 1 hora. Depois, retire o filme plástico e faça uma massagem com pedra pomes.
Essa receita é especialmente indicada para aqueles calos muito dolorosos.
Leia mais: 10 SURPREENDENTES USOS ALTERNATIVOS PARA O SAL
Faça uma pasta com duas colheres de bicarbonato de sódio e uma colher de água morna. Passe na região do calo e massageie por cerca de 20 minutos. Em seguida, enxágue, massageie com pedra pomes e passe um creme hidratante.
Leia mais: 50 FANTÁSTICOS USOS ALTERNATIVOS DO BICARBONATO DE SÓDIO
Misture 100g de glicerina com 20 gotas de limão e aplique no calo, antes de dormir.
Separe um dente de alho e 1 colher de azeite de oliva e faça uma pasta. Massageie o calo com essa mistura e faça um curativo. Deixe agir durante a noite e pela manhã não enxágue.
Faça isso todos os dias até o calo desaparecer.
Leia mais: CHÁ DE ALHO, PODEROSO ANTIBIÓTICO! RECEITAS E CONTRA-INDICAÇÕES
Mergulhe um pedaço de pão em um pouco de vinagre de maçã. Faça um curativo e envolva em filme plástico a região do calo. Pela manhã, use pedra pomes para retirar o restante.
CALCANHARES RACHADOS: 10 REMÉDIOS NATURAIS QUE REALMENTE FUNCIONAM
REFLEXOLOGIA – MASSAGEM MARAVILHOSA DA PLANTA DOS PÉS
MICOSE NAS UNHAS: POR QUE OCORRE E QUAIS REMÉDIOS NATURAIS USAR
Categorias: Remédios caseiros
ASSINE NOSSA NEWSLETTER