Índice
Esta é uma das inúmeras plantas que são chamadas de urtigas – plantas medicinais e alimentícias de uso muito antigo pelos povos da Terra – A Lamium galeobdolon também é conhecida como Arcanjo Amarelo pelas suas flores amarelo-ouro e, em algumas variedades, complementadas por folhas prateadas contrastantes.
A urtiga amarela não é urticante, quer dizer que não tem o fator picante dos pelos das urtigas verdadeiras e que pode causar urticárias, queimaduras e até alergias mais graves em quem é propenso a elas.
Esta é uma planta medicinal nativa dos bosques europeus, que gosta de áreas mais úmidas e escuras, nascendo por debaixo de arbustos, em cantos de muros, junto a cercas, nos mesmos lugares preferidos da urtiga comum, a Urtica dioica.
Seu uso medicinal está descrito desde, pelo menos, o século XVII, por Nicholas Culpeper, um dos maiores herbolistas da história da humanidade, que a compara favoravelmente com a urtiga branca comum.
A urtiga amarela é abundante em terras portuguesas e, no Brasil pode ser encontrada cultivada como bordadura de jardins – sua folhagem exótica e floração exuberante fazem desta espécie uma das preferidas na composição de cores.
E, como toda urtiga que se preze, está é uma planta agressiva, invasora, que se reproduz facilmente tanto por sementes maduras quanto por ramas e pedaços de raiz. Caso você pretenda plantar urtiga amarela em seu jardim saiba que ela tomará conta dos cantos de sombra, com toda certeza.
A melhor parte desta planta, para fins medicinais, são as folhas e flores. O seu uso mais comum é em chá – infusão fresca – que ajuda em diversas dolências uterinas e menstruais.
Seu chá também é indicado, na medicina popular européia de diversos países, como purificador do sangue, para o combater insônia nervosa e diversos males que afetam, especialmente, as mulheres, desde a adolescência.
Outro uso muito interessante do infuso de urtiga amarela é indicado para problemas renais, urinários e hidropsia.
As flores e as folhas de urtiga amarela são utilizadas contra males parecidos, especialmente contra retenção de urina, dores e ardência ao urinar, graves doenças dos rins e hidropisia que é o acúmulo de fluidos (líquido) no corpo.
Já o chá das flores é indicado para tratar indigestão, escrofulose e erupções da pele.
Úlceras e varizes são beneficiadas com o uso de compressas umedecidas, em uso tópico.
Para as pessoas mais idosas, é comum sua indicação nos casos de espasmo e catarro da bexiga ou nefrite. Neste caso é indicado o banho de assento com o chá de folhas e flores da urtiga amarela
Mas, na medicina antiga europeia também existia o uso das folhas de urtiga maceradas para serem colocadas como compressa sobre ferimentos abertos – essa técnica chama-se cataplasma de folhas – para apressar a cicatrização. Neste caso só devem ser usadas folhas frescas, perfeitamente limpas, maceradas em pilão de pedra ou almofariz, e trocadas várias vezes por dia.
Na urtiga amarela se reconhecem as seguintes propriedades terapêuticas: espasmolítica, depurativa, tônica, adstringente, cicatrizante, diurética, vasoconstritora e expectorante.
Na alimentação podem ser usadas as folhas e brotos novos assim como as flores jovens, em pratos refogados, cozidos ou mesmo cruas apesar de que, quando maceradas, seu aroma não é dos mais famosos sendo até bastante fedida (o nome galeobdolon indica “cheiro ruim de doninha”, imagine só!).
Esta é uma planta rica em ferro de fácil assimilação pelo nosso organismo e em fibras vegetais de boa qualidade.
Chá para beber – 1 colher de chá de erva fresca em uma xícara de água fervente.
Compressas – preparar uma infusão com 3 colheres de chá de erva fresca para cada xícara de água fervente
Banhos de assentos – meio balde de ervas frescas ou 100 gr de erva seca para 2 litros de água fervente. Abafar e deixar repousar até 10 minutos. Diluir, após coar, na banheira, na tina ou na bacia, para fazer o banho de assento. Essa infusão forte poderá ser usada por uma segunda vez após aquecimento.
Leia mais sobre urtigas e seus usos:
URTIGAS VÁRIAS, DE COMER, UMAS QUEIMAM, OUTRAS NÃO
URTIGA: TODOS OS BENEFÍCIOS, COMO USAR NA COZINHA E NA CURA
URTIGA-BRANCA: PROPRIEDADES MEDICINAIS E COMO USAR
Foto capa: remediodaterra.com.br
Categorias: Remédios caseiros
ASSINE NOSSA NEWSLETTER