Índice
Refluxo é um mal que afeta 7% de todos nós em algum pedaço da nossa vida. É muita gente com refluxo. Por isso, vale a pena você entender o que é o refluxo, porque ele acontece e como minimizar seus efeitos.
Diz-se que há refluxo quando parte do líquido estomacal volta – faz o caminho inverso – pelo esôfago e pode chegar até a boca.
Este “caminho inverso” ocorre após as refeições ou em outras situações que não estão ligadas ao preenchimento do estômago, por causa de alguns problemas como obesidade, deitar após comer muito, tomar líquidos junto com a comida, hernia de hiato e outras causas, inclusive psicossomáticas.
A ocorrência sistemática do refluxo pode originar esofagite – inflamação persistente da mucosa do esofago – que, por seu lado, pode resultar em estreitamento esofágico ou em adenocarcinoma esofágico, por modificação do tipo de células (veja esta entrevista com o cirurgião gástrico Marcelo Averbach se quiser se aprofundar).
Como o estômago trabalha com líquidos muito mais ácidos do que o resto do nosso organismo, quando ele extravasa, a gente sente a famosa “queimação”, ou seja, com azia, que nada mais é do que a reação da mucosa do esôfago (que não é igual à mucosa do estômago) à passagem de uma porção ácida não esperada.
É justamente por causa dessa variação de acidez que, nos medicamentos naturais para reduzir os sintomas do esôfago, a gente dá preferência a todos aqueles que vão reduzir também o pH do líquido estomacal. É dessa maneira que se controla um dos sintomas mais incômodos do refluxo gastroesofágico.
Para reduzir a azia, a queimação e os danos à mucosa esofágica, a dica é ingerir algum líquido que reduza a acidez do meio gastroesofágico.
Mas, ATENÇÃO, com esse objetivo, só tome os remédios caseiros abaixo indicados, na porção de meio copo e somente após as refeições se sentir a queimação.
Se tomar os remédios antes das refeições, eles poderão prejudicar a acidez naturalmente necessária para o processo digestivo completo.
Tome, após a refeição e se sentir queimar, 1 colher de sopa de vinagre de maçã diluída em meio copo de água fria.
1 colherinha de café em meio copo de água fria.
Meio copo de limonada, sem açúcar, ou meio limão espremido, puro.
1 a 2 gotas em meio copo de água frita.
Uma colherada de gel de babosa (Aloe vera) puro ou com mel, antes de cada refeição, até que esteja curado.
Tome em jejum e antes de cada refeição o suco de 1 batata crua ralada, até que esteja curado.
4 colheres de semente de funcho em 1 litro de água fervente. Tomar uma xícara do chá, morno ou frio, entre as refeições.
Comer uma maçã após as refeições.
Comer um punhado de amêndoas após as refeições.
Mastigar um pedaço de raiz de alcaçuz após as refeições.
Fique atento! Como dissemos, um refluxo não tratado pode complicar e, em última instância, resultar em câncer de esôfago.
Talvez te interesse ler também:
LEITE DE COCO: TANTAS PROPRIEDADES E USOS
ABACAXI É BOM PARA A DIGESTÃO, E NÃO SÓ
Categorias: Remédios caseiros
ASSINE NOSSA NEWSLETTER