Índice
Você já ouviu falar de um pseudofruto chamado cinórrodo? Além de muita vitamina C, ele propōe muitos benefícios para a saúde. Vale a pena conhecer!
Na verdade, o cinórrodo é o botão da rosa canina, também chamada de outros nomes como: rosa-silvestre, rosa-brava, roseira-brava, silvão, rosa-macha ou rosa-de-cão.
O cinórrodo é um falso-fruto (uma baga) encontrado atrás das flores que são eliminadas, assim que as rosas florescem e perdem suas pétalas.
A sua planta, a roseira-brava (Rosa canina L.), é um arbusto nativo da Europa e regiões temperadas da Ásia e África do Norte.
Neste conteúdo você conhecerá as maravilhosas propriedades e os muitos benefícios do cinórrodo.
O teor de vitamina C do cinórrodo é superior ao da acerola e de outros citrinos.
Além do alto teor de vitamina C, o cinórrodo contém:
Por conta desses nutrientes, o cinórrodo possui propriedades antioxidantes, cicatrizantes e anti-inflamatórias.
A pectina e os ácidos, contidos no cinórrodo, têm ação laxativa e efeito diurético.
Devido às suas propriedades medicinais, o cinórrodo pode ser empregado na prevenção e tratamento de vários problemas de saúde:
O cinórrodo tem sido usado desde tempos antigos, por povos como os egípcios, que já conheciam suas propriedades curativas.
Com o passar do tempo, o cinórrodo foi sendo cada vez mais utilizado para prevenção e tratamento de doenças, principalmente em períodos de guerras.
O cinórrodo pode ser usado, de forma caseira, como tintura, xarope ou chá.
Aprenda, a seguir, como fazer o xarope e o chá.
O xarope de cinórrodo serve como imunoestimulante e pode ser feito da seguinte forma:
Ingredientes
Preparação
Posologia
1 a 2 colheres (sopa) de xarope por dia.
Conservação
Guarde em garrafa fechada, longe do calor e da luz.
Para fazer o chá, siga as seguintes etapas:
Dosagem de consumo
Tome até 1 litro por dia.
O óleo de cinórrodo possui um leve odor amadeirado, sua cor pode ser dourada escura, laranja em tom bem avermelhado ou amarelo claro.
O indicador da qualidade desse óleo é justamente a tonalidade da cor. Se for dourado ou avermelhado, isto quer dizer que foi prensado a frio. Em contrapartida, o de cor clara pode ter sido processado com solventes pesados.
O óleo de cinórrodo de alta qualidade, feito a base de prensagem a frio, é produzido com uma prensa ou uma máquina de rosca para extrair o óleo. Por isso, seus componentes e nutrientes são mais preservados.
Além disso, é recomendável, comprar óleo de cinórrodo que tenha certificação orgânica, pois isto garantirá que a procedência deste óleo seja de plantas cultivadas e processadas sem o uso de produtos químicos, herbicidas e pesticidas.
Devido aos seus componentes e propriedades, o óleo de cinórrodo pode ser empregado no tratamento de feridas e inflamações.
A massagem com óleo de cinórrodo reduz as dores artríticas e reumáticas e alivia desconforto provocados por varizes.
Além desse potencial curativo, este óleo possui propriedades rejuvenescedoras para pele, cabelo e unhas. Sendo, por isso, empregado em produtos cosméticos.
Em virtude de suas propriedades de hidratação, rejuvenescimento e regeneração, este óleo promove vários benefícios para pele, cabelos e unhas:
Devido ao alto teor de vitamina C, não é recomendado em pacientes com insuficiência renal ou litíase urinária com oxalúria (pedras nos rins por oxalato).
Pessoas com sensibilidades aos componentes contidos no cinórrodo.
Atenção: antes de fazer uso do cinórrodo, consulte um médico para saber sobre possíveis contraindicações e interações medicamentosas.
Neste vídeo, em italiano, é mostrado como é o cinórrodo e sua planta. Confira:
O cinórrodo é uma forma natural de zelar pela saúde, prevenindo e tratando doenças.
Na atual conjuntura, na qual a Covid-19 já virou uma sindemia, o cinórrodo é muito bem vindo para atuar em benefício da nossa preciosa imunidade.
Conheça também:
E boa saúde!
Talvez te interesse ler também:
Coronavírus: como fortalecer a imunidade e prevenir contágios para evitar o drama da quarentena
Água de Bétula: desintoxica, aumenta imunidade e outros usos medicinais
Purificar o fígado: 10 remédios naturais
Categorias: Remédios caseiros
ASSINE NOSSA NEWSLETTER