Índice
Jaramataia é uma planta que nasce na caatinga, no nordeste brasileiro. E, de uns tempos para cá, tem sido muito divulgada como sendo medicinal e que curaria até câncer. Ainda não há dados conclusivos mas, algumas universidades estão estudando, de fato, os potenciais medicinais desta plantinha de nome simpático.
A jaramataia é uma planta arbustiva, do clima seco da caatinga, que dá uns frutinhos pequenos, pretos quando maduros, a Vitex gardneriana da família Verbenaceae.
Sempre é bom comprovar a origem da planta pois, há outras Vitex por aí, pela natureza, parecidas mas, das quais se desconhecem os usos.
A jaramataia encontra-se nas margens de rios, nos quintais das pessoas, na beira das estradas. Hoje é considerada uma planta medicinal pela população nordestina e é procurada no país todo.
Mas, será que funciona mesmo?
Conta o Sr. Wilson Oliveira, um radialista de Apodi, Rio Grande do Norte, que o chá da jaramataia já era conhecido desde os tempos da escravidão.
Diz ele que
“as escravas faziam a bebida e serviam para suas sinhás, e esse conhecimento foi passando dos mais antigos para os mais novos, até os dias de hoje” e que a planta sempre foi usada para “dores de urina e problemas de próstata“.
Segundo ele, esse conhecimento vem passando de geração em geração mas, pelo que tenho lido, pouca gente conhecia.
Porém o radialista, que acredita nos benefícios da planta, organizou um sistema voluntário de coleta, secagem e distribuição gratuita das folhas tão extenso que vem recebendo pedidos de todas as regiões do Brasil.
Wilson conta que
“cerca de 400 pessoas já estão tomando o chá de jaramataia, para tratar problemas de próstata, labirintite, depressão, nódulos nos seios e cicatrização pós-operatória”
E afirma que o uso desta planta medicinal está reduzindo os casos de câncer em Apodi, sua cidade.
Este trabalho, de distribuição gratuita das folhas da jaramataia, é realizado como uma ação de solidariedade social e, através dele também se distribuem outros medicamento populares como cascas de aroeira, quixabeira-branca, ameixa, folhas de tomate e cumaru, elementos utilizados no combate à úlcera, inflamações, diabetes, dores na coluna, cicatrização, hemorroida e sinusite.
Por enquanto, diz Wilson Oliveira, não há estudos conclusivos sobre os resultados do uso do chá da jaramataia, exceto os depoimentos daqueles que o usam e que se mostram satisfeitos e confiantes porém, amostras das folhas desta planta foram enviadas para “análise na Universidade Potiguar (UnP) em Natal, e a equipe está tentando contato com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), na busca de comprovação de suas propriedades curativas“.
Porém, na Universidade de Brasília, a jaramataia já é objeto de estudos há algum tempo. A farmacêutica Lívia Cristina Lira de Sá Barreto, na sua dissertação de mestrado (2004) demonstrou a existência de compostos antioxidantes e antiinflamatórios nas folhas da Vitex gardneriana e corroborou alguns dos usos empíricos para esta planta.
Em 2008, a mesma pesquisadora estudou a toxicidade da Vitex e concluiu que não há riscos no seu uso assim como se confirmaram os “relevantes efeitos farmacológicos nos extratos das folhas, que apresentaram ações anti-edematogênicas, antinociceptivas e sedantes. Os resultados encontrados corroboram a utilização popular de Vitex gardneriana e sugerem um excelente potencial terapêutico“, leia AQUI o relatório integral.
Porém, a mesma pesquisadora faz algumas ressalvas ao seu uso pois, a forma de secagem das folhas pode alterar significativamente os efeitos, também há que ter cuidado com não usar outros tipos de planta (por isso é fundamental a confrontação botânica da espécie) e ainda, afirmou que não há, realmente, “evidências que justifiquem a ingestão do chá contra labirintite, dor de cabeça, infecções bacterianas, prisão de ventre“.
Você poderá ler AQUI o relatório integral desta interessante pesquisa.
Já se consegue comprar a folha online, em vários lugares, e as indicações de uso são as que se seguem, dentre outras:
● Hipertensão arterial (pressão alta)
● Próstata
● Nódulos nas mamas
● Cicatrização operatória
● Dores na coluna
● Mioma uterino
● Bursite
● Cálculo rena
Colocar uma colher de sopa de folhas de jaramataia em 2 litros de água em ebulição, abafar, coar e tomar durante o dia (conservar na geladeira). Tomar 200 ml em jejum e antes de dormir.
Modo de fazer: lavar as 20 folhas, juntar a 02 litros de água fervida, deixar esfriar (não retirar as folhas, não coar) e tomar 300 ml em jejum (na prevenção de doenças) ou 2 a 3 vezes por dia, em tratamentos.
No vídeo a seguir, o Sr. Pedro Tito mostra um pé de jaramataia e ensina a forma que ele considera mais adequada para a secagem das folhas (penduradas) assim como a maneira correta de se fazer o chá:
Esta é mais uma das plantas medicinais brasileiras que vale a pena conhecer.
Talvez te interesse ler também:
10 MATOS COMESTÍVEIS PARA VOCÊ CONHECER E SE BENEFICIAR
BELDROEGA, UMA PLANTINHA DE NADA QUE VALE DE TUDO
PLANTAS NATIVAS BRASILEIRAS COMESTÍVEIS E POUCO CONHECIDAS
Categorias: Remédios caseiros
Publicado em 19/01/2021 às 3:31 pm [+]
Sensacional como fazer para receber as folhas de jaramataia?
Publicado em 21/03/2021 às 5:48 pm [+]
Como receber as folhas da jaramataia?
Publicado em 28/05/2022 às 9:40 pm [+]
Reonilda
Publicado em 09/07/2022 às 5:09 pm [+]
Eu tenho Hiperplasia Prostática Benigna. Como faço seu Pedro pra conseguir as Folhas de Jaramataia ?
Publicado em 18/07/2022 às 10:16 am [+]
Pessoal, nós não vendemos nem disponibilizamos as sementes ou as folhas de Jaramataia, mas vocês podem encontrar em sites ou lojas físicas especializadas.
Pedro, para mais remédios para a hiperplasia prostática benigna leia aqui ->
https://www.greenme.com.br/viver/saude-e-bem-estar/90489-remedios-naturais-tratar-aumento-da-prostata/
Abraço a todos <3 <3 <3 <3