Índice
Na realidade, a maioria dos iogurtes industrializados não são probióticos, ou seja, não são iogurtes verdadeiros, pois são feitos de forma artificial com leite pasteurizado, adição de espessantes para dar consistência e ácido lático para conferir o gosto azedo ao leite, que é a base desses iogurtes.
Outra desvantagem de se consumir este tipo de iogurte vendido no mercado, é que a maioria é produzida a partir de leite de origem animal, que além de conter gordura saturada, sua produção envolve exploração, confinamento e abate animal.
O sofrimento animal acontece porque para se obter o leite, a vaca é induzida a ficar grávida, por inseminação artificial. Quando o bezerro nasce, ele é separado da mãe para que o leite dela seja industrializado e comercializado para os seres humanos.
Se o bezerro for macho será confinado, em condições terríveis, em uma baia sem poder se movimentar direito e alimentado à base de água e ração, mesmo sendo um novilho e ainda carecendo do leite materno, isso para ele ser morto, através do abate e virar carne de vitela para os humanos carnívoros.
Se for fêmea, irá virar uma vaca leiteira, perpetuando essa engrenagem de sofrimento animal.
Animais se afeiçoam, sentem e querem viver!
Para deixar de contribuir com essa cruel engrenagem, existem diversos tipos de leites e iogurtes de origem vegetal.
Se você ainda não sabia disso, vai descobrir neste conteúdo. Fique ligado, e saia desse padrão!
Nesse conteúdo você irá você aprender a fazer um iogurte natural, que é alimento vivo e alcalino muito benéfico para a saúde!
Por ser de origem vegetal, não tem lactose, é feito a base de coco, sem adição de espessante, conservante, corante e adoçante artificial ou açúcar. Além de tudo, esse iogurte é realmente um probiótico!
Saiba os benefícios desse iogurte e aprenda a fazê-lo com as receitas que serão ensinadas mais adiante.
Iogurte caseiro de coco vegano tem propriedade probiótica que ajuda a prevenir problemas digestivos, como intestino preguiçoso, síndrome do cólon irritável e prisão de ventre.
Também é um restaurador da flora intestinal em casos de diarreia e infecção no intestino. Enfim, é muito saudável para o sistema digestivo.
Os alimentos probióticos intensificam o valor nutritivo e curativo dos alimentos, pois graças à ação deles, ocorre maior produção e absorção de vitaminas do complexo B e aminoácidos, que são essenciais ao sistemas imunológico e neurotransmissor; contribuem para maior absorção e fixação de cálcio e ferro e outros minerais pelo organismo; estimulam e fortalecem o sistema imunológico; equilibram a flora intestinal, colaborando para a função de eliminação de resíduos tóxicos e matérias nocivas resultantes do que não é aproveitado pelo sistema digestivo.
O termo probiótico tem origem do grego e significa “pró-vida” e seu antônimo (significado contrário) é antibiótico, cujo significado é “contra a vida”.
O Iogurte de coco caseiro atua no organismo como um probiótico natural beneficiando a flora intestinal que é formada por diversas bactérias que vivem no intestino.
Os tipos de bactérias que atuam em nosso o intestino influenciará nossa saúde.
Algumas espécies de bactérias são benéficas, pois produzem vitaminas, antioxidantes e contribuem para manter ativo o sistema imunológico e melhoram o balanço microbiano intestinal.
Outras espécies são nocivas, pois produzem enterotoxinas, imunossupressores, radicais livres e carcinogênicos.
Como microrganismos, os probióticos, em geral, são termo-sensíveis e têm pouco tempo de vida, por isso mesmo, devem ser mantidos bem refrigerados.
Ao serem ingeridos, com ou sem outros alimentos, vão para o intestino e se integram à flora existente, sem se fixarem, mas colaborando no processo de absorção dos nutrientes.
Aprenda essa receita que só irá precisar de cocos verdes como ingrediente básico para fazer esse iogurte incrível e fácil!
Ingredientes:
Se quiser incrementar a receita, após o iogurte ficar pronto, pode bater 1 banana e 3 tâmaras sem caroços com 1 xícara de iogurte de coco caseiro.
Este vídeo do canal Pu Ama Comidas Veganas ensina uma receita muito simples de iogurte, feito apenas com a água e polpa do coco verde. Veja como essa receita é prática e saborosa!
Não há necessidade de iogurteira para fazer esse iogurte caseiro e tão pouco precisará de probiótico em pó ou industrializado! Será preciso apenas um coco seco e um pouco de quinoa.
A quinoa será utilizada para fazer o Rejuvelac, um probiótico caseiro e natural, que fica pronto em apenas 24 horas, podendo ser tomado puro ou adicionado a receitas de iogurte, como esta que será ensinada a seguir.
Anote os ingredientes e assista ao vídeo mostrando o passo a passo da receita.
Ingredientes para o Rejuvelac
Como preparar
Lave a quinoa até a água ficar transparente.
Escorra bem a quinoa e coloque em um pote de vidro com 600 ml de água filtrada e cubra com um tecido de filó para proteger da entrada de insetos e poeira, durante o processo de fermentação.
Deixe o pote de vidro com a quinoa em um lugar fresco e com sombra, de 8 a 12 horas.
Após isso, surgirão os fiozinhos da germinação da quinoa.
Lave novamente e renove a água (600 ml), desta vez prefira a mineral, deixe fermentando mais uma vez por de 24 horas até no máximo 48 horas.
Coe, coloque em uma garrafa tampada e conserve na geladeira.
Consuma em 2 dias, que é o tempo de validade do Rejuvelac, sob refrigeração.
Ingredientes do Iogurte de Coco Seco com Rejuvelac de Quinoa:
Neste vídeo do canal Pensando ao Contrário, Camila Victorino ensina a fazer um Iogurte Vegano com Coco e Rejuvelac de Quinoa.
Esta receita de Iogurte de Coco é bem incrementada e é um alimento Raw (cru), vivo, fresco, alcalino e rico em minerais, aminoácidos e antioxidantes. Condições estas que melhoram nossa energia, força e disposição.
Anote os ingredientes e assista ao vídeo para ver os detalhes dessa receita.
Ingredientes e forma de preparo
Bata todos estes ingredientes no liquidificador e coe em coador, peneira, redinha ou tecido
Adicione água de 1 coco (Importante: contém o açúcar que irá alimentar as bactérias e ajudar no processo de fermentação)
1 cápsula de probiótico de marca vegana pode-se comprar em sites especializados de produtos veganos ou casas físicas que vendem alimentos veganos).
Misture tudo e coloque na iogurteira. Conserve em ambiente quente para favorecer a fermentação.
Deixe fermentando até dia seguinte e ficará pronto.
Conserve em geladeira.
Veja os detalhes desta receita neste vídeo do canal Gosto Superior-Vida Simples Pensamento Elevado.
Esta receita foi ensinada por Bela Gil no programa GNT Nhac
Ingredientes
Modo de Preparo
Em uma panela coloque o leite de coco e deixe amornar, em seguida adicione o ágar-ágar, misture bem.
Deixe cozinhar em fogo baixo, por uns 10 minutos, até ferver
Desligue o fogo e espere o leite amornar (morno é a temperatura adequada para manter as bactérias, contidas no probiótico, ativas e vivas).
Abra uma cápsula de probiótico vegano e adicione o pó ao leite de coco. Misture bem.
Coloque o iogurte de coco em vidro esterilizado tampado ou coberto com tecido e deixe fermentando em temperatura ambiente por 10 horas.
Após isso, conserve em geladeira em garrafa de vidro tampada. A validade é de 10 dias, na geladeira.
Cuide de sua saúde de uma forma leve e deliciosa bebendo Iogurte Caseiro e Natural de Coco!
Talvez te interesse ler também:
TORTA VIVA: BEM-ESTAR, BOM HUMOR E CONTRA A DEPRESSÃO. RECEITAS
3 RECEITAS DE LASANHA VEGANA, CRUDÍVORA DE ABOBRINHA
6 RECEITAS DE DELICIOSOS SORVETES VEGANOS
Categorias: Receitas saudáveis
ASSINE NOSSA NEWSLETTER