Índice
As especiarias da Índia eram muito apreciadas na Europa da Idade Média. As seis mais importantes especiarias eram: pimenta, gengibre, canela, cravo e noz-moscada. Os comerciantes europeus navegavam do Ocidente até o Oriente em busca desses raros e valiosos produtos e obtinham, com suas vendas, boa lucratividade.
A nobreza e a alta burguesia europeia se renderam aos sabores das especiarias e mesmo pagando altos preços para obtê-las, a demanda desses exóticos produtos para venda era insuficiente, pois a procura era maior que a oferta.
As especiárias foram uma das causas que motivaram os europeus às grandes navegações, à busca de novas rotas marítimas, à descoberta de novas terras e ao desenvolvimento comercial, o que gerou novos rumos em nossa história.
Naquele período, as especiarias que na atualidade fazem parte de nossa alimentação e receitas culinárias, foram alvo de disputas, concorrência, ambição e cobiça entre os comerciantes do ocidente e do oriente.
Naquela época, além das especiarias serem usadas para dar sabor aos pratos, também serviam para conservar os alimentos e tinham utilidades terapêuticas, devido às suas propriedades medicinais.
Ainda bem que hoje em dia não precisamos atravessar os “7 mares” para poder saborear as especiarias nos alimentos. E por falar na facilidade em encontrá-las, que tal poder saborear uma receita de bolo com várias delas, que será ensinada neste conteúdo? Esta receita é do Bolo Indiano, com aroma e sabor incríveis conferidos pelas várias especiarias que compõem os ingredientes desta receita.
E para ser melhor ainda, é vegano, com ingredientes de origem vegetal.
Um bolo com um sabor muito sui-generis e fácil de fazer.
Confiram a lista dos ingredientes e assistam o vídeo do canal Vita Nutrire, no qual Teka Laury ensina como fazer esse bolo de forma bem simples!
{index}
O que será necessário para o Bolo Indiano Vegano, sendo possível algumas variações nesta receita – ao final desse conteúdo serão dados alguns exemplos:
Rendimento: 8 porções
Dificuldade: fácil
Tempo: 1 h 30 m
INGREDIENTES DA MASSA
INGREDIENTES DA COBERTURA
Agora, assistam o vídeo e aprendam a fazer esse exótico bolo de origem oriental.
Eu fiz esse bolo com algumas variações e deu super-certo!
Adicionei, também gengibre em pó e ficou muito bom.
No lugar do açúcar mascavo usei o demerara.
Gostei tanto desse bolo que a cada receita, fiz uma variação, cheguei a acrescentar uma colher (chá) de cada, de cevada, café e cacau em pó, e ficou bem saboroso.
Para dar um toque ainda mais especial à esse bolo coloquei na massa uvas passas e ficou demais de bom!
E possível adicionar outros ingredientes à massa que combinarão com esse bolo, tais como: nozes, frutas cristalizadas e amêndoas.
Preferi fazer sem a cobertura, pois a massa desse bolo, por si só, já e muio deliciosa e não é enjoativa (doce demais) e isso se deve ao sabor diferenciado e agradável das especiarias!
E, então, ficaram com vontade de experimentar esse bolo?
Mãos na massa, para poder sentir o paladar desse delicioso bolo de especiarias!
Talvez te interesse ler também:
MANTEIGA VEGANA: 8 RECEITAS SAUDÁVEIS, FUNCIONAIS E NUTRITIVAS!
BOLOS VEGANOS – RECEITAS PARA TODOS OS GOSTOS
BISCOITO CASEIRO DE COCO E LIMÃO (RECEITA VEGANA)
Categorias: Receitas saudáveis
ASSINE NOSSA NEWSLETTER