Índice
As PANCs (Plantas Alimentícias não Convencionais) são saborosas e nutritivas, conferindo aos pratos cores, aromas e gostos diferenciados, estimulantes e novos.A Capuchinha é uma dessas plantas.
Suas flores são bonitas e de aroma agradável e suas folhas são grandes e arredondadas.
Para quem não sabe, a Capuchinha é comestível, podendoconsumir folhas, flores e vagens desta planta.
Neste conteúdo serão ensinadas várias formas de utilizar a capuchinha como alimento, e três receitas veganas que levam como ingrediente principal essa planta versátil!
A capuchinha (Tropaeolum majus) é uma planta rasteira, anual e perene (duradoura), originária dos Andes.A cor da flor da capuchinha pode variar do amarelo-claro ao vermelho intenso.
Quanto mais amarela, mais picante o sabor. O sabor é uma mistura de agrião com rúcula, com um gosto mais suave. A flor é rica em luteína, um carotenoide com propriedades benéficas para a visão. A planta é fonte de vitaminas, proteínas, antioxidantes, fibras, sais minerais e fotoquímicos protetores.
Veja neste vídeo, do canal Terra Viva – RS, como é a planta capuchinha e saiba mais exemplos de como é possível consumir esta delícia natural como alimento:
DICAS DE CONSUMO DA CAPUCHINHA:
As flores para serem utilizadas em receitas culinárias devem ser colhidas assim que se abrem, as pequenas geralmente são melhores para comer, enquanto as maiores são mais indicadas para enfeitar ou para serem utilizadas nos pratos de forma rasgadas, picadas ou amassadas.
Pode-se comer as flores da capuchinha com recheio dentro delas. Um recheio ideal para comer com a flor da capuchinha é o guacamole, para isso é só colocar dentro da flor colheres de chá deste recheio, até encher três quartos dela. Então, com cuidado se dobra as pétalas em volta do recheio. Pode servir com torradinhas ou biscoito cream – cracker, colocando a flor recheada em cima da torrada ou do biscoito, um jeito bem gourmet de degustar essa iguaria.
A torrada ou o biscoito cream-cracker podem ser substituídos por fatias de pepino, talos de aipo ou lascas de pimentão, se preferir a flor recheada pode ser comida pura.
As folhas têm um gosto picante e apimentado e servem para salada. É só picá-las e temperá-las, são substitutas ideais para o agrião. Também, ficam deliciosas em sanduíches de pepino, para fazer um lanche leve e saudável!
A vagem verde, com sementes da capuchinha, serve para substituir alcaparras. Para isso use-as em qualquer prato que se costuma utilizar esse alimento, como pizzas e saladas. Também ficam boas em conservas; para isso faça picles com as vagens de capuchinha.
As vagens da capuchinha são popularmente conhecidas como falsas alcaparras, por conta dessa similaridade. Uma outra opção é comer as vagens cruas.
Frittata de capuchinha é mais uma opção deliciosa de saborear tanto a flor, como a folha da capuchinha.
Outra alternativa de preparo culinário com a capuchinha é utilizar e colocar suas pétalas e folhas no azeite, em molhos ou no vinagre, amassando-as antes de adicioná-las nestes alimentos.
Observação
Para diminuir o amargo da capuchinha, pode-se adicionar um pouco de açúcar demerara ou melado de cana ou colocar suco de fruta, como por exemplo o de laranja, em molhos e saladas que contenham capuchinha, para adocicar um pouco mais o sabor.
Para garantir o frescor da capuchinha como alimento, o melhor é mantê-la refrigerada.
ALERTA
Não consuma capuchinhas com agrotóxicos ou pesticidas, nem flores da rua ou de qualquer outro lugar que não saiba a procedência e a forma de cultivo.
Para todas as receitas abaixo, o ingrediente de destaque será a capuchinha, seja com suas flores, sementes e/ou folhas sem agrotóxicos:
Ingredientes:
Modo de fazer as batatas:
Modo de fazer a maionese:
Ingredientes:
Modo de fazer:
Ingredientes:
Modo de preparo:
Bom, agora que você sabe mais sobre as virtudes gastronômicas da capuchinha, que tal experimentar para conhecer o seu sabor?
Conheça mais plantas com flores comestíveis em:
Lista de 10 flores comestíveis com super dicas de consumo
Talvez te interesse ler também:
CHANANA: ESSA FLOR NÃO É MATO. É MEDICINAL, ANTICÂNCER, ANTI-HIV
PEIXINHO DA HORTA OU LAMBARI – A FOLHA FRITA É DELICIOSA E NUTRITIVA
TABOA, UMA PLANTA COMESTÍVEL! MAS PARA QUE SERVE E QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS?
PERESKIA ACULEATA É A FAMOSA ORA-PRO-NOBIS OU CARNE-DE-POBRE
CORAÇÃO DE BANANEIRA – UM ALIMENTO POUCO CONHECIDO QUE AJUDA A COMBATER O CÂNCER
Categorias: Receitas saudáveis
ASSINE NOSSA NEWSLETTER