Índice
Cansada de ir a churrascos e acabar sem comer sequer um espetinho, não é verdade? Ahá, seus problemas acabaram! No próximo churrasco leve seus espetinhos vegetarianos e veganos já preparados e coloque-os na churrasqueira. Além de matar de inveja seus amigos carnívoros – eles vão querer COM CERTEZA experimentar a sua alternativa saudável, colorida e deliciosa – é capaz até de você convencer alguém a entrar para o grupo dos que não comem carne.
Mostraremos como são preparados cada ingrediente separadamente. Você pode prepará-los, montar os espetinhos e levá-los para o churrasco em um recipiente tampado para quando chegar lá, colocá-los na grelha. Ou levar as frutas e verduras sem o espetinho e colocá-las na grelha montando os espetinhos depois. Talvez esta seja a melhor opção, se você não souber o tamanho da churrasqueira.
Se fizer o churrasco vegetariano na sua própria casa, será mais fácil ainda se organizar. Sucesso garantido!
Os melhores legumes para montar os espeto para colocar na grelha são aqueles que cozinham rápido. Você pode grelhar cada ingrediente separadamente e montar o espetinho depois, ou colocar juntos para grelhar os que cozinham em tempo semelhante.
Você pode colocar: abobrinha, pimentões, cebolas, cogumelos, tomate, além de frutas como veremos abaixo.
Milho também é uma opção deliciosa. Antes de colocar o milho no espeto, a dica é cozinhá-lo uns 5 minutos antes em água fervente para acelerar o cozimento na grelha. Corte o milho em partes menores para utilizá-lo no espeto com outros ingredientes, mas milhos também podem ser grelhados inteiros e diretamente na grelha.
Uma dica para evitar que os espetos de madeira se queimem na grelha é deixá-los de molho em uma travessa com água fria por 20 minutos.
Agora vamos às receitas.
Esse é o espetinho clássico dos vegetarianos. A receita é super simples: Corte o queijo coalho blocos retangulares. Coloque os pedaços no espeto e leve à grelha (churrasqueira), virando de todos os lados para que grelhe uniformemente. Pode servir com orégano.
Pode colocar as bolinhas espetadas diretamente na grelha mas, para dar um toque a mais, deixe a mussarela imersa por 30 minutos em uma mistura de azeite e temperos a gosto (sal, pimenta-do-reino, salsinha e cebolinha picados finamente, orégano, folhas de manjericão, o que quiser ou tiver em casa). Desse jeito a mussarela vai pegar sabor antes de ser cozida e vai ficar muito bom.
Você também pode alternar legumes com a mussarela para fazer um espetinho mais colorido.
Esse é para aqueles que não querem nem misturar o espetinho vegetariano ou vegano na churrasqueira, porque o cheiro de carne é desagradável.
Você pode compor espetinhos frios com os seguintes ingredientes:
Use o que mais tiver em casa, e que possa ser comido cru.
Pode ser feito para servir de sobremesa, mas também pode ser a opção para os veganos que não gostam do cheiro da carne que pode ficar no espetinho se grelhado junto com carne. Então essa é mais uma opção de espetinho frio.
Voce pode usar:
Se você não está acostumado com receitas exóticas, vai parecer estranho, mas os pêssegos podem ser grelhados em poucos minutos na churrasqueira. Fica uma delícia, basta cortá-los em fatias grossas e colocá-los nos espetinhos. Podem ser saboreados como sobremesa, ou para dar um toque de requinte à sua salada. Outra opção é fazer um espetinho mix de frutas ou ainda misturar em um espetinho frutas, verduras, tofu e cogumelos. Use a imaginação e o seu gosto para combinar os ingredientes do espetinho vegetariano ou vegano.
Corte o abacaxi em fatias circulares com uma espessura de, pelo menos, meio centímetro. Unte a superfície de cada fatia com um pouco de azeite e cozinhe na grelha por alguns minutos de ambos os lados. Você vai descobrir que o abacaxi é um ótimo acompanhamento para o tofu, como podemos confirmar pelas várias receitas orientais.
As cebolas podem ser preparadas na grelha, mas com algumas dicas. Antes de colocá-las na churrasqueira, descasque, corte pela metade e ferva as cebolas até que fiquem macias. Depois disso, asse-as diretamente deitadas na grelha, pincelando um fio de azeite antes e virando com cuidado para que não se quebrem. Para fazer espetinhos, melhor usar cebolinhas inteiras e pequenas. Cozinhe antes em água fervendo por poucos minutos e coloque-as nos espetinhos, regando com um pouco de azeite antes de grelhar.
Tomates também ficam ótimos preparados na grelha. Além de colocá-los no espetinho, você também pode simplesmente cortá-los ao meio e colocá-los diretamente sobre a churrasqueira com a parte da casca para baixo. Depois de alguns minutos, vire-os para que fiquem bem assados. Tempere com as ervas (manjericão, orégano, salsinha e cebolinha) picadas e regue com um fio de óleo e sal. Nhammmmmm
Antes de ser grelhado, o tofu deve ser deixado para descansar por pelo menos meia hora em uma marinada feita com molho de soja, azeite e ervas aromáticas, dependendo do seu gosto. Você usar cheiro-verde, sálvia, louro, alecrim, orégano, manjerona, manjericão, o que quiser ou o que tiver em casa. Adicione à marinada uma colher de chá de vinagre de maçã ou uma pitada de açúcar mascavo para deixar o tofu crocante. O tofu, cortado em fatias, pode ser colocado diretamente na grelha, ou cortados em pedaços pequenos para serem colocados em espetinhos, alternando com tomate, pimentão, abacaxi, cebola…
O seitan, como o tofu, pode ser grelhado fatiado ou cortado em pedaços e combinado com legumes para preparar os espetos. O primeiro passo para a sua preparação é, também como o tofu, marinar, o que pode ser feito com a combinação de vinho branco, vinagre de maçã, suco de limão e uma pitada de pimenta-do-reino. O seitan terá que descansar na marinada por cerca de 45 minutos antes de ser grelhado.
Os cogumelos são outro tipo de alimento adequado para ser cozido na churrasqueira, para propor uma variedade no menu carnívoro clássico do churrasco. Depois de lavados e limpos, os cogumelos (porcini são os mais adequados) devem ser deixados para descansarem em uma marinada de azeite, pimenta-do-reino, sal e salsinha picada. Depois são colocados na grelha por alguns minutos e servidos quente. Podem ser cortados em pedaços e misturados com tofu ou seitan ou na preparação de espetos misturados com vegetais.
Para fazer deliciosas batatas grelhadas, corte-as em rodelas de cerca de meio centímetro de espessura e regue-as com azeite temperado com curry em pó, simplesmente misturando os dois ingredientes em um copo. Coloque-as diretamente sobre a grelha, ou coloque-as longitudinalmente para que se fixem se quiser fazer espetinho. Vire sempre, de um modo e do outro, para que cozinhem bem. O fogo deve ser baixo se não, elas queimam. Depois de prontas tempere com sal, alecrim, que é a especiaria que mais combina com batatas, e um fio de azeite.
Faça o mesmo procedimento com batatas bolinha (aquelas pequeninas redondas).
Corte a berinjela em fatias, sem descascá-las e deixe-as descansarem dentro de um escorredor de macarrão por pelo menos uma hora cobertas com sal, para que eles percam o sabor amargo. Coloque o escorredor sobre uma bacia funda, pois as berinjelas irão perder água. Deixe-as marinarem em azeite temperado com hortelã e alho picado por pelo menos duas horas e coloque-as para grelharem no espetinho. Se colocadas diretamente na grelha elas podem grudar, neste caso vire-as com atenção para não desmancharem. Você pode fazer o mesmo procedimento cortando as berinjelas em quadrados, para serem bem fiadas no espeto.
Não precisam de uma preparação especial antes de serem grelhadas na churrasqueira. Basta cortá-las em rodelas, em quadrados ou longitudinalmente, untá-las levemente com azeite de ambos os lados e colocaá-las na grelha ou no espetinho por alguns minutos. Você pode fazer um espetinho misturando-as com berinjela, tofu e o que mais preferir.
Uma vez que os aspargos estiverem limpos e cortados (removidas as partes duras, cerca de um centímetro da parte de baixo), basta colocá-los na grelha por alguns minutos até que fiquem macios e crocantes. Em seguida, regue com azeite de oliva, sal e gotinhas de limão a gosto.
Até os pimentões na grelha ficam com um sabor especial. Mas, comparado a outros vegetais, levam mais tempo para ficarem prontos. Coloque-os inteiros na grelha e vire sempre até que casca fique marrom, quase queimada. Neste ponto, retire-os do fogo e deixe esfriar. Em seguida, despele-os com as mãos e remova todas as sementes. Com as mãos, corte-os em tiras, e misture-os no azeite com pimenta-do-reino, hortelã, sal e alho picado.
Talvez te interesse ler também:
15 RECEITAS VEGANAS: DA ENTRADA À SOBREMESA
BERINJELA À PARMEGIANA: A VERDADEIRA ITALIANA!
5 RECEITAS DE HAMBÚRGUER VEGETAL
CHIPS PARA TODOS OS GOSTOS: 10 RECEITAS ALTERNATIVAS PARA A BATATINHA FRITA
Categorias: Receitas saudáveis
Publicado em 26/08/2021 às 1:10 pm [+]
Ótimas receitas parabéns!