Índice
Quem gosta de tomates, se beneficia naturalmente com as propriedades nutricionais deste vegetal (que na verdade é uma fruta… rs), mas que tal potencializar esses benefícios consumindo sua versão seca? Especialistas apontam que o tomate seco concentra muito mais nutrientes, vitaminas e minerais que são essenciais para a saúde da pele, dos olhos e da próstata.
Neste artigo explicaremos sobre o que é tomate seco, o processo de secagem, quais os benefícios, os contras, os valores nutricionais, dicas e ideias para consumo.
Confira!
{index}
O tomate seco nada mais é do que o próprio tomate fresco desidratado, concentrando mais o sabor, as vitaminas e os nutrientes. Ele é bastante utilizado para dar aquele saborzinho e o aroma característico de tomate em diversas receitas como risotos, molhos e pizzas.
É possível comprá-lo em muitos armazéns, mercados e mercearias, em versões com ou sem óleo, mas o melhor de tudo é que também podemos preparar em casa através do processo de secagem.
O processo de secagem dos tomates pode ser realizado tanto no Sol, quanto no forno. A diferença é que ao secá-lo ao Sol, a circulação de ar se dará de forma mais uniforme, porém mais demorada, correndo ainda o risco de contaminação por moscas ou outros tipos de sujeiras. Já no forno, é necessário virá-los algumas vezes para secá-los por completo, mas em compensação ficam prontos mais rapidamente.
Veja mais: COMO SECAR FRUTA EM CASA
O tomate seco é rico em nutrientes fundamentais para o bom funcionamento do nosso organismo. Alguns nutricionistas afirmam que o tomate seco concentra bem mais nutrientes e vitaminas do que o tomate fresco. Dentre eles destacam-se:
Outras vitaminas e minerais são citados em sua composição, como por exemplo: vitaminas B, C e E, ácido fólico, zinco e fósforo.
Quanto mais vermelho o tomate, mais licopeno ele tem e este nutriente também é conhecido por ajudar a prevenir outras doenças como Alzheimer, Parkinson e câncer de próstata, pulmão e estômago. O licopeno também ajuda a evitar o envelhecimento precoce e a combater a celulite.
Para garantir que seu consumo de tomate seco seja ainda mais saudável, recomenda-se optar pela versão sem óleo, pois além de proporcionar todos os benefícios citados, possui menos calorias, contribuindo também para a manutenção da silhueta.
Conforme dito anteriormente, a vantagem do tomate seco com relação ao fresco é que o primeiro concentra bem mais nutrientes do que o segundo.
Mas o óleo usado para a conserva do tomate seco (que é a forma mais comumente encontrada pra comprar tomate seco no supermercado), embora calórico, facilita a absorção do licopeno no organismo, aumentando sua ação antioxidante. Porém, por causa de suas calorias o consumo de tomate seco conservado em óleo deve ser moderado por aqueles que têm problemas de excesso de peso e, além da gordura, recomenda-se também restringir o consumo de tomate seco a poucas unidades devido à quantidade de sódio nele contida pois, no processo de desidratação são utilizados alguns condimentos, como o sal, que fazem com que o tomate seco fique ainda mais saboroso, porém perigoso para os hipertensos.
Considere também o uso de conservantes no tomate seco e a qualidade do óleo usado para a conserva, mas saiba que existe a versão sem óleo, ou seja, simplesmente o tomate seco desidratado sem tempero e sem óleo. Este tipo de tomate seco pode ser encontrado na internet e às vezes à granel em feiras ou em lojas de produtos naturais.
Com o tomate seco sem óleo, você deve primeiramente passá-lo por uma água fervente para ele amolecer e depois pode temperá-lo a gosto com o óleo de sua preferência e com os temperos que mais gostar (orégano, manjerona, pimenta-do-reino, etc).
Além de licopeno, vitaminas A, B, C e E, magnésio, potássio, ácido fólico, fósforo e zinco, de acordo com esta tabela de valores nutricionais, o tomate seco possui outros nutrientes, vitaminas e minerais.
Fizemos uma pesquisa considerando uma porção de 100 gramas, onde consta que essa quantidade de tomate seco fornece 258 calorias, 3 gramas de gordura, 55,8 gramas de carboidrato e 14,1 gramas de proteína.
A tabela completa é dividida em três categorias, das quais destacamos as principais informações.
Bom, essa iguaria pode ser utilizada de infinitas formas. Vamos destacar algumas porque realmente dá para usar a imaginação e colocar tomate seco onde bem quiser. Por exemplo, para dar um up no tostex ou nos sanduíches em geral, em recheios e molhos para massas, ou mesmo sem nada, como aperitivo, acompanhado de queijos e azeitonas pretas. Simplesmente…bom demais!!!
Seguem algumas ideias:
Se você adora batata e tomate seco separadamente um do outro, saiba que estes dois ingredientes juntos é mesmo o fim do mundo!!! Confira aqui esta receita.
Foto Pinterest
Existem mil e uma combinações para fazer brusquetas. Veja aqui 23 IDEIAS PARA PREPARAR BRUSQUETAS INCRÍVEIS
Francielle Nogueira nos ensina a fazer essa deliciosa quiche com dois ingredientes que combinam demais: tomate seco e rúcula. Confiram:
O Canal Tribuna Põe a Mesa arrasou com essa receita de Penne ao molho de manjericão com tomate seco. Confira!
O Canal Receitas de Minuto ensina este risoto de palmito com tomate seco super fácil de fazer e que além de gostoso, é um prato elegante, que vai impressionar os teus convidados.
Bom apetite e boa saúde com este ingrediente delicioso 🙂
Veja aqui outras receitas saudáveis, e leia também:
MOLHO DE ABACATE PARA ACOMPANHAR SANDUÍCHES, ESPAGUETE, SALADAS E MUITO MAIS!
ARROZ DE FORNO SIMPLES, TRADICIONAL E CREMOSO. RECEITAS PARA TENTAR
COMO FAZER CONSERVA DE PIMENTA (EM AZEITE, VINAGRE E COM ÓLEO DE SOJA)
Categorias: Receitas saudáveis
ASSINE NOSSA NEWSLETTER