Índice
Cada um dos ingredientes desta receita tem propriedades muito interessantes para a nossa saúde. A mistura básica – que você poderá incrementar a seu gosto – tem propriedades conjuntas que são muito eficientes na eliminação dos líquidos que acumulamos quando nosso organismo está metabolicamente desequilibrado.
Coco, abacaxi e gengibre são alimentos com capacidade de acelerar nossos processos metabólicos, melhorar as funções renais e hepáticas, combater a retenção de líquidos, desintoxicar nosso organismo e, como consequência, pode nos ajudar até a perder peso.
Claro que não é milagre! Acontece que estes 3 ingredientes são potencialmente anti-inflamatórios e é essa a sua função milagrosa, no caso.
Cocos nucifera, o coco é uma palmeira tropical cuja fruta, rica em água de qualidade semelhante ao plasma sanguíneo, é rica em gorduras de excelente qualidade para a alimentação humana.
Óleo de coco: extraordinários usos e benefícios para a imunidade e muito mais
O coco durante muitos séculos foi usado como base alimentar – existem populações inteiras que fazem dele o seu alimento principal, bebem sua água, cozinham com seu óleo e manteiga e são muito mais saudáveis do que nós, ocidentais, que usamos óleos industrializados hidrogenados de origem vegetal.
Leia também: Receita para fazer óleo de coco em casa
Muitas controvérsias foram levantadas sobre o coco e seus derivados mas, em resumo, a discussão visa garantir a preservação do mercado para os óleos vegetais – canolo, milho, arroz, soja, algodão – desenvolvidos a partir da Segunda Guerra Mundial pela indústria alimentar estadunidense em resultado do bloqueio do coco pelo Japão mas, esta é uma história que contarei em outro artigo.
A questão é que, quando a gente consome a gordura do coco, ou seu óleo, o metabolismo fica mais ativo por conta da ação anti-inflamatória do coco no nosso organismo. Desinflamando, perderemos peso se o tivermos em excesso.
Veja também: Leite de coco: tantas propriedades e usos
Outra benesse do óleo de coco é a melhoria no sistema imunológico, cardíaco, tireóide e na pele.
O abacaxi, Ananas comosus, é uma fruta ácida, muito digestiva e desintoxicante, com elevado teor de uma enzima bastante importante para a nossa saúde hepática e a metabolização das proteínas e das gorduras pelo intestino, a bromelina.
Leia mais: Abacaxi é bom para a digestão, e não só
Também tem ação diurética e desintoxicante e, como é rico em fibras e açúcares, nos ajuda a sentir maior saciedade nos picos de fome entre as refeições.
O gengibre, Zingiber officinale, é uma raiz muito usada em chás, como tempero ou para o preparo de bebidas, pelo seu sabor refrescante e picante que facilita a digestão.
Suco de gengibre – uma receita refrescante e saudável
No entanto, o gengibre é fundamentalmente medicinal com propriedades desintoxicantes e diuréticas, agindo na ativação do nosso metabolismo e na melhora do sistema imunológico
Veja também: Gengibre: propriedades medicinais comprovadas
Ingredientes
Modo de Preparação
Como tomar
Você vai preparar 1 litro de suco por dia.
Mas, você poderá tomar essa bebida somente durante 1 a 2 semanas seguidas pois, o corpo se habitua se o uso é prolongado reduzindo o efeito esperado.
Em contrapartida, poderá fazer essa sequência algumas vezes durante o ano. A recomendação é de que, para uma dieta de emagrecimento ou controle de peso, você precisará acompanhar o suco de uma alimentação bem equilibrada, assunto que já tratamos em outros artigos.
Você também irá gostar de ler:
Abacaxi é planta fácil de se cultivar, no chão ou em vaso
Quais são os efeitos da ingestão diária de gengibre? (infográfico)
Como plantar gengibre e ter sempre em casa esse remédio natural
Categorias: Receitas saudáveis
ASSINE NOSSA NEWSLETTER