Índice
Saladas cruas, saladas verdes, saladas saudáveis, saladas simples… para o verão nunca são suficientes a quantidade de receitas para saladas, pois a nossa vontade é comê-las todos os dias, seja porque o calor nos tira o apetite, seja para nos desintoxicar ou mesmo para emagrecer ou manter a forma: saladas, saladas e saladas.
E para não enjoar, selecionamos 3 receitas de saladas diferentes, fáceis de fazer, que levam ingredientes leves e saudáveis, mas ao tempo substanciosos para que ninguém fique passando fome depois da refeição.
foto: oggi.it
Já pensou nos diversos tipos de arroz que a natureza nos proporciona e a gente come sempre o mesmo? Esta é uma receita com um tipo de arroz muito saudável, o arroz preto, também conhecido como arroz selvagem.
Lave as alcaparras e as ervas aromáticas (manjericão, manjerona e hortelã) e bata tudo em um processador de alimentos com os dentes de alho e 1 colher de sopa de azeite, até que se obtenha um creme macio.
Leve a ervilha congelada para cozinhar em água fervente por 15 minutos ou conforme indicar a embalagem, escorra e reserve.
Lave os rabanetes e as abobrinhas e corte tudo em cubinhos da mesma dimensão mas mantenha-os separados.
Leve as abobrinhas juntamente com a ervilha para pegarem sabor em uma frigideira com 2 colheres de sopa de azeite por 7-8 minutos. Enquanto isso, cozinhe o arroz ao dente, escorra e passe-o sob uma corrente de água fria para bloquear o cozimento e tempere com 1 colher de sopa de azeite de oliva.
Transfira o arroz em uma tigela e tempere-o com o molho feito de ervas aromáticas, as ervilhas com as abobrinhas, os rabanetes e mais azeite extravirgem para em seguida, temperar com sal e pimenta.
Misture todos os ingredientes para distribuí-los uniformemente e sirva.
foto: ethicaldeal.com
A quinoa é um pseudo-cereal muito versátil e que pode ser usado na preparação de saladas no lugar do arroz, a fim de mudar e enriquecer o menu de nutrientes.
Enquanto se cozinha a quinoa (1 xícara) em água (2 xícaras) fervente e levemente salgada, por uns 10 minutos ou conforme indicação da embalagem, prepare as verduras, lavando-as, cortando-as e colocando-as em uma tigela.
Enquanto a quinoa cozida e escorrida vai esfriando, prepare o molho. Coloque o azeite em uma tigela média. Rale o gengibre, o alho e as raspas de limão com a parte grossa do ralador. Corte o limão ao meio e coloque o seu suco coado na tigela. Adicione o sal e a pimenta. Dê-lhe uma boa mexida. Teste e ajuste o tempero.
Uma vez que a quinoa estiver fria, junte-a às verduras e misture tudo uniformemente. Adicione metade do molho e prove. Adicione o restante do molho ao seu gosto.
foto: giallozafferano.it
Se batatas e tomates secos são umas delícias à parte, imaginem juntas!
Leve as batatas para cozinharem em água fervente com um dente de alho não descascado. Depois de 30-35 minutos, quando as batatas estiverem cozidas, deixe-as esfriarem um pouco para retirar a pele e corte-as em fatias de cerca de 1 cm de espessura. Não jogue o alho da água, reserve-o para o molho.
Corte a cebola roxa em tiras finíssimas.
Bata em um mixer o azeite com a água morna, o suco de limão, o mel, a mostarda e o alho, retirando sua pele, até que tudo fique um creme. Coloque o sal e a pimenta e regule a consistência que deve ser a de um molho, adicionando mais azeite ou água morna para obter tal consitência.
Coloque as fatias de batatas em um prato, arrumando em cima delas as fatias de pepino, os tomates secos cortados, os aneis de cebola e as azeitonas. Coloque o molhinho em cima e termine colocando o queijo feta amassado com um grafo, o orégano e sirva subitamente ou conserva-a em geladeira até o momento de comer.
Leia também:
GAZPACHO: A RECEITA ORIGINAL E OUTRAS 10 VARIANTES
GUACAMOLE: A RECEITA ORIGINAL E 5 VARIANTES
Categorias: Receitas saudáveis
ASSINE NOSSA NEWSLETTER